INVESTIGAÇÃO DO FENÔMENO DE ISOMERIA: CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E EVOLUÇÃO CONCEITUAL: INQUIRY OF THE PHENOMENON OF ISOMERISM: HIGH SCHOOL STUDENTS' PREVIOUS CONCEPTIONS AND CONCEPTUAL EVOLUTION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34788 |
Resumo: | As dificuldades conceituais que alunos apresentam sobre o tema "isomerismo" são atribuídas a problemas básicos, como a compreensão de teorias estruturais, ligações químicas e representações de fórmulas estruturais. Este trabalho teve como objetivo avaliar a evolução da apren dizagem de estudantes do ensino médio sobre o fenômeno de isomeris mo. A metodologia utilizada se baseou nas concepções prévias dos estu dantes e na utilização do processo de construção do conceito de isome- ria. Os dados foram coletados de um grupo de 25 estudantes da terceira série por meio de pré e pós-teste e analisados segundo a técnica de análi se de conteúdo. Como conclusão, foi possível verificar uma evolução con- ceitual da maioria dos estudantes, objeto do estudo. The conceptual difficulties faced by students on the theme "isomerism" are attributed to basic problems, such as the understanding of structural theories, chemical bonds and representations of structural formulas. This study was aimed at the evaluation of the High School stu dents' learning evolution on the isomerism phenomenon. Our strategy was based on the students' previous conceptions and on the use of the construction of concept isomers. The results have been collected from a group of twenty-five students from third grade through pre and post tri als, and were analyzed using contents analysis technique. As conclusions, it was possible to verify a conceptual evolution on the majority of the stu dents, object of this study. |
id |
UFMG-11_9eeacbb0ee5eb0a3e72af22cf6909e79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34788 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INVESTIGAÇÃO DO FENÔMENO DE ISOMERIA: CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E EVOLUÇÃO CONCEITUAL: INQUIRY OF THE PHENOMENON OF ISOMERISM: HIGH SCHOOL STUDENTS' PREVIOUS CONCEPTIONS AND CONCEPTUAL EVOLUTIONEnsino de Química; Isomeria; Evolução Conceitual.As dificuldades conceituais que alunos apresentam sobre o tema "isomerismo" são atribuídas a problemas básicos, como a compreensão de teorias estruturais, ligações químicas e representações de fórmulas estruturais. Este trabalho teve como objetivo avaliar a evolução da apren dizagem de estudantes do ensino médio sobre o fenômeno de isomeris mo. A metodologia utilizada se baseou nas concepções prévias dos estu dantes e na utilização do processo de construção do conceito de isome- ria. Os dados foram coletados de um grupo de 25 estudantes da terceira série por meio de pré e pós-teste e analisados segundo a técnica de análi se de conteúdo. Como conclusão, foi possível verificar uma evolução con- ceitual da maioria dos estudantes, objeto do estudo. The conceptual difficulties faced by students on the theme "isomerism" are attributed to basic problems, such as the understanding of structural theories, chemical bonds and representations of structural formulas. This study was aimed at the evaluation of the High School stu dents' learning evolution on the isomerism phenomenon. Our strategy was based on the students' previous conceptions and on the use of the construction of concept isomers. The results have been collected from a group of twenty-five students from third grade through pre and post tri als, and were analyzed using contents analysis technique. As conclusions, it was possible to verify a conceptual evolution on the majority of the stu dents, object of this study.CECIMIG-FaE-UFMG2010-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3478810.1590/1983-21172010120206Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 2 (2010)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 2 (2010)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 2 (2010)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34788/27475Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Maria Emanuella Amâncio Freitas, Juliano C. Rufino de Freitas, Jucleiton José R. de Freitas Filho, João R. de 2021-06-22T00:27:48Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34788Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-22T00:27:48Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INVESTIGAÇÃO DO FENÔMENO DE ISOMERIA: CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E EVOLUÇÃO CONCEITUAL: INQUIRY OF THE PHENOMENON OF ISOMERISM: HIGH SCHOOL STUDENTS' PREVIOUS CONCEPTIONS AND CONCEPTUAL EVOLUTION |
