Revisão de literatura sobre os trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIDID) Física presentes em eventos nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Daiana Greicy
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183465
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
id UFSC_c2a3921625a52dba09110ab03e5e7226
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/183465
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Revisão de literatura sobre os trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIDID) Física presentes em eventos nacionaisFísicaPIBID FísicaEnsino de FísicaRevisão BibliográficaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.RESUMO A formação de professores apresenta muitos desafios relacionados ao entendimento dos conceitos específicos das diferentes áreas, ao conhecimento do processo de ensino e aprendizagem, entre outros. Além disso, existem os desafios inerentes à sala de aula que, muitas vezes, para sua solução exigem habilidades que não são desenvolvidas no ambiente universitário. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) buscando então, melhorar esta realidade, iniciou a criação de novos programas. Aqui falaremos sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) e sua representatividade nas publicações dos seguintes eventos nacionais: O Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), o Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) e o Encontro Nacional de Pesquisa de Ensino de Física (EPEF), buscando mostrar o que foi e está sendo trabalhado pelos subprojetos dos cursos de licenciatura em Física no que tange a melhoria e diversificação das atividades que envolvem o processo de ensino. Foram analisados um total de 113 trabalhos publicados entres os anos de 2009 à 2017, os quais foram categorizados e subcategorizados de acordo com seu perfil e suas características particulares e incomuns. Foi observado que maioria dos trabalhos se concentra no SNEF, isso pode ser devido as características do evento (voltado para professores de ensino médio), também percebeu-se que a maioria dos trabalhos está na categoria relato de experiências (44%) e a abordagem mais utilizada foi a experimentação (42%). Palavras-chave: PIBID Física. Ensino de Física. Revisão BibliográficaABSTRACT The training of teachers presents many challenges related to the understanding of the specific concepts of the different areas, to the knowledge of the teaching and learning process, among others. In addition, there are challenges inherent in the classroom that often for yours solution requires skills that are not developed in the university environment. The Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), seeking to improve this reality, started to create new programs. Here we will talk about the Institutional Program of Initiatives for Teaching (PIBID) and its representativeness in the publications of the following national events: The National Meeting of Research in Education in Sciences (ENPEC), the National Symposium of Physics Teaching (SNEF) and National Meeting of Physical Education Research (EPEF), seeking to show what has been and is being worked by the subprojects of graduation degrees in Physics in what concerns the improvement and diversification of the activities that involve the teaching process. A total of 113 papers published between the years 2009 and 2017 were analyzed, which were categorized and subcategorized according to their profile and their particular and unusual characteristics. It was observed that most articles focus on SNEF, this may be due to the characteristics of the event (aimed at high school teachers), it was also noticed that most of the papers are in the category of experiences reports (44%) and the most used approach was the experimentation (42%). Keywords: PIBID Physics; Physics Teaching; Literature review.Santos, Paulo José Sena dosUniversidade Federal de Santa CatarinaCordeiro, Daiana Greicy2018-02-15T12:37:33Z2018-02-15T12:37:33Z2018-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis122 papplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183465porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-15T12:37:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/183465Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-02-15T12:37:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisão de literatura sobre os trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIDID) Física presentes em eventos nacionais
title Revisão de literatura sobre os trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIDID) Física presentes em eventos nacionais
spellingShingle Revisão de literatura sobre os trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIDID) Física presentes em eventos nacionais
Cordeiro, Daiana Greicy
Física
PIBID Física
Ensino de Física
Revisão Bibliográfica
title_short Revisão de literatura sobre os trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIDID) Física presentes em eventos nacionais
title_full Revisão de literatura sobre os trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIDID) Física presentes em eventos nacionais
title_fullStr Revisão de literatura sobre os trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIDID) Física presentes em eventos nacionais
title_full_unstemmed Revisão de literatura sobre os trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIDID) Física presentes em eventos nacionais
title_sort Revisão de literatura sobre os trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIDID) Física presentes em eventos nacionais
author Cordeiro, Daiana Greicy
author_facet Cordeiro, Daiana Greicy
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Paulo José Sena dos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Daiana Greicy
dc.subject.por.fl_str_mv Física
PIBID Física
Ensino de Física
Revisão Bibliográfica
topic Física
PIBID Física
Ensino de Física
Revisão Bibliográfica
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-15T12:37:33Z
2018-02-15T12:37:33Z
2018-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183465
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 122 p
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652043833835520