A relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru, SP, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300010 |
Resumo: | Este estudo analisa a relação entre teoria e prática que emerge de dois Projetos Ambientais realizados em um bairro popular de Bauru, SP, Brasil. Para essa análise, diante da diversidade de concepções e abordagens teórico-práticas acerca da educação ambiental, optamos pela fundamentação teórica da vertente crítica. Levando em conta as possibilidades dos procedimentos da pesquisa qualitativa em educação, elegemos a análise de conteúdo para a obtenção dos dados. Os resultados apresentados neste artigo sinalizam a necessidade de se romper com a dicotomia entre a forma (prática) e o conteúdo (teoria) no processo educativo ambiental, dando centralidade aos conteúdos sistematizados e construídos historicamente. Assim, consideramos que os processos educativos ambientais em análise, implicam o tratamento da forma e conteúdo como uma unidade dialética. |
id |
UNESP-22_487d2c8e8887236a2de6e56128758c5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132013000300010 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru, SP, BrasilEducação ambientalProjeto ambientalProcesso educativoTeoria e práticaEste estudo analisa a relação entre teoria e prática que emerge de dois Projetos Ambientais realizados em um bairro popular de Bauru, SP, Brasil. Para essa análise, diante da diversidade de concepções e abordagens teórico-práticas acerca da educação ambiental, optamos pela fundamentação teórica da vertente crítica. Levando em conta as possibilidades dos procedimentos da pesquisa qualitativa em educação, elegemos a análise de conteúdo para a obtenção dos dados. Os resultados apresentados neste artigo sinalizam a necessidade de se romper com a dicotomia entre a forma (prática) e o conteúdo (teoria) no processo educativo ambiental, dando centralidade aos conteúdos sistematizados e construídos historicamente. Assim, consideramos que os processos educativos ambientais em análise, implicam o tratamento da forma e conteúdo como uma unidade dialética.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300010Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.3 2013reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132013000300010info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira,Lucas AndréTalamoni,Jandira Líria BiscalquiniTozoni-Reis,Marília Freitas de Campospor2013-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132013000300010Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:48.987424Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru, SP, Brasil |
title |
A relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru, SP, Brasil |
spellingShingle |
A relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru, SP, Brasil Teixeira,Lucas André Educação ambiental Projeto ambiental Processo educativo Teoria e prática |
title_short |
A relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru, SP, Brasil |
title_full |
A relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru, SP, Brasil |
title_fullStr |
A relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru, SP, Brasil |
title_full_unstemmed |
A relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru, SP, Brasil |
title_sort |
A relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru, SP, Brasil |
author |
Teixeira,Lucas André |
author_facet |
Teixeira,Lucas André Talamoni,Jandira Líria Biscalquini Tozoni-Reis,Marília Freitas de Campos |
author_role |
author |
author2 |
Talamoni,Jandira Líria Biscalquini Tozoni-Reis,Marília Freitas de Campos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira,Lucas André Talamoni,Jandira Líria Biscalquini Tozoni-Reis,Marília Freitas de Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Projeto ambiental Processo educativo Teoria e prática |
topic |
Educação ambiental Projeto ambiental Processo educativo Teoria e prática |
description |
Este estudo analisa a relação entre teoria e prática que emerge de dois Projetos Ambientais realizados em um bairro popular de Bauru, SP, Brasil. Para essa análise, diante da diversidade de concepções e abordagens teórico-práticas acerca da educação ambiental, optamos pela fundamentação teórica da vertente crítica. Levando em conta as possibilidades dos procedimentos da pesquisa qualitativa em educação, elegemos a análise de conteúdo para a obtenção dos dados. Os resultados apresentados neste artigo sinalizam a necessidade de se romper com a dicotomia entre a forma (prática) e o conteúdo (teoria) no processo educativo ambiental, dando centralidade aos conteúdos sistematizados e construídos historicamente. Assim, consideramos que os processos educativos ambientais em análise, implicam o tratamento da forma e conteúdo como uma unidade dialética. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132013000300010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.3 2013 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956757270528 |