Indicadores da presença de conteúdos de História e Filosofia da Ciência em livro de texto de Geologia Introdutória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100004 |
Resumo: | A literatura de ensino de Ciências e de Geologia assinala a importância de integrar aspectos históricos e filosóficos ao processo educacional (HPS). Denominamos isso de abordagem metodológica para ensino de ciências (MAS). De outro lado, vários trabalhos sugerem que os livros didáticos são importantes para selecionar e organizar os programas de disciplinas. Livros exercem influência na formação de pesquisadores e profissionais. Isso conduz a investigar conteúdos metodológicos presentes em livros didáticos de Geologia Introdutória. O estudo demonstra a presença do pensamento de James Hutton (1726-1797) e Charles Lyell (1797-1875), bem como de outros aspectos históricos, que sugerem importância pedagógica da MAS no material didático examinado. |
id |
UNESP-22_623124cdb4e3d2954ab56798ec7f3458 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132005000100004 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Indicadores da presença de conteúdos de História e Filosofia da Ciência em livro de texto de Geologia Introdutóriaensino de GeociênciasHistória e Filosofia da Ciêncialivro didáticoHistória da GeologiaJames Hutton (1726-1797)Charles Lyell (1797-1875)A literatura de ensino de Ciências e de Geologia assinala a importância de integrar aspectos históricos e filosóficos ao processo educacional (HPS). Denominamos isso de abordagem metodológica para ensino de ciências (MAS). De outro lado, vários trabalhos sugerem que os livros didáticos são importantes para selecionar e organizar os programas de disciplinas. Livros exercem influência na formação de pesquisadores e profissionais. Isso conduz a investigar conteúdos metodológicos presentes em livros didáticos de Geologia Introdutória. O estudo demonstra a presença do pensamento de James Hutton (1726-1797) e Charles Lyell (1797-1875), bem como de outros aspectos históricos, que sugerem importância pedagógica da MAS no material didático examinado.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100004Ciência & Educação (Bauru) v.11 n.1 2005reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132005000100004info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves,Pedro Wagnerpor2009-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132005000100004Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:26.476086Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indicadores da presença de conteúdos de História e Filosofia da Ciência em livro de texto de Geologia Introdutória |
title |
Indicadores da presença de conteúdos de História e Filosofia da Ciência em livro de texto de Geologia Introdutória |
spellingShingle |
Indicadores da presença de conteúdos de História e Filosofia da Ciência em livro de texto de Geologia Introdutória Gonçalves,Pedro Wagner ensino de Geociências História e Filosofia da Ciência livro didático História da Geologia James Hutton (1726-1797) Charles Lyell (1797-1875) |
title_short |
Indicadores da presença de conteúdos de História e Filosofia da Ciência em livro de texto de Geologia Introdutória |
title_full |
Indicadores da presença de conteúdos de História e Filosofia da Ciência em livro de texto de Geologia Introdutória |
title_fullStr |
Indicadores da presença de conteúdos de História e Filosofia da Ciência em livro de texto de Geologia Introdutória |
title_full_unstemmed |
Indicadores da presença de conteúdos de História e Filosofia da Ciência em livro de texto de Geologia Introdutória |
title_sort |
Indicadores da presença de conteúdos de História e Filosofia da Ciência em livro de texto de Geologia Introdutória |
author |
Gonçalves,Pedro Wagner |
author_facet |
Gonçalves,Pedro Wagner |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves,Pedro Wagner |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de Geociências História e Filosofia da Ciência livro didático História da Geologia James Hutton (1726-1797) Charles Lyell (1797-1875) |
topic |
ensino de Geociências História e Filosofia da Ciência livro didático História da Geologia James Hutton (1726-1797) Charles Lyell (1797-1875) |
description |
A literatura de ensino de Ciências e de Geologia assinala a importância de integrar aspectos históricos e filosóficos ao processo educacional (HPS). Denominamos isso de abordagem metodológica para ensino de ciências (MAS). De outro lado, vários trabalhos sugerem que os livros didáticos são importantes para selecionar e organizar os programas de disciplinas. Livros exercem influência na formação de pesquisadores e profissionais. Isso conduz a investigar conteúdos metodológicos presentes em livros didáticos de Geologia Introdutória. O estudo demonstra a presença do pensamento de James Hutton (1726-1797) e Charles Lyell (1797-1875), bem como de outros aspectos históricos, que sugerem importância pedagógica da MAS no material didático examinado. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132005000100004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.11 n.1 2005 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170955304992768 |