Estudos de caso como estratégia de ensino na formação de professores de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000300012 |
Resumo: | O estudo é parte de um projeto de pesquisa que investiga estratégias para a formação de professores de ciência apoiada em um ambiente virtual de aprendizagem. O artigo descreve a estrutura de uma proposta curricular adotada num curso de licenciatura em Física, baseada na idéia de aprendizagem como construção de conhecimentos e na necessidade de transformar o pensamento espontâneo do professor sobre docência. Analisa parte dos resultados obtidos da aplicação desta proposta em que Estudos de Caso foram adotados como estratégia para a promoção do desenvolvimento profissional docente, orientado por atividades de investigação desenvolvidas em torno de problemas curriculares. A análise das concepções dos futuros professores indica que, a partir da reflexão sobre problemas da prática docente, os licenciandos se apropriam dos conhecimentos teóricos disponíveis e modificam suas concepções iniciais sobre conteúdos didáticos, metodologia e ambiente de trabalho. |
id |
UNESP-22_468d77e0dc7928b2fbca3120b723c637 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132008000300012 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudos de caso como estratégia de ensino na formação de professores de físicaAtividades de investigaçãoAmbiente virtual de aprendizagemEstudos de casoO estudo é parte de um projeto de pesquisa que investiga estratégias para a formação de professores de ciência apoiada em um ambiente virtual de aprendizagem. O artigo descreve a estrutura de uma proposta curricular adotada num curso de licenciatura em Física, baseada na idéia de aprendizagem como construção de conhecimentos e na necessidade de transformar o pensamento espontâneo do professor sobre docência. Analisa parte dos resultados obtidos da aplicação desta proposta em que Estudos de Caso foram adotados como estratégia para a promoção do desenvolvimento profissional docente, orientado por atividades de investigação desenvolvidas em torno de problemas curriculares. A análise das concepções dos futuros professores indica que, a partir da reflexão sobre problemas da prática docente, os licenciandos se apropriam dos conhecimentos teóricos disponíveis e modificam suas concepções iniciais sobre conteúdos didáticos, metodologia e ambiente de trabalho.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000300012Ciência & Educação (Bauru) v.14 n.3 2008reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132008000300012info:eu-repo/semantics/openAccessLinhares,Marília PaixãoReis,Ernesto Macedopor2009-02-02T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132008000300012Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:33.844573Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudos de caso como estratégia de ensino na formação de professores de física |
title |
Estudos de caso como estratégia de ensino na formação de professores de física |
spellingShingle |
Estudos de caso como estratégia de ensino na formação de professores de física Linhares,Marília Paixão Atividades de investigação Ambiente virtual de aprendizagem Estudos de caso |
title_short |
Estudos de caso como estratégia de ensino na formação de professores de física |
title_full |
Estudos de caso como estratégia de ensino na formação de professores de física |
title_fullStr |
Estudos de caso como estratégia de ensino na formação de professores de física |
title_full_unstemmed |
Estudos de caso como estratégia de ensino na formação de professores de física |
title_sort |
Estudos de caso como estratégia de ensino na formação de professores de física |
author |
Linhares,Marília Paixão |
author_facet |
Linhares,Marília Paixão Reis,Ernesto Macedo |
author_role |
author |
author2 |
Reis,Ernesto Macedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Linhares,Marília Paixão Reis,Ernesto Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades de investigação Ambiente virtual de aprendizagem Estudos de caso |
topic |
Atividades de investigação Ambiente virtual de aprendizagem Estudos de caso |
description |
O estudo é parte de um projeto de pesquisa que investiga estratégias para a formação de professores de ciência apoiada em um ambiente virtual de aprendizagem. O artigo descreve a estrutura de uma proposta curricular adotada num curso de licenciatura em Física, baseada na idéia de aprendizagem como construção de conhecimentos e na necessidade de transformar o pensamento espontâneo do professor sobre docência. Analisa parte dos resultados obtidos da aplicação desta proposta em que Estudos de Caso foram adotados como estratégia para a promoção do desenvolvimento profissional docente, orientado por atividades de investigação desenvolvidas em torno de problemas curriculares. A análise das concepções dos futuros professores indica que, a partir da reflexão sobre problemas da prática docente, os licenciandos se apropriam dos conhecimentos teóricos disponíveis e modificam suas concepções iniciais sobre conteúdos didáticos, metodologia e ambiente de trabalho. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000300012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000300012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132008000300012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.14 n.3 2008 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170955775803392 |