Desenvolvimento profissional em contexto colaborativo: ensinar e aprender Estatística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/299 |
Resumo: | Este artigo busca sistematizar algumas reflexões decorrentes de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo foi compreender o processo de desenvolvimento profissional na perspectiva do letramento estatístico em contextos colaborativos, buscado também evidenciar indícios do desenvolvimento profissional dos participantes de um grupo de professores e futuros professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Numa abordagem qualitativa, optamos pelo estudo de caso, o do Grupo “Estatisticando”. Com esse trabalho num contexto colaborativo, consideramos que contribuímos para o desenvolvimento profissional e a formação de professores capazes de lidar com a Estatística, confiantes de que podem trabalhar com seus estudantes numa perspectiva de letramento estatístico. |
id |
SBEM_d75fd878c628d01485d4b324e70c144d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/299 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento profissional em contexto colaborativo: ensinar e aprender EstatísticaEducação EstatísticaFormação de ProfessoresDesenvolvimento profissional do professorGrupos ColaborativosEste artigo busca sistematizar algumas reflexões decorrentes de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo foi compreender o processo de desenvolvimento profissional na perspectiva do letramento estatístico em contextos colaborativos, buscado também evidenciar indícios do desenvolvimento profissional dos participantes de um grupo de professores e futuros professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Numa abordagem qualitativa, optamos pelo estudo de caso, o do Grupo “Estatisticando”. Com esse trabalho num contexto colaborativo, consideramos que contribuímos para o desenvolvimento profissional e a formação de professores capazes de lidar com a Estatística, confiantes de que podem trabalhar com seus estudantes numa perspectiva de letramento estatístico.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/299Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 123-134Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 123-134Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 123-1342526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/299/308https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessConti, Keli Cristina2023-07-12T02:29:00Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/299Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-12T02:29Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional em contexto colaborativo: ensinar e aprender Estatística |
title |
Desenvolvimento profissional em contexto colaborativo: ensinar e aprender Estatística |
spellingShingle |
Desenvolvimento profissional em contexto colaborativo: ensinar e aprender Estatística Conti, Keli Cristina Educação Estatística Formação de Professores Desenvolvimento profissional do professor Grupos Colaborativos |
title_short |
Desenvolvimento profissional em contexto colaborativo: ensinar e aprender Estatística |
title_full |
Desenvolvimento profissional em contexto colaborativo: ensinar e aprender Estatística |
title_fullStr |
Desenvolvimento profissional em contexto colaborativo: ensinar e aprender Estatística |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento profissional em contexto colaborativo: ensinar e aprender Estatística |
title_sort |
Desenvolvimento profissional em contexto colaborativo: ensinar e aprender Estatística |
author |
Conti, Keli Cristina |
author_facet |
Conti, Keli Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conti, Keli Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Estatística Formação de Professores Desenvolvimento profissional do professor Grupos Colaborativos |
topic |
Educação Estatística Formação de Professores Desenvolvimento profissional do professor Grupos Colaborativos |
description |
Este artigo busca sistematizar algumas reflexões decorrentes de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo foi compreender o processo de desenvolvimento profissional na perspectiva do letramento estatístico em contextos colaborativos, buscado também evidenciar indícios do desenvolvimento profissional dos participantes de um grupo de professores e futuros professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Numa abordagem qualitativa, optamos pelo estudo de caso, o do Grupo “Estatisticando”. Com esse trabalho num contexto colaborativo, consideramos que contribuímos para o desenvolvimento profissional e a formação de professores capazes de lidar com a Estatística, confiantes de que podem trabalhar com seus estudantes numa perspectiva de letramento estatístico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/299 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/299/308 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 123-134 Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 123-134 Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 123-134 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
douglas.tinti@unicid.edu.br |
_version_ |
1798313495619436544 |