Desenvolvimento profissional em contexto colaborativo: ensinar e aprender Estatística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conti, Keli Cristina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/299
Resumo: Este artigo busca sistematizar algumas reflexões decorrentes de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo foi compreender o processo de desenvolvimento profissional na perspectiva do letramento estatístico em contextos colaborativos, buscado também evidenciar indícios do desenvolvimento profissional dos participantes de um grupo de professores e futuros professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Numa abordagem qualitativa, optamos pelo estudo de caso, o do Grupo “Estatisticando”. Com esse trabalho num contexto colaborativo, consideramos que contribuímos para o desenvolvimento profissional e a formação de professores capazes de lidar com a Estatística, confiantes de que podem trabalhar com seus estudantes numa perspectiva de letramento estatístico.
id SBEM_d75fd878c628d01485d4b324e70c144d
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/299
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento profissional em contexto colaborativo: ensinar e aprender EstatísticaEducação EstatísticaFormação de ProfessoresDesenvolvimento profissional do professorGrupos ColaborativosEste artigo busca sistematizar algumas reflexões decorrentes de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo foi compreender o processo de desenvolvimento profissional na perspectiva do letramento estatístico em contextos colaborativos, buscado também evidenciar indícios do desenvolvimento profissional dos participantes de um grupo de professores e futuros professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Numa abordagem qualitativa, optamos pelo estudo de caso, o do Grupo “Estatisticando”. Com esse trabalho num contexto colaborativo, consideramos que contribuímos para o desenvolvimento profissional e a formação de professores capazes de lidar com a Estatística, confiantes de que podem trabalhar com seus estudantes numa perspectiva de letramento estatístico.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/299Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 123-134Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 123-134Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 123-1342526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/299/308https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessConti, Keli Cristina2023-07-12T02:29:00Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/299Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-12T02:29Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento profissional em contexto colaborativo: ensinar e aprender Estatística
title Desenvolvimento profissional em contexto colaborativo: ensinar e aprender Estatística
spellingShingle Desenvolvimento profissional em contexto colaborativo: ensinar e aprender Estatística
Conti, Keli Cristina
Educação Estatística
Formação de Professores
Desenvolvimento profissional do professor
Grupos Colaborativos
title_short Desenvolvimento profissional em contexto colaborativo: ensinar e aprender Estatística
title_full Desenvolvimento profissional em contexto colaborativo: ensinar e aprender Estatística
title_fullStr Desenvolvimento profissional em contexto colaborativo: ensinar e aprender Estatística
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional em contexto colaborativo: ensinar e aprender Estatística
title_sort Desenvolvimento profissional em contexto colaborativo: ensinar e aprender Estatística
author Conti, Keli Cristina
author_facet Conti, Keli Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conti, Keli Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Estatística
Formação de Professores
Desenvolvimento profissional do professor
Grupos Colaborativos
topic Educação Estatística
Formação de Professores
Desenvolvimento profissional do professor
Grupos Colaborativos
description Este artigo busca sistematizar algumas reflexões decorrentes de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo foi compreender o processo de desenvolvimento profissional na perspectiva do letramento estatístico em contextos colaborativos, buscado também evidenciar indícios do desenvolvimento profissional dos participantes de um grupo de professores e futuros professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Numa abordagem qualitativa, optamos pelo estudo de caso, o do Grupo “Estatisticando”. Com esse trabalho num contexto colaborativo, consideramos que contribuímos para o desenvolvimento profissional e a formação de professores capazes de lidar com a Estatística, confiantes de que podem trabalhar com seus estudantes numa perspectiva de letramento estatístico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/299
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/299/308
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 123-134
Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 123-134
Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 123-134
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495619436544