Elementos da abordagem temática no Ensino Médio: sinalizações para formação de professoras e de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Luciano Fernandes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tavares,Swellen Sales, Watanabe,Giselle, Halmenschlager,Karine Raquiel, Strieder,Roseline Beatriz, Hunsche,Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100145
Resumo: Resumo: Neste trabalho identificam-se elementos que caracterizam a abordagem de temas inseridos na ação de professoras e professores que cursaram Licenciatura em Física e que participaram, ao longo do processo formativo, de discussões sobre Abordagem Temática. A investigação é de natureza qualitativa, sendo utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, assim como entrevistas semiestruturadas. Participaram de todas as etapas desta investigação dezoito sujeitos de oito instituições de Ensino Superior brasileiras. A análise dos dados foi realizada com base nos princípios da análise de conteúdo, a partir de duas categorias: natureza do tema e critérios de seleção das temáticas. Dentre os resultados, destaca-se que os e as docentes, predominantemente, têm desenvolvido temáticas contextuais selecionadas a partir do interesse e/ou do cotidiano dos(as) estudantes, indicando preocupação com a significação dos conceitos científicos escolares a partir do estabelecimento de relações entre aspectos da vivência da(o) aluna(o) e do conteúdo conceitual escolar.
id UNESP-22_593983ccf970891d472ec77c7ba8b5dd
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132019000100145
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Elementos da abordagem temática no Ensino Médio: sinalizações para formação de professoras e de professoresAbordagem temáticaEnsino de físicaFormação de professoresEnsino médioResumo: Neste trabalho identificam-se elementos que caracterizam a abordagem de temas inseridos na ação de professoras e professores que cursaram Licenciatura em Física e que participaram, ao longo do processo formativo, de discussões sobre Abordagem Temática. A investigação é de natureza qualitativa, sendo utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, assim como entrevistas semiestruturadas. Participaram de todas as etapas desta investigação dezoito sujeitos de oito instituições de Ensino Superior brasileiras. A análise dos dados foi realizada com base nos princípios da análise de conteúdo, a partir de duas categorias: natureza do tema e critérios de seleção das temáticas. Dentre os resultados, destaca-se que os e as docentes, predominantemente, têm desenvolvido temáticas contextuais selecionadas a partir do interesse e/ou do cotidiano dos(as) estudantes, indicando preocupação com a significação dos conceitos científicos escolares a partir do estabelecimento de relações entre aspectos da vivência da(o) aluna(o) e do conteúdo conceitual escolar.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100145Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.1 2019reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320190010010info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Luciano FernandesTavares,Swellen SalesWatanabe,GiselleHalmenschlager,Karine RaquielStrieder,Roseline BeatrizHunsche,Sandrapor2019-04-17T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132019000100145Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:08.509398Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Elementos da abordagem temática no Ensino Médio: sinalizações para formação de professoras e de professores
title Elementos da abordagem temática no Ensino Médio: sinalizações para formação de professoras e de professores
spellingShingle Elementos da abordagem temática no Ensino Médio: sinalizações para formação de professoras e de professores
Silva,Luciano Fernandes
Abordagem temática
Ensino de física
Formação de professores
Ensino médio
title_short Elementos da abordagem temática no Ensino Médio: sinalizações para formação de professoras e de professores
title_full Elementos da abordagem temática no Ensino Médio: sinalizações para formação de professoras e de professores
title_fullStr Elementos da abordagem temática no Ensino Médio: sinalizações para formação de professoras e de professores
title_full_unstemmed Elementos da abordagem temática no Ensino Médio: sinalizações para formação de professoras e de professores
title_sort Elementos da abordagem temática no Ensino Médio: sinalizações para formação de professoras e de professores
author Silva,Luciano Fernandes
author_facet Silva,Luciano Fernandes
Tavares,Swellen Sales
Watanabe,Giselle
Halmenschlager,Karine Raquiel
Strieder,Roseline Beatriz
Hunsche,Sandra
author_role author
author2 Tavares,Swellen Sales
Watanabe,Giselle
Halmenschlager,Karine Raquiel
Strieder,Roseline Beatriz
Hunsche,Sandra
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Luciano Fernandes
Tavares,Swellen Sales
Watanabe,Giselle
Halmenschlager,Karine Raquiel
Strieder,Roseline Beatriz
Hunsche,Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem temática
Ensino de física
Formação de professores
Ensino médio
topic Abordagem temática
Ensino de física
Formação de professores
Ensino médio
description Resumo: Neste trabalho identificam-se elementos que caracterizam a abordagem de temas inseridos na ação de professoras e professores que cursaram Licenciatura em Física e que participaram, ao longo do processo formativo, de discussões sobre Abordagem Temática. A investigação é de natureza qualitativa, sendo utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, assim como entrevistas semiestruturadas. Participaram de todas as etapas desta investigação dezoito sujeitos de oito instituições de Ensino Superior brasileiras. A análise dos dados foi realizada com base nos princípios da análise de conteúdo, a partir de duas categorias: natureza do tema e critérios de seleção das temáticas. Dentre os resultados, destaca-se que os e as docentes, predominantemente, têm desenvolvido temáticas contextuais selecionadas a partir do interesse e/ou do cotidiano dos(as) estudantes, indicando preocupação com a significação dos conceitos científicos escolares a partir do estabelecimento de relações entre aspectos da vivência da(o) aluna(o) e do conteúdo conceitual escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100145
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320190010010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.1 2019
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958464352256