A aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch, e implicações para a educação em ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Alexsandro Pereira de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ostermann,Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100002
Resumo: Este artigo apresenta uma introdução à aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch. Um primeiro pressuposto da aproximação sociocultural é a noção de que a "ação mediada" é a unidade de análise. A partir dessa perspectiva, a ação humana tipicamente emprega ferramentas culturais, ou meios mediacionais, que são fornecidos por um cenário sociocultural particular. O uso concreto dessas ferramentas culturais envolve uma "tensão irredutível" entre agentes ativos e itens como computadores, livros, linguagem, entre outros. O objetivo do presente trabalho é apresentar a aproximação sociocultural de Wertsch como possível referencial teórico para o ensino de ciências e para as pesquisas nessa área.
id UNESP-22_4062bfdf03e91972238bd78fffe29f6f
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132012000100002
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch, e implicações para a educação em ciênciasWertsch, James V. Ensino de ciênciasReferencial teórico socioculturalEste artigo apresenta uma introdução à aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch. Um primeiro pressuposto da aproximação sociocultural é a noção de que a "ação mediada" é a unidade de análise. A partir dessa perspectiva, a ação humana tipicamente emprega ferramentas culturais, ou meios mediacionais, que são fornecidos por um cenário sociocultural particular. O uso concreto dessas ferramentas culturais envolve uma "tensão irredutível" entre agentes ativos e itens como computadores, livros, linguagem, entre outros. O objetivo do presente trabalho é apresentar a aproximação sociocultural de Wertsch como possível referencial teórico para o ensino de ciências e para as pesquisas nessa área.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100002Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.1 2012reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132012000100002info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Alexsandro Pereira deOstermann,Fernandapor2012-04-02T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132012000100002Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:43.006511Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch, e implicações para a educação em ciências
title A aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch, e implicações para a educação em ciências
spellingShingle A aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch, e implicações para a educação em ciências
Pereira,Alexsandro Pereira de
Wertsch, James V. Ensino de ciências
Referencial teórico sociocultural
title_short A aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch, e implicações para a educação em ciências
title_full A aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch, e implicações para a educação em ciências
title_fullStr A aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch, e implicações para a educação em ciências
title_full_unstemmed A aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch, e implicações para a educação em ciências
title_sort A aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch, e implicações para a educação em ciências
author Pereira,Alexsandro Pereira de
author_facet Pereira,Alexsandro Pereira de
Ostermann,Fernanda
author_role author
author2 Ostermann,Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Alexsandro Pereira de
Ostermann,Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Wertsch, James V. Ensino de ciências
Referencial teórico sociocultural
topic Wertsch, James V. Ensino de ciências
Referencial teórico sociocultural
description Este artigo apresenta uma introdução à aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch. Um primeiro pressuposto da aproximação sociocultural é a noção de que a "ação mediada" é a unidade de análise. A partir dessa perspectiva, a ação humana tipicamente emprega ferramentas culturais, ou meios mediacionais, que são fornecidos por um cenário sociocultural particular. O uso concreto dessas ferramentas culturais envolve uma "tensão irredutível" entre agentes ativos e itens como computadores, livros, linguagem, entre outros. O objetivo do presente trabalho é apresentar a aproximação sociocultural de Wertsch como possível referencial teórico para o ensino de ciências e para as pesquisas nessa área.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132012000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.1 2012
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956558041088