"Matemática? Eu trabalho primeiro no concreto": elementos para a história do senso comum pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300597 |
Resumo: | Resumo: O texto analisa um dos elementos presentes na cultura escolar do ensino de matemática nos primeiros anos escolares. Trata-se do senso comum pedagógico que indica como forma correta da docência nesse nível de ensino "trabalhar primeiro no concreto". A análise é realizada por meio de um estudo histórico tendo em conta artigos publicados por revistas pedagógicas na última década do século XIX. São considerados autores que têm os seus estudos voltados para a chamada História Cultural. Como resultado, verifica-se que "trabalhar primeiro no concreto" é herança pedagógica vinda do movimento pelo ensino intuitivo, vaga internacional que se constituiu em verdadeira contracultura pedagógica nas últimas décadas do século retrasado. Tal herança é reelaborada e chega aos dias atuais sobretudo a partir do uso de materiais didático-pedagógicos para o ensino do sistema de numeração decimal. |
id |
UNESP-22_5eb85952540bd55971613f0b293815b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132017000300597 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
"Matemática? Eu trabalho primeiro no concreto": elementos para a história do senso comum pedagógicoEnsino de matemáticaHistória da educação matemáticaAritméticaCultura escolarResumo: O texto analisa um dos elementos presentes na cultura escolar do ensino de matemática nos primeiros anos escolares. Trata-se do senso comum pedagógico que indica como forma correta da docência nesse nível de ensino "trabalhar primeiro no concreto". A análise é realizada por meio de um estudo histórico tendo em conta artigos publicados por revistas pedagógicas na última década do século XIX. São considerados autores que têm os seus estudos voltados para a chamada História Cultural. Como resultado, verifica-se que "trabalhar primeiro no concreto" é herança pedagógica vinda do movimento pelo ensino intuitivo, vaga internacional que se constituiu em verdadeira contracultura pedagógica nas últimas décadas do século retrasado. Tal herança é reelaborada e chega aos dias atuais sobretudo a partir do uso de materiais didático-pedagógicos para o ensino do sistema de numeração decimal.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300597Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.3 2017reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320170030004info:eu-repo/semantics/openAccessValente,Wagner Rodriguespor2017-10-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132017000300597Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:02.913660Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Matemática? Eu trabalho primeiro no concreto": elementos para a história do senso comum pedagógico |
title |
"Matemática? Eu trabalho primeiro no concreto": elementos para a história do senso comum pedagógico |
spellingShingle |
"Matemática? Eu trabalho primeiro no concreto": elementos para a história do senso comum pedagógico Valente,Wagner Rodrigues Ensino de matemática História da educação matemática Aritmética Cultura escolar |
title_short |
"Matemática? Eu trabalho primeiro no concreto": elementos para a história do senso comum pedagógico |
title_full |
"Matemática? Eu trabalho primeiro no concreto": elementos para a história do senso comum pedagógico |
title_fullStr |
"Matemática? Eu trabalho primeiro no concreto": elementos para a história do senso comum pedagógico |
title_full_unstemmed |
"Matemática? Eu trabalho primeiro no concreto": elementos para a história do senso comum pedagógico |
title_sort |
"Matemática? Eu trabalho primeiro no concreto": elementos para a história do senso comum pedagógico |
author |
Valente,Wagner Rodrigues |
author_facet |
Valente,Wagner Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente,Wagner Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática História da educação matemática Aritmética Cultura escolar |
topic |
Ensino de matemática História da educação matemática Aritmética Cultura escolar |
description |
Resumo: O texto analisa um dos elementos presentes na cultura escolar do ensino de matemática nos primeiros anos escolares. Trata-se do senso comum pedagógico que indica como forma correta da docência nesse nível de ensino "trabalhar primeiro no concreto". A análise é realizada por meio de um estudo histórico tendo em conta artigos publicados por revistas pedagógicas na última década do século XIX. São considerados autores que têm os seus estudos voltados para a chamada História Cultural. Como resultado, verifica-se que "trabalhar primeiro no concreto" é herança pedagógica vinda do movimento pelo ensino intuitivo, vaga internacional que se constituiu em verdadeira contracultura pedagógica nas últimas décadas do século retrasado. Tal herança é reelaborada e chega aos dias atuais sobretudo a partir do uso de materiais didático-pedagógicos para o ensino do sistema de numeração decimal. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300597 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320170030004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.3 2017 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170957936918528 |