title |
INVESTIGAÇÃO DO FENÔMENO DE ISOMERIA: CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E EVOLUÇÃO CONCEITUAL: INQUIRY OF THE PHENOMENON OF ISOMERISM: HIGH SCHOOL STUDENTS' PREVIOUS CONCEPTIONS AND CONCEPTUAL EVOLUTION |
spellingShingle |
INVESTIGAÇÃO DO FENÔMENO DE ISOMERIA: CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E EVOLUÇÃO CONCEITUAL: INQUIRY OF THE PHENOMENON OF ISOMERISM: HIGH SCHOOL STUDENTS' PREVIOUS CONCEPTIONS AND CONCEPTUAL EVOLUTION Correia, Maria Emanuella Amâncio Ensino de Química; Isomeria; Evolução Conceitual. |
title_short |
INVESTIGAÇÃO DO FENÔMENO DE ISOMERIA: CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E EVOLUÇÃO CONCEITUAL: INQUIRY OF THE PHENOMENON OF ISOMERISM: HIGH SCHOOL STUDENTS' PREVIOUS CONCEPTIONS AND CONCEPTUAL EVOLUTION |
title_full |
INVESTIGAÇÃO DO FENÔMENO DE ISOMERIA: CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E EVOLUÇÃO CONCEITUAL: INQUIRY OF THE PHENOMENON OF ISOMERISM: HIGH SCHOOL STUDENTS' PREVIOUS CONCEPTIONS AND CONCEPTUAL EVOLUTION |
title_fullStr |
INVESTIGAÇÃO DO FENÔMENO DE ISOMERIA: CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E EVOLUÇÃO CONCEITUAL: INQUIRY OF THE PHENOMENON OF ISOMERISM: HIGH SCHOOL STUDENTS' PREVIOUS CONCEPTIONS AND CONCEPTUAL EVOLUTION |
title_full_unstemmed |
INVESTIGAÇÃO DO FENÔMENO DE ISOMERIA: CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E EVOLUÇÃO CONCEITUAL: INQUIRY OF THE PHENOMENON OF ISOMERISM: HIGH SCHOOL STUDENTS' PREVIOUS CONCEPTIONS AND CONCEPTUAL EVOLUTION |
title_sort |
INVESTIGAÇÃO DO FENÔMENO DE ISOMERIA: CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E EVOLUÇÃO CONCEITUAL: INQUIRY OF THE PHENOMENON OF ISOMERISM: HIGH SCHOOL STUDENTS' PREVIOUS CONCEPTIONS AND CONCEPTUAL EVOLUTION |
author |
Correia, Maria Emanuella Amâncio |
author_facet |
Correia, Maria Emanuella Amâncio Freitas, Juliano C. Rufino de Freitas, Jucleiton José R. de Freitas Filho, João R. de |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Juliano C. Rufino de Freitas, Jucleiton José R. de Freitas Filho, João R. de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Maria Emanuella Amâncio Freitas, Juliano C. Rufino de Freitas, Jucleiton José R. de Freitas Filho, João R. de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Química; Isomeria; Evolução Conceitual. |
topic |
Ensino de Química; Isomeria; Evolução Conceitual. |
description |
As dificuldades conceituais que alunos apresentam sobre o tema "isomerismo" são atribuídas a problemas básicos, como a compreensão de teorias estruturais, ligações químicas e representações de fórmulas estruturais. Este trabalho teve como objetivo avaliar a evolução da apren dizagem de estudantes do ensino médio sobre o fenômeno de isomeris mo. A metodologia utilizada se baseou nas concepções prévias dos estu dantes e na utilização do processo de construção do conceito de isome- ria. Os dados foram coletados de um grupo de 25 estudantes da terceira série por meio de pré e pós-teste e analisados segundo a técnica de análi se de conteúdo. Como conclusão, foi possível verificar uma evolução con- ceitual da maioria dos estudantes, objeto do estudo. The conceptual difficulties faced by students on the theme "isomerism" are attributed to basic problems, such as the understanding of structural theories, chemical bonds and representations of structural formulas. This study was aimed at the evaluation of the High School stu dents' learning evolution on the isomerism phenomenon. Our strategy was based on the students' previous conceptions and on the use of the construction of concept isomers. The results have been collected from a group of twenty-five students from third grade through pre and post tri als, and were analyzed using contents analysis technique. As conclusions, it was possible to verify a conceptual evolution on the majority of the stu dents, object of this study. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34788 10.1590/1983-21172010120206 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34788 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172010120206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34788/27475 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 2 (2010) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 2 (2010) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 2 (2010) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711165111074816 |