Grupos colaborativos como ferramenta na reestruturação do modelo didático do professor de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300012 |
Resumo: | Esta investigação apresenta os resultados de um estudo sobre como um projeto colaborativo envolvendo professores de Química pode servir como instrumento para a reflexão dos docentes sobre as suas concepções e práticas pedagógicas, e, também, para resgatar deficiências na formação inicial destes que, por ventura, ainda não foram sanadas no exercício da docência. A análise das reestruturações de cada docente foi feita a partir de seus respectivos modelos didáticos. Para tal, foi utilizado um inventário para identificar esses modelos, de modo que foi possível compará-los antes e depois dos trabalhos do grupo de aprendizagem colaborativa. |
id |
UNESP-22_5e783f8d7afca6d7117d6bf4608576b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132013000300012 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Grupos colaborativos como ferramenta na reestruturação do modelo didático do professor de químicaEnsino de químicaGrupo colaborativoModelo didáticoCultura profissionalFormação de professoresEsta investigação apresenta os resultados de um estudo sobre como um projeto colaborativo envolvendo professores de Química pode servir como instrumento para a reflexão dos docentes sobre as suas concepções e práticas pedagógicas, e, também, para resgatar deficiências na formação inicial destes que, por ventura, ainda não foram sanadas no exercício da docência. A análise das reestruturações de cada docente foi feita a partir de seus respectivos modelos didáticos. Para tal, foi utilizado um inventário para identificar esses modelos, de modo que foi possível compará-los antes e depois dos trabalhos do grupo de aprendizagem colaborativa.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300012Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.3 2013reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132013000300012info:eu-repo/semantics/openAccessSantos Júnior,João Batista dosMarcondes,Maria Eunice Ribeiropor2013-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132013000300012Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:49.099231Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grupos colaborativos como ferramenta na reestruturação do modelo didático do professor de química |
title |
Grupos colaborativos como ferramenta na reestruturação do modelo didático do professor de química |
spellingShingle |
Grupos colaborativos como ferramenta na reestruturação do modelo didático do professor de química Santos Júnior,João Batista dos Ensino de química Grupo colaborativo Modelo didático Cultura profissional Formação de professores |
title_short |
Grupos colaborativos como ferramenta na reestruturação do modelo didático do professor de química |
title_full |
Grupos colaborativos como ferramenta na reestruturação do modelo didático do professor de química |
title_fullStr |
Grupos colaborativos como ferramenta na reestruturação do modelo didático do professor de química |
title_full_unstemmed |
Grupos colaborativos como ferramenta na reestruturação do modelo didático do professor de química |
title_sort |
Grupos colaborativos como ferramenta na reestruturação do modelo didático do professor de química |
author |
Santos Júnior,João Batista dos |
author_facet |
Santos Júnior,João Batista dos Marcondes,Maria Eunice Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Marcondes,Maria Eunice Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Júnior,João Batista dos Marcondes,Maria Eunice Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química Grupo colaborativo Modelo didático Cultura profissional Formação de professores |
topic |
Ensino de química Grupo colaborativo Modelo didático Cultura profissional Formação de professores |
description |
Esta investigação apresenta os resultados de um estudo sobre como um projeto colaborativo envolvendo professores de Química pode servir como instrumento para a reflexão dos docentes sobre as suas concepções e práticas pedagógicas, e, também, para resgatar deficiências na formação inicial destes que, por ventura, ainda não foram sanadas no exercício da docência. A análise das reestruturações de cada docente foi feita a partir de seus respectivos modelos didáticos. Para tal, foi utilizado um inventário para identificar esses modelos, de modo que foi possível compará-los antes e depois dos trabalhos do grupo de aprendizagem colaborativa. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132013000300012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.3 2013 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956760416256 |