Atividades de investigação e a transferência de significados sobre o tema educação alimentar no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zompero,Andreia de Freitas
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Figueiredo,Helenara Regina Sampaio, Garbim,Tiago Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300659
Resumo: Resumo: O objetivo deste estudo acerca da aprendizagem conceitual no ensino de Ciências foi analisar a transferência de significados das atividades de investigação envolvendo a Educação Alimentar. Inicialmente utilizamos atividades para levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes e posteriormente aplicamos uma sequência didática com cinco atividades investigativas referentes à alimentação aos alunos do nono ano do Ensino Fundamental. As atividades investigativas foram elaboradas com base na abordagem do National Research Council e desenvolvidas uma vez por semana. Após esse período aplicamos quatro atividades com situações-problema desafiadoras para averiguarmos se houve a transferência dos conhecimentos das atividades investigativas para novas situações. Comparando os dados obtidos no levantamento dos conhecimentos prévios com os resultados da transferência, foi possível perceber que os estudantes apresentaram desempenho satisfatório quanto à diferenciação entre os conceitos de alimentos e nutrientes e vitaminas e minerais, além da compreensão das funções de alguns minerais para o organismo.
id UNESP-22_4e9a28d5376b17e85bd33c21dbadadcf
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132017000300659
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Atividades de investigação e a transferência de significados sobre o tema educação alimentar no ensino fundamentalEducação alimentarEnsino fundamentalTransferência de significadosAtividade investigativaNational Research CouncilResumo: O objetivo deste estudo acerca da aprendizagem conceitual no ensino de Ciências foi analisar a transferência de significados das atividades de investigação envolvendo a Educação Alimentar. Inicialmente utilizamos atividades para levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes e posteriormente aplicamos uma sequência didática com cinco atividades investigativas referentes à alimentação aos alunos do nono ano do Ensino Fundamental. As atividades investigativas foram elaboradas com base na abordagem do National Research Council e desenvolvidas uma vez por semana. Após esse período aplicamos quatro atividades com situações-problema desafiadoras para averiguarmos se houve a transferência dos conhecimentos das atividades investigativas para novas situações. Comparando os dados obtidos no levantamento dos conhecimentos prévios com os resultados da transferência, foi possível perceber que os estudantes apresentaram desempenho satisfatório quanto à diferenciação entre os conceitos de alimentos e nutrientes e vitaminas e minerais, além da compreensão das funções de alguns minerais para o organismo.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300659Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.3 2017reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320170030008info:eu-repo/semantics/openAccessZompero,Andreia de FreitasFigueiredo,Helenara Regina SampaioGarbim,Tiago Henriquepor2017-10-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132017000300659Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:03.150454Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Atividades de investigação e a transferência de significados sobre o tema educação alimentar no ensino fundamental
title Atividades de investigação e a transferência de significados sobre o tema educação alimentar no ensino fundamental
spellingShingle Atividades de investigação e a transferência de significados sobre o tema educação alimentar no ensino fundamental
Zompero,Andreia de Freitas
Educação alimentar
Ensino fundamental
Transferência de significados
Atividade investigativa
National Research Council
title_short Atividades de investigação e a transferência de significados sobre o tema educação alimentar no ensino fundamental
title_full Atividades de investigação e a transferência de significados sobre o tema educação alimentar no ensino fundamental
title_fullStr Atividades de investigação e a transferência de significados sobre o tema educação alimentar no ensino fundamental
title_full_unstemmed Atividades de investigação e a transferência de significados sobre o tema educação alimentar no ensino fundamental
title_sort Atividades de investigação e a transferência de significados sobre o tema educação alimentar no ensino fundamental
author Zompero,Andreia de Freitas
author_facet Zompero,Andreia de Freitas
Figueiredo,Helenara Regina Sampaio
Garbim,Tiago Henrique
author_role author
author2 Figueiredo,Helenara Regina Sampaio
Garbim,Tiago Henrique
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zompero,Andreia de Freitas
Figueiredo,Helenara Regina Sampaio
Garbim,Tiago Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Educação alimentar
Ensino fundamental
Transferência de significados
Atividade investigativa
National Research Council
topic Educação alimentar
Ensino fundamental
Transferência de significados
Atividade investigativa
National Research Council
description Resumo: O objetivo deste estudo acerca da aprendizagem conceitual no ensino de Ciências foi analisar a transferência de significados das atividades de investigação envolvendo a Educação Alimentar. Inicialmente utilizamos atividades para levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes e posteriormente aplicamos uma sequência didática com cinco atividades investigativas referentes à alimentação aos alunos do nono ano do Ensino Fundamental. As atividades investigativas foram elaboradas com base na abordagem do National Research Council e desenvolvidas uma vez por semana. Após esse período aplicamos quatro atividades com situações-problema desafiadoras para averiguarmos se houve a transferência dos conhecimentos das atividades investigativas para novas situações. Comparando os dados obtidos no levantamento dos conhecimentos prévios com os resultados da transferência, foi possível perceber que os estudantes apresentaram desempenho satisfatório quanto à diferenciação entre os conceitos de alimentos e nutrientes e vitaminas e minerais, além da compreensão das funções de alguns minerais para o organismo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300659
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320170030008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.3 2017
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957943209984