A entropia no Ensino Médio: utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100009 |
Resumo: | Dentro de uma perspectiva construtivista, a pesquisa em questão pretendeu avaliar a evolução da aprendizagem de alunos do Ensino Médio, quando colocados em contato com o conceito de entropia em situações cotidianas, por meio de atividades (com base no cotidiano) e textos didáticos. Nossa estratégia se baseou nas concepções prévias dos estudantes e na utilização do processo de construção e desenvolvimento do conceito como pano de fundo na contextualização dos conhecimentos desenvolvidos. Os dados foram coletados de um grupo de dez estudantes através de pré e pós-teste e analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. Como conclusão, foi possível verificar uma evolução significativa na maioria dos estudantes da nossa amostra. |
id |
UNESP-22_4ef15a3310da5fac4e597fa5fa65993d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132005000100009 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A entropia no Ensino Médio: utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceitoensino de FísicaEntropiaConstrutivismoEvolução ConceitualDentro de uma perspectiva construtivista, a pesquisa em questão pretendeu avaliar a evolução da aprendizagem de alunos do Ensino Médio, quando colocados em contato com o conceito de entropia em situações cotidianas, por meio de atividades (com base no cotidiano) e textos didáticos. Nossa estratégia se baseou nas concepções prévias dos estudantes e na utilização do processo de construção e desenvolvimento do conceito como pano de fundo na contextualização dos conhecimentos desenvolvidos. Os dados foram coletados de um grupo de dez estudantes através de pré e pós-teste e analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. Como conclusão, foi possível verificar uma evolução significativa na maioria dos estudantes da nossa amostra.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100009Ciência & Educação (Bauru) v.11 n.1 2005reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132005000100009info:eu-repo/semantics/openAccessCovolan,Silvia Cristina TeodoroSilva,Dirceu dapor2009-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132005000100009Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:26.775129Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A entropia no Ensino Médio: utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceito |
title |
A entropia no Ensino Médio: utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceito |
spellingShingle |
A entropia no Ensino Médio: utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceito Covolan,Silvia Cristina Teodoro ensino de Física Entropia Construtivismo Evolução Conceitual |
title_short |
A entropia no Ensino Médio: utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceito |
title_full |
A entropia no Ensino Médio: utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceito |
title_fullStr |
A entropia no Ensino Médio: utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceito |
title_full_unstemmed |
A entropia no Ensino Médio: utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceito |
title_sort |
A entropia no Ensino Médio: utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceito |
author |
Covolan,Silvia Cristina Teodoro |
author_facet |
Covolan,Silvia Cristina Teodoro Silva,Dirceu da |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Dirceu da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Covolan,Silvia Cristina Teodoro Silva,Dirceu da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de Física Entropia Construtivismo Evolução Conceitual |
topic |
ensino de Física Entropia Construtivismo Evolução Conceitual |
description |
Dentro de uma perspectiva construtivista, a pesquisa em questão pretendeu avaliar a evolução da aprendizagem de alunos do Ensino Médio, quando colocados em contato com o conceito de entropia em situações cotidianas, por meio de atividades (com base no cotidiano) e textos didáticos. Nossa estratégia se baseou nas concepções prévias dos estudantes e na utilização do processo de construção e desenvolvimento do conceito como pano de fundo na contextualização dos conhecimentos desenvolvidos. Os dados foram coletados de um grupo de dez estudantes através de pré e pós-teste e analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. Como conclusão, foi possível verificar uma evolução significativa na maioria dos estudantes da nossa amostra. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132005000100009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.11 n.1 2005 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170955312332800 |