Construto seres-humanos-com-mídias (SHCM) por pós-graduandos em Educação Matemática e Científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Ariwilson Gomes dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Maia,Anderson Madson Oliveira, Souto,Daise Lago Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100234
Resumo: Resumo: Com o objetivo de investigar as ancoragens das Representações Sociais (RS) do construto Seres-Humanos-com-mídias por um grupo de pós-graduandos da área de Educação Matemática e Científica, utilizamos questionários para compreender as evocações e ideias dos sujeitos, compartilhadas em uma disciplina ministrada virtualmente em momentos síncronos e assíncronos, seguindo diretrizes do Ensino Remoto Emergencial (ERE), em um programa de pós-graduação stricto sensu. Na construção teórica discutem-se temas que relacionam seres humanos e tecnologias (mídias) em condições recíprocas de influência, em que um modifica/perpassa o outro no processo de produção de conhecimento, o qual é destacado pelo ‘pensar com’. Para tanto, pesquisamos elementos constitutivos destas RS emergentes nas evocações, a partir das ancoragens. Colhemos algumas respostas, que foram analisadas com base no discurso do sujeito coletivo (DSC). Após análises constatamos que o construto SHCM está constituído por duas grandes ideias/noções: o utilitarismo e a suplementação das capacidades humanas e a simbiose entre atores humanos e não humanos.
id UNESP-22_4b7412274a0c9e60b9fb509a91ab61a0
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132022000100234
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Construto seres-humanos-com-mídias (SHCM) por pós-graduandos em Educação Matemática e CientíficaEnsino de matemáticaRepresentação socialProcesso de ensino-aprendizagemTecnologia educacionalResumo: Com o objetivo de investigar as ancoragens das Representações Sociais (RS) do construto Seres-Humanos-com-mídias por um grupo de pós-graduandos da área de Educação Matemática e Científica, utilizamos questionários para compreender as evocações e ideias dos sujeitos, compartilhadas em uma disciplina ministrada virtualmente em momentos síncronos e assíncronos, seguindo diretrizes do Ensino Remoto Emergencial (ERE), em um programa de pós-graduação stricto sensu. Na construção teórica discutem-se temas que relacionam seres humanos e tecnologias (mídias) em condições recíprocas de influência, em que um modifica/perpassa o outro no processo de produção de conhecimento, o qual é destacado pelo ‘pensar com’. Para tanto, pesquisamos elementos constitutivos destas RS emergentes nas evocações, a partir das ancoragens. Colhemos algumas respostas, que foram analisadas com base no discurso do sujeito coletivo (DSC). Após análises constatamos que o construto SHCM está constituído por duas grandes ideias/noções: o utilitarismo e a suplementação das capacidades humanas e a simbiose entre atores humanos e não humanos.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100234Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320220034info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Ariwilson Gomes dosMaia,Anderson Madson OliveiraSouto,Daise Lago Pereirapor2022-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132022000100234Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:22.839276Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Construto seres-humanos-com-mídias (SHCM) por pós-graduandos em Educação Matemática e Científica
title Construto seres-humanos-com-mídias (SHCM) por pós-graduandos em Educação Matemática e Científica
spellingShingle Construto seres-humanos-com-mídias (SHCM) por pós-graduandos em Educação Matemática e Científica
Santos,Ariwilson Gomes dos
Ensino de matemática
Representação social
Processo de ensino-aprendizagem
Tecnologia educacional
title_short Construto seres-humanos-com-mídias (SHCM) por pós-graduandos em Educação Matemática e Científica
title_full Construto seres-humanos-com-mídias (SHCM) por pós-graduandos em Educação Matemática e Científica
title_fullStr Construto seres-humanos-com-mídias (SHCM) por pós-graduandos em Educação Matemática e Científica
title_full_unstemmed Construto seres-humanos-com-mídias (SHCM) por pós-graduandos em Educação Matemática e Científica
title_sort Construto seres-humanos-com-mídias (SHCM) por pós-graduandos em Educação Matemática e Científica
author Santos,Ariwilson Gomes dos
author_facet Santos,Ariwilson Gomes dos
Maia,Anderson Madson Oliveira
Souto,Daise Lago Pereira
author_role author
author2 Maia,Anderson Madson Oliveira
Souto,Daise Lago Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Ariwilson Gomes dos
Maia,Anderson Madson Oliveira
Souto,Daise Lago Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Representação social
Processo de ensino-aprendizagem
Tecnologia educacional
topic Ensino de matemática
Representação social
Processo de ensino-aprendizagem
Tecnologia educacional
description Resumo: Com o objetivo de investigar as ancoragens das Representações Sociais (RS) do construto Seres-Humanos-com-mídias por um grupo de pós-graduandos da área de Educação Matemática e Científica, utilizamos questionários para compreender as evocações e ideias dos sujeitos, compartilhadas em uma disciplina ministrada virtualmente em momentos síncronos e assíncronos, seguindo diretrizes do Ensino Remoto Emergencial (ERE), em um programa de pós-graduação stricto sensu. Na construção teórica discutem-se temas que relacionam seres humanos e tecnologias (mídias) em condições recíprocas de influência, em que um modifica/perpassa o outro no processo de produção de conhecimento, o qual é destacado pelo ‘pensar com’. Para tanto, pesquisamos elementos constitutivos destas RS emergentes nas evocações, a partir das ancoragens. Colhemos algumas respostas, que foram analisadas com base no discurso do sujeito coletivo (DSC). Após análises constatamos que o construto SHCM está constituído por duas grandes ideias/noções: o utilitarismo e a suplementação das capacidades humanas e a simbiose entre atores humanos e não humanos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100234
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320220034
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959285387264