Ensino de ciências na educação infantil: uma proposta lúdica na abordagem ciência, tecnologia e sociedade (CTS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Edith Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Almeida,Ana Cristina Pimentel Carneiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100242
Resumo: Resumo Este estudo objetivou analisar as contribuições da associação entre ludicidade e abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS - para o ensino de ciências na Educação Infantil. Com abordagem qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, desenvolveram-se atividades lúdicas sobre o tema ambiente escolar com uma turma de Jardim II, no município de Belém, estado do Pará. Observou-se que emergiram princípios CTS, fomentando a problematização de questões sociais pelas crianças, suas participações em decisões sobre assuntos ligados ao seu cotidiano, bem como a construção de atitudes e valores relacionados aos cuidados com o ambiente, possibilitando um ensino interdisciplinar, contextualizado e dialógico, em que a ludicidade se constitui como elemento basilar para a implementação de interações CTS. Conclui-se que essa abordagem contribui com a formação científica das crianças, estimulando a criticidade e o desenvolvimento para o exercício da cidadania, considerando-se as especificidades dessa fase do desenvolvimento humano.
id UNESP-22_4dc4538305e92ff97d720ef31bb1d62a
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132021000100242
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Ensino de ciências na educação infantil: uma proposta lúdica na abordagem ciência, tecnologia e sociedade (CTS)Ensino de ciênciasEducação infantilAbordagem CTSLudicidadeAmbiente escolarResumo Este estudo objetivou analisar as contribuições da associação entre ludicidade e abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS - para o ensino de ciências na Educação Infantil. Com abordagem qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, desenvolveram-se atividades lúdicas sobre o tema ambiente escolar com uma turma de Jardim II, no município de Belém, estado do Pará. Observou-se que emergiram princípios CTS, fomentando a problematização de questões sociais pelas crianças, suas participações em decisões sobre assuntos ligados ao seu cotidiano, bem como a construção de atitudes e valores relacionados aos cuidados com o ambiente, possibilitando um ensino interdisciplinar, contextualizado e dialógico, em que a ludicidade se constitui como elemento basilar para a implementação de interações CTS. Conclui-se que essa abordagem contribui com a formação científica das crianças, estimulando a criticidade e o desenvolvimento para o exercício da cidadania, considerando-se as especificidades dessa fase do desenvolvimento humano.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100242Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210043info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Edith GonçalvesAlmeida,Ana Cristina Pimentel Carneiro depor2021-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100242Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:18.836361Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de ciências na educação infantil: uma proposta lúdica na abordagem ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
title Ensino de ciências na educação infantil: uma proposta lúdica na abordagem ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
spellingShingle Ensino de ciências na educação infantil: uma proposta lúdica na abordagem ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Costa,Edith Gonçalves
Ensino de ciências
Educação infantil
Abordagem CTS
Ludicidade
Ambiente escolar
title_short Ensino de ciências na educação infantil: uma proposta lúdica na abordagem ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
title_full Ensino de ciências na educação infantil: uma proposta lúdica na abordagem ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
title_fullStr Ensino de ciências na educação infantil: uma proposta lúdica na abordagem ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
title_full_unstemmed Ensino de ciências na educação infantil: uma proposta lúdica na abordagem ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
title_sort Ensino de ciências na educação infantil: uma proposta lúdica na abordagem ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
author Costa,Edith Gonçalves
author_facet Costa,Edith Gonçalves
Almeida,Ana Cristina Pimentel Carneiro de
author_role author
author2 Almeida,Ana Cristina Pimentel Carneiro de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Edith Gonçalves
Almeida,Ana Cristina Pimentel Carneiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Educação infantil
Abordagem CTS
Ludicidade
Ambiente escolar
topic Ensino de ciências
Educação infantil
Abordagem CTS
Ludicidade
Ambiente escolar
description Resumo Este estudo objetivou analisar as contribuições da associação entre ludicidade e abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS - para o ensino de ciências na Educação Infantil. Com abordagem qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, desenvolveram-se atividades lúdicas sobre o tema ambiente escolar com uma turma de Jardim II, no município de Belém, estado do Pará. Observou-se que emergiram princípios CTS, fomentando a problematização de questões sociais pelas crianças, suas participações em decisões sobre assuntos ligados ao seu cotidiano, bem como a construção de atitudes e valores relacionados aos cuidados com o ambiente, possibilitando um ensino interdisciplinar, contextualizado e dialógico, em que a ludicidade se constitui como elemento basilar para a implementação de interações CTS. Conclui-se que essa abordagem contribui com a formação científica das crianças, estimulando a criticidade e o desenvolvimento para o exercício da cidadania, considerando-se as especificidades dessa fase do desenvolvimento humano.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100242
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320210043
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959028486144