Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista 'Ciência Hoje' relacionados à química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000400011 |
Resumo: | Neste trabalho temos como objetivo a análise de artigos publicados na revista Ciência Hoje, visando auxiliar o professor no seu uso como recurso didático em aulas de química. Os artigos foram analisados com base na Análise de Discurso de linha francesa, considerando os estudos de Zamboni a respeito das características do discurso da divulgação científica, especialmente a identificação dos traços de cientificidade, didaticidade e laicidade. A identificação de tais traços se traduz em um artifício relevante para o professor de química, que poderá escolher textos mais adequados aos objetivos educacionais. |
id |
UNESP-22_42b7be697bec1561cf3759dd2e16fdf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132013000400011 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista 'Ciência Hoje' relacionados à químicaDivulgação científicaEnsino de químicaRevista Ciência HojeAnálise do discursoNeste trabalho temos como objetivo a análise de artigos publicados na revista Ciência Hoje, visando auxiliar o professor no seu uso como recurso didático em aulas de química. Os artigos foram analisados com base na Análise de Discurso de linha francesa, considerando os estudos de Zamboni a respeito das características do discurso da divulgação científica, especialmente a identificação dos traços de cientificidade, didaticidade e laicidade. A identificação de tais traços se traduz em um artifício relevante para o professor de química, que poderá escolher textos mais adequados aos objetivos educacionais.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000400011Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.4 2013reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132013000400011info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz,Salete LinharesFerreira,Luciana Nobre de Abreupor2014-01-16T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132013000400011Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:49.933598Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista 'Ciência Hoje' relacionados à química |
title |
Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista 'Ciência Hoje' relacionados à química |
spellingShingle |
Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista 'Ciência Hoje' relacionados à química Queiroz,Salete Linhares Divulgação científica Ensino de química Revista Ciência Hoje Análise do discurso |
title_short |
Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista 'Ciência Hoje' relacionados à química |
title_full |
Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista 'Ciência Hoje' relacionados à química |
title_fullStr |
Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista 'Ciência Hoje' relacionados à química |
title_full_unstemmed |
Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista 'Ciência Hoje' relacionados à química |
title_sort |
Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista 'Ciência Hoje' relacionados à química |
author |
Queiroz,Salete Linhares |
author_facet |
Queiroz,Salete Linhares Ferreira,Luciana Nobre de Abreu |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira,Luciana Nobre de Abreu |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz,Salete Linhares Ferreira,Luciana Nobre de Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Divulgação científica Ensino de química Revista Ciência Hoje Análise do discurso |
topic |
Divulgação científica Ensino de química Revista Ciência Hoje Análise do discurso |
description |
Neste trabalho temos como objetivo a análise de artigos publicados na revista Ciência Hoje, visando auxiliar o professor no seu uso como recurso didático em aulas de química. Os artigos foram analisados com base na Análise de Discurso de linha francesa, considerando os estudos de Zamboni a respeito das características do discurso da divulgação científica, especialmente a identificação dos traços de cientificidade, didaticidade e laicidade. A identificação de tais traços se traduz em um artifício relevante para o professor de química, que poderá escolher textos mais adequados aos objetivos educacionais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000400011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000400011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132013000400011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.4 2013 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170957123223552 |