Indicadores da presença de conteúdos de História e Filosofia da Ciência em livro de texto de Geologia Introdutória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves,Pedro Wagner
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100004
Resumo: A literatura de ensino de Ciências e de Geologia assinala a importância de integrar aspectos históricos e filosóficos ao processo educacional (HPS). Denominamos isso de abordagem metodológica para ensino de ciências (MAS). De outro lado, vários trabalhos sugerem que os livros didáticos são importantes para selecionar e organizar os programas de disciplinas. Livros exercem influência na formação de pesquisadores e profissionais. Isso conduz a investigar conteúdos metodológicos presentes em livros didáticos de Geologia Introdutória. O estudo demonstra a presença do pensamento de James Hutton (1726-1797) e Charles Lyell (1797-1875), bem como de outros aspectos históricos, que sugerem importância pedagógica da MAS no material didático examinado.
id UNESP-22_623124cdb4e3d2954ab56798ec7f3458
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132005000100004
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Indicadores da presença de conteúdos de História e Filosofia da Ciência em livro de texto de Geologia Introdutóriaensino de GeociênciasHistória e Filosofia da Ciêncialivro didáticoHistória da GeologiaJames Hutton (1726-1797)Charles Lyell (1797-1875)A literatura de ensino de Ciências e de Geologia assinala a importância de integrar aspectos históricos e filosóficos ao processo educacional (HPS). Denominamos isso de abordagem metodológica para ensino de ciências (MAS). De outro lado, vários trabalhos sugerem que os livros didáticos são importantes para selecionar e organizar os programas de disciplinas. Livros exercem influência na formação de pesquisadores e profissionais. Isso conduz a investigar conteúdos metodológicos presentes em livros didáticos de Geologia Introdutória. O estudo demonstra a presença do pensamento de James Hutton (1726-1797) e Charles Lyell (1797-1875), bem como de outros aspectos históricos, que sugerem importância pedagógica da MAS no material didático examinado.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100004Ciência & Educação (Bauru) v.11 n.1 2005reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132005000100004info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves,Pedro Wagnerpor2009-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132005000100004Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:26.476086Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores da presença de conteúdos de História e Filosofia da Ciência em livro de texto de Geologia Introdutória
title Indicadores da presença de conteúdos de História e Filosofia da Ciência em livro de texto de Geologia Introdutória
spellingShingle Indicadores da presença de conteúdos de História e Filosofia da Ciência em livro de texto de Geologia Introdutória
Gonçalves,Pedro Wagner
ensino de Geociências
História e Filosofia da Ciência
livro didático
História da Geologia
James Hutton (1726-1797)
Charles Lyell (1797-1875)
title_short Indicadores da presença de conteúdos de História e Filosofia da Ciência em livro de texto de Geologia Introdutória
title_full Indicadores da presença de conteúdos de História e Filosofia da Ciência em livro de texto de Geologia Introdutória
title_fullStr Indicadores da presença de conteúdos de História e Filosofia da Ciência em livro de texto de Geologia Introdutória
title_full_unstemmed Indicadores da presença de conteúdos de História e Filosofia da Ciência em livro de texto de Geologia Introdutória
title_sort Indicadores da presença de conteúdos de História e Filosofia da Ciência em livro de texto de Geologia Introdutória
author Gonçalves,Pedro Wagner
author_facet Gonçalves,Pedro Wagner
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves,Pedro Wagner
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de Geociências
História e Filosofia da Ciência
livro didático
História da Geologia
James Hutton (1726-1797)
Charles Lyell (1797-1875)
topic ensino de Geociências
História e Filosofia da Ciência
livro didático
História da Geologia
James Hutton (1726-1797)
Charles Lyell (1797-1875)
description A literatura de ensino de Ciências e de Geologia assinala a importância de integrar aspectos históricos e filosóficos ao processo educacional (HPS). Denominamos isso de abordagem metodológica para ensino de ciências (MAS). De outro lado, vários trabalhos sugerem que os livros didáticos são importantes para selecionar e organizar os programas de disciplinas. Livros exercem influência na formação de pesquisadores e profissionais. Isso conduz a investigar conteúdos metodológicos presentes em livros didáticos de Geologia Introdutória. O estudo demonstra a presença do pensamento de James Hutton (1726-1797) e Charles Lyell (1797-1875), bem como de outros aspectos históricos, que sugerem importância pedagógica da MAS no material didático examinado.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132005000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.11 n.1 2005
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170955304992768