Uma revisão bibliográfica sobre a construção da identidade docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação inicial de professores de Ciências e Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Juliana Brandão de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dias,Viviane Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100221
Resumo: Resumo: Este trabalho objetivou caracterizar um recorte da dissertação de uma das autoras sobre as contribuições do curso de formação de professores de Ciências e Biologia, para a construção da Identidade Docente dos licenciandos, com ênfase nas oportunidades de iniciação à docência, ainda durante a formação inicial. De abordagem qualitativa, recolhemos dados em artigos sobre o PIBID que envolvem alunos do curso de ciências biológicas ou em conjunto com licenciandos de outros cursos. Os resultados sinalizam que o PIBID tem contribuído significativamente para a aprendizagem e desenvolvimento da Identidade Docente dos licenciandos. Entretanto, foram constatados limites e contradições, entre eles, a qualidade do acompanhamento e aperfeiçoamento de algumas práticas desenvolvidas durante o Programa, a necessidade de expansão da oportunidade aos demais licenciandos, além dos questionamentos sobre a necessidade de agregar na configuração curricular dos cursos de licenciatura as oportunidades desenvolvidas durante o PIBID.
id UNESP-22_55bdad73ba73b9fa9a995d3ef3d7bf1e
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132022000100221
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Uma revisão bibliográfica sobre a construção da identidade docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação inicial de professores de Ciências e BiologiaEnsino de biologiaFormação de professoresIdentidade docenteRevisão bibliográficaResumo: Este trabalho objetivou caracterizar um recorte da dissertação de uma das autoras sobre as contribuições do curso de formação de professores de Ciências e Biologia, para a construção da Identidade Docente dos licenciandos, com ênfase nas oportunidades de iniciação à docência, ainda durante a formação inicial. De abordagem qualitativa, recolhemos dados em artigos sobre o PIBID que envolvem alunos do curso de ciências biológicas ou em conjunto com licenciandos de outros cursos. Os resultados sinalizam que o PIBID tem contribuído significativamente para a aprendizagem e desenvolvimento da Identidade Docente dos licenciandos. Entretanto, foram constatados limites e contradições, entre eles, a qualidade do acompanhamento e aperfeiçoamento de algumas práticas desenvolvidas durante o Programa, a necessidade de expansão da oportunidade aos demais licenciandos, além dos questionamentos sobre a necessidade de agregar na configuração curricular dos cursos de licenciatura as oportunidades desenvolvidas durante o PIBID.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100221Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320220023info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Juliana Brandão deDias,Viviane Borgespor2022-08-11T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132022000100221Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:22.073284Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Uma revisão bibliográfica sobre a construção da identidade docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação inicial de professores de Ciências e Biologia
title Uma revisão bibliográfica sobre a construção da identidade docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação inicial de professores de Ciências e Biologia
spellingShingle Uma revisão bibliográfica sobre a construção da identidade docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação inicial de professores de Ciências e Biologia
Souza,Juliana Brandão de
Ensino de biologia
Formação de professores
Identidade docente
Revisão bibliográfica
title_short Uma revisão bibliográfica sobre a construção da identidade docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação inicial de professores de Ciências e Biologia
title_full Uma revisão bibliográfica sobre a construção da identidade docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação inicial de professores de Ciências e Biologia
title_fullStr Uma revisão bibliográfica sobre a construção da identidade docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação inicial de professores de Ciências e Biologia
title_full_unstemmed Uma revisão bibliográfica sobre a construção da identidade docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação inicial de professores de Ciências e Biologia
title_sort Uma revisão bibliográfica sobre a construção da identidade docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação inicial de professores de Ciências e Biologia
author Souza,Juliana Brandão de
author_facet Souza,Juliana Brandão de
Dias,Viviane Borges
author_role author
author2 Dias,Viviane Borges
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Juliana Brandão de
Dias,Viviane Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de biologia
Formação de professores
Identidade docente
Revisão bibliográfica
topic Ensino de biologia
Formação de professores
Identidade docente
Revisão bibliográfica
description Resumo: Este trabalho objetivou caracterizar um recorte da dissertação de uma das autoras sobre as contribuições do curso de formação de professores de Ciências e Biologia, para a construção da Identidade Docente dos licenciandos, com ênfase nas oportunidades de iniciação à docência, ainda durante a formação inicial. De abordagem qualitativa, recolhemos dados em artigos sobre o PIBID que envolvem alunos do curso de ciências biológicas ou em conjunto com licenciandos de outros cursos. Os resultados sinalizam que o PIBID tem contribuído significativamente para a aprendizagem e desenvolvimento da Identidade Docente dos licenciandos. Entretanto, foram constatados limites e contradições, entre eles, a qualidade do acompanhamento e aperfeiçoamento de algumas práticas desenvolvidas durante o Programa, a necessidade de expansão da oportunidade aos demais licenciandos, além dos questionamentos sobre a necessidade de agregar na configuração curricular dos cursos de licenciatura as oportunidades desenvolvidas durante o PIBID.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100221
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320220023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959265464320