A relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru, SP, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000300010 http://hdl.handle.net/11449/135107 |
Resumo: | This study examines the relationship between theory and practice that emerges from two Environmental Projects that were carried out in a popular neighborhood of Bauru, SP, . In order to analyze the data, given the diversity of theoretical and practical approaches and concepts in environmental education, we chose as a theoretical foundation critical environmental education. Considering the techniques used in the methodological procedures of qualitative research in education, we elected, as a tool to collect information, content analysis. The results presented in this paper indicate the need to break the dichotomy between form (practice) and content (theory) in the environmental educational process, focusing on the systematized and historically constructed contents. Thus, we consider the environmental education process analyzed involve treating form and content as a dialectic unit. |
id |
UNSP_41e5793a91c5e0f0913b633bb3c72da2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/135107 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru, SP, BrasilEnvironmental educationEnvironmental projectEducational processTheory and practiceEducação ambientalProjeto ambientalProcesso educativoTeoria e práticaThis study examines the relationship between theory and practice that emerges from two Environmental Projects that were carried out in a popular neighborhood of Bauru, SP, . In order to analyze the data, given the diversity of theoretical and practical approaches and concepts in environmental education, we chose as a theoretical foundation critical environmental education. Considering the techniques used in the methodological procedures of qualitative research in education, we elected, as a tool to collect information, content analysis. The results presented in this paper indicate the need to break the dichotomy between form (practice) and content (theory) in the environmental educational process, focusing on the systematized and historically constructed contents. Thus, we consider the environmental education process analyzed involve treating form and content as a dialectic unit.Este estudo analisa a relação entre teoria e prática que emerge de dois Projetos Ambientais realizados em um bairro popular de Bauru, SP, Brasil. Para essa análise, diante da diversidade de concepções e abordagens teórico-práticas acerca da educação ambiental, optamos pela fundamenta- ção teórica da vertente crítica. Levando em conta as possibilidades dos procedimentos da pesquisa qualitativa em educação, elegemos a análise de conteúdo para a obtenção dos dados. Os resultados apresentados neste artigo sinalizam a necessidade de se romper com a dicotomia entre a forma (prática) e o conteúdo (teoria) no processo educativo ambiental, dando centralidade aos conteúdos sistematizados e construídos historicamente. Assim, consideramos que os processos educativos ambientais em análise, implicam o tratamento da forma e conteúdo como uma unidade dialética.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Botucatu, Distrito de Rubião Júnior, s/n, CEP 18608-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Botucatu, Distrito de Rubião Júnior, s/n, CEP 18608-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Teixeira, Lucas AndréTalamoni, Jandira Líria Biscalquini [UNESP]Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]2016-03-02T12:59:47Z2016-03-02T12:59:47Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article657-676application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000300010Ciência & Educação, v. 19, n. 3, p. 657-676, 2013.1980-850Xhttp://hdl.handle.net/11449/13510710.1590/S1516-73132013000300010S1516-73132013000300010ISSN1980-850X-2013-19-03-657-676.pdf61695185336537844949469318546934Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T06:20:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135107Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:08:35.209903Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru, SP, Brasil |
title |
A relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru, SP, Brasil |
spellingShingle |
A relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru, SP, Brasil Teixeira, Lucas André Environmental education Environmental project Educational process Theory and practice Educação ambiental Projeto ambiental Processo educativo Teoria e prática |
title_short |
A relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru, SP, Brasil |
title_full |
A relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru, SP, Brasil |
title_fullStr |
A relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru, SP, Brasil |
title_full_unstemmed |
A relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru, SP, Brasil |
title_sort |
A relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru, SP, Brasil |
author |
Teixeira, Lucas André |
author_facet |
Teixeira, Lucas André Talamoni, Jandira Líria Biscalquini [UNESP] Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Talamoni, Jandira Líria Biscalquini [UNESP] Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade de São Paulo (USP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Lucas André Talamoni, Jandira Líria Biscalquini [UNESP] Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Environmental education Environmental project Educational process Theory and practice Educação ambiental Projeto ambiental Processo educativo Teoria e prática |
topic |
Environmental education Environmental project Educational process Theory and practice Educação ambiental Projeto ambiental Processo educativo Teoria e prática |
description |
This study examines the relationship between theory and practice that emerges from two Environmental Projects that were carried out in a popular neighborhood of Bauru, SP, . In order to analyze the data, given the diversity of theoretical and practical approaches and concepts in environmental education, we chose as a theoretical foundation critical environmental education. Considering the techniques used in the methodological procedures of qualitative research in education, we elected, as a tool to collect information, content analysis. The results presented in this paper indicate the need to break the dichotomy between form (practice) and content (theory) in the environmental educational process, focusing on the systematized and historically constructed contents. Thus, we consider the environmental education process analyzed involve treating form and content as a dialectic unit. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2016-03-02T12:59:47Z 2016-03-02T12:59:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000300010 Ciência & Educação, v. 19, n. 3, p. 657-676, 2013. 1980-850X http://hdl.handle.net/11449/135107 10.1590/S1516-73132013000300010 S1516-73132013000300010 ISSN1980-850X-2013-19-03-657-676.pdf 6169518533653784 4949469318546934 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000300010 http://hdl.handle.net/11449/135107 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação, v. 19, n. 3, p. 657-676, 2013. 1980-850X 10.1590/S1516-73132013000300010 S1516-73132013000300010 ISSN1980-850X-2013-19-03-657-676.pdf 6169518533653784 4949469318546934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
657-676 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129165414629376 |