Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista 'Ciência Hoje' relacionados à química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz,Salete Linhares
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ferreira,Luciana Nobre de Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000400011
Resumo: Neste trabalho temos como objetivo a análise de artigos publicados na revista Ciência Hoje, visando auxiliar o professor no seu uso como recurso didático em aulas de química. Os artigos foram analisados com base na Análise de Discurso de linha francesa, considerando os estudos de Zamboni a respeito das características do discurso da divulgação científica, especialmente a identificação dos traços de cientificidade, didaticidade e laicidade. A identificação de tais traços se traduz em um artifício relevante para o professor de química, que poderá escolher textos mais adequados aos objetivos educacionais.
id UNESP-22_42b7be697bec1561cf3759dd2e16fdf2
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132013000400011
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista 'Ciência Hoje' relacionados à químicaDivulgação científicaEnsino de químicaRevista Ciência HojeAnálise do discursoNeste trabalho temos como objetivo a análise de artigos publicados na revista Ciência Hoje, visando auxiliar o professor no seu uso como recurso didático em aulas de química. Os artigos foram analisados com base na Análise de Discurso de linha francesa, considerando os estudos de Zamboni a respeito das características do discurso da divulgação científica, especialmente a identificação dos traços de cientificidade, didaticidade e laicidade. A identificação de tais traços se traduz em um artifício relevante para o professor de química, que poderá escolher textos mais adequados aos objetivos educacionais.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000400011Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.4 2013reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132013000400011info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz,Salete LinharesFerreira,Luciana Nobre de Abreupor2014-01-16T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132013000400011Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:49.933598Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista 'Ciência Hoje' relacionados à química
title Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista 'Ciência Hoje' relacionados à química
spellingShingle Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista 'Ciência Hoje' relacionados à química
Queiroz,Salete Linhares
Divulgação científica
Ensino de química
Revista Ciência Hoje
Análise do discurso
title_short Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista 'Ciência Hoje' relacionados à química
title_full Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista 'Ciência Hoje' relacionados à química
title_fullStr Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista 'Ciência Hoje' relacionados à química
title_full_unstemmed Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista 'Ciência Hoje' relacionados à química
title_sort Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista 'Ciência Hoje' relacionados à química
author Queiroz,Salete Linhares
author_facet Queiroz,Salete Linhares
Ferreira,Luciana Nobre de Abreu
author_role author
author2 Ferreira,Luciana Nobre de Abreu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz,Salete Linhares
Ferreira,Luciana Nobre de Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação científica
Ensino de química
Revista Ciência Hoje
Análise do discurso
topic Divulgação científica
Ensino de química
Revista Ciência Hoje
Análise do discurso
description Neste trabalho temos como objetivo a análise de artigos publicados na revista Ciência Hoje, visando auxiliar o professor no seu uso como recurso didático em aulas de química. Os artigos foram analisados com base na Análise de Discurso de linha francesa, considerando os estudos de Zamboni a respeito das características do discurso da divulgação científica, especialmente a identificação dos traços de cientificidade, didaticidade e laicidade. A identificação de tais traços se traduz em um artifício relevante para o professor de química, que poderá escolher textos mais adequados aos objetivos educacionais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000400011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000400011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132013000400011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.4 2013
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957123223552