O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300003 http://hdl.handle.net/11449/25119 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma pesquisa que é resultado de cursos online de formação continuada de professores, concebidos a partir de uma parceria entre a UNESP e uma rede nacional de escolas de Ensino Básico. Os cursos buscavam familiarizar os professores de Matemática com os recursos da tecnologia informática, especificamente dois softwares, o Geometricks e o Winplot, no que diz respeito à utilização destes na sala de aula. Após alguns anos da realização dos mesmos, na pesquisa aqui descrita, objetivamos identificar se e como os softwares foram incorporados à prática profissional, em um cenário em que os professores podem contar com laboratórios, formação continuada e suporte técnico. A partir de entrevistas online, pudemos mapear as diferentes escolhas dos professores: não-uso; uso de forma semelhante (ou não) à vivenciada no curso online, e o uso interdisciplinar, mostrando variadas formas pelas quais os professores retraduziram o curso para sua prática. |
id |
UNSP_2590a7735d98ff5bab7e5904840133cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/25119 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O uso de softwares na prática profissional do professor de matemáticaThe use of software in the professional practice of Mathematics teachersFormação continuada de professoresEnsino a distânciaSoftware educacionalEducação matemáticaTecnologia educacionalContinued teacher educationDistance educationEducational softwareMathematics educationEducational technologyEste artigo apresenta uma pesquisa que é resultado de cursos online de formação continuada de professores, concebidos a partir de uma parceria entre a UNESP e uma rede nacional de escolas de Ensino Básico. Os cursos buscavam familiarizar os professores de Matemática com os recursos da tecnologia informática, especificamente dois softwares, o Geometricks e o Winplot, no que diz respeito à utilização destes na sala de aula. Após alguns anos da realização dos mesmos, na pesquisa aqui descrita, objetivamos identificar se e como os softwares foram incorporados à prática profissional, em um cenário em que os professores podem contar com laboratórios, formação continuada e suporte técnico. A partir de entrevistas online, pudemos mapear as diferentes escolhas dos professores: não-uso; uso de forma semelhante (ou não) à vivenciada no curso online, e o uso interdisciplinar, mostrando variadas formas pelas quais os professores retraduziram o curso para sua prática.This study is the result of on-line continuing education courses for teachers taught through a partnership between UNESP and a national network of basic education schools. The courses aimed to familiarize mathematics teachers with information technology resources, specifically two software programs, Geometricks and Winplot, and their potential use in the classroom. After having taught the course for several years, we sought to identify if and how the software programs were being incorporated into the professional practice of teachers who have access to computer laboratories, continuing education, and technical support. Based on on-line interviews, we were able to map the different choices made by the teachers: non-use; utilization in a manner similar (or not) to their experience in the on-line course; and interdisciplinary use. These teachers re-translated their experience in the on-line course for application in their own practice in diverse ways.Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Ciências ExatasUniversidade Estadual de Campinas Faculdade de Ciências AplicadasUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de MatemáticaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sant'Ana, Claudinei de CamargoAmaral, Rúbia BarcelosBorba, Marcelo de Carvalho [UNESP]2013-09-30T19:26:13Z2014-05-20T14:17:04Z2013-09-30T19:26:13Z2014-05-20T14:17:04Z2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article527-542application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300003Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 3, p. 527-542, 2012.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2511910.1590/S1516-73132012000300003S1516-73132012000300003S1516-73132012000300003.pdf405571709900221858752883438196830000-0003-4393-6127SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T06:30:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/25119Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:08:37.575360Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática The use of software in the professional practice of Mathematics teachers |
title |
O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática |
spellingShingle |
O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática Sant'Ana, Claudinei de Camargo Formação continuada de professores Ensino a distância Software educacional Educação matemática Tecnologia educacional Continued teacher education Distance education Educational software Mathematics education Educational technology |
title_short |
O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática |
title_full |
O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática |
title_fullStr |
O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática |
title_full_unstemmed |
O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática |
title_sort |
O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática |
author |
Sant'Ana, Claudinei de Camargo |
author_facet |
Sant'Ana, Claudinei de Camargo Amaral, Rúbia Barcelos Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Amaral, Rúbia Barcelos Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sant'Ana, Claudinei de Camargo Amaral, Rúbia Barcelos Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada de professores Ensino a distância Software educacional Educação matemática Tecnologia educacional Continued teacher education Distance education Educational software Mathematics education Educational technology |
topic |
Formação continuada de professores Ensino a distância Software educacional Educação matemática Tecnologia educacional Continued teacher education Distance education Educational software Mathematics education Educational technology |
description |
Este artigo apresenta uma pesquisa que é resultado de cursos online de formação continuada de professores, concebidos a partir de uma parceria entre a UNESP e uma rede nacional de escolas de Ensino Básico. Os cursos buscavam familiarizar os professores de Matemática com os recursos da tecnologia informática, especificamente dois softwares, o Geometricks e o Winplot, no que diz respeito à utilização destes na sala de aula. Após alguns anos da realização dos mesmos, na pesquisa aqui descrita, objetivamos identificar se e como os softwares foram incorporados à prática profissional, em um cenário em que os professores podem contar com laboratórios, formação continuada e suporte técnico. A partir de entrevistas online, pudemos mapear as diferentes escolhas dos professores: não-uso; uso de forma semelhante (ou não) à vivenciada no curso online, e o uso interdisciplinar, mostrando variadas formas pelas quais os professores retraduziram o curso para sua prática. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 2013-09-30T19:26:13Z 2013-09-30T19:26:13Z 2014-05-20T14:17:04Z 2014-05-20T14:17:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300003 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 3, p. 527-542, 2012. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/25119 10.1590/S1516-73132012000300003 S1516-73132012000300003 S1516-73132012000300003.pdf 4055717099002218 5875288343819683 0000-0003-4393-6127 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300003 http://hdl.handle.net/11449/25119 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 3, p. 527-542, 2012. 1516-7313 10.1590/S1516-73132012000300003 S1516-73132012000300003 S1516-73132012000300003.pdf 4055717099002218 5875288343819683 0000-0003-4393-6127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
527-542 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129396857372672 |