A entropia no Ensino Médio: utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Covolan,Silvia Cristina Teodoro
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Silva,Dirceu da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100009
Resumo: Dentro de uma perspectiva construtivista, a pesquisa em questão pretendeu avaliar a evolução da aprendizagem de alunos do Ensino Médio, quando colocados em contato com o conceito de entropia em situações cotidianas, por meio de atividades (com base no cotidiano) e textos didáticos. Nossa estratégia se baseou nas concepções prévias dos estudantes e na utilização do processo de construção e desenvolvimento do conceito como pano de fundo na contextualização dos conhecimentos desenvolvidos. Os dados foram coletados de um grupo de dez estudantes através de pré e pós-teste e analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. Como conclusão, foi possível verificar uma evolução significativa na maioria dos estudantes da nossa amostra.
id UNESP-22_4ef15a3310da5fac4e597fa5fa65993d
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132005000100009
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A entropia no Ensino Médio: utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceitoensino de FísicaEntropiaConstrutivismoEvolução ConceitualDentro de uma perspectiva construtivista, a pesquisa em questão pretendeu avaliar a evolução da aprendizagem de alunos do Ensino Médio, quando colocados em contato com o conceito de entropia em situações cotidianas, por meio de atividades (com base no cotidiano) e textos didáticos. Nossa estratégia se baseou nas concepções prévias dos estudantes e na utilização do processo de construção e desenvolvimento do conceito como pano de fundo na contextualização dos conhecimentos desenvolvidos. Os dados foram coletados de um grupo de dez estudantes através de pré e pós-teste e analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. Como conclusão, foi possível verificar uma evolução significativa na maioria dos estudantes da nossa amostra.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100009Ciência & Educação (Bauru) v.11 n.1 2005reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132005000100009info:eu-repo/semantics/openAccessCovolan,Silvia Cristina TeodoroSilva,Dirceu dapor2009-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132005000100009Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:26.775129Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A entropia no Ensino Médio: utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceito
title A entropia no Ensino Médio: utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceito
spellingShingle A entropia no Ensino Médio: utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceito
Covolan,Silvia Cristina Teodoro
ensino de Física
Entropia
Construtivismo
Evolução Conceitual
title_short A entropia no Ensino Médio: utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceito
title_full A entropia no Ensino Médio: utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceito
title_fullStr A entropia no Ensino Médio: utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceito
title_full_unstemmed A entropia no Ensino Médio: utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceito
title_sort A entropia no Ensino Médio: utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceito
author Covolan,Silvia Cristina Teodoro
author_facet Covolan,Silvia Cristina Teodoro
Silva,Dirceu da
author_role author
author2 Silva,Dirceu da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Covolan,Silvia Cristina Teodoro
Silva,Dirceu da
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de Física
Entropia
Construtivismo
Evolução Conceitual
topic ensino de Física
Entropia
Construtivismo
Evolução Conceitual
description Dentro de uma perspectiva construtivista, a pesquisa em questão pretendeu avaliar a evolução da aprendizagem de alunos do Ensino Médio, quando colocados em contato com o conceito de entropia em situações cotidianas, por meio de atividades (com base no cotidiano) e textos didáticos. Nossa estratégia se baseou nas concepções prévias dos estudantes e na utilização do processo de construção e desenvolvimento do conceito como pano de fundo na contextualização dos conhecimentos desenvolvidos. Os dados foram coletados de um grupo de dez estudantes através de pré e pós-teste e analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. Como conclusão, foi possível verificar uma evolução significativa na maioria dos estudantes da nossa amostra.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132005000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.11 n.1 2005
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170955312332800