O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant'Ana, Claudinei de Camargo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Amaral, Rúbia Barcelos, Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300003
http://hdl.handle.net/11449/25119
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa que é resultado de cursos online de formação continuada de professores, concebidos a partir de uma parceria entre a UNESP e uma rede nacional de escolas de Ensino Básico. Os cursos buscavam familiarizar os professores de Matemática com os recursos da tecnologia informática, especificamente dois softwares, o Geometricks e o Winplot, no que diz respeito à utilização destes na sala de aula. Após alguns anos da realização dos mesmos, na pesquisa aqui descrita, objetivamos identificar se e como os softwares foram incorporados à prática profissional, em um cenário em que os professores podem contar com laboratórios, formação continuada e suporte técnico. A partir de entrevistas online, pudemos mapear as diferentes escolhas dos professores: não-uso; uso de forma semelhante (ou não) à vivenciada no curso online, e o uso interdisciplinar, mostrando variadas formas pelas quais os professores retraduziram o curso para sua prática.
id UNSP_2590a7735d98ff5bab7e5904840133cb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/25119
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso de softwares na prática profissional do professor de matemáticaThe use of software in the professional practice of Mathematics teachersFormação continuada de professoresEnsino a distânciaSoftware educacionalEducação matemáticaTecnologia educacionalContinued teacher educationDistance educationEducational softwareMathematics educationEducational technologyEste artigo apresenta uma pesquisa que é resultado de cursos online de formação continuada de professores, concebidos a partir de uma parceria entre a UNESP e uma rede nacional de escolas de Ensino Básico. Os cursos buscavam familiarizar os professores de Matemática com os recursos da tecnologia informática, especificamente dois softwares, o Geometricks e o Winplot, no que diz respeito à utilização destes na sala de aula. Após alguns anos da realização dos mesmos, na pesquisa aqui descrita, objetivamos identificar se e como os softwares foram incorporados à prática profissional, em um cenário em que os professores podem contar com laboratórios, formação continuada e suporte técnico. A partir de entrevistas online, pudemos mapear as diferentes escolhas dos professores: não-uso; uso de forma semelhante (ou não) à vivenciada no curso online, e o uso interdisciplinar, mostrando variadas formas pelas quais os professores retraduziram o curso para sua prática.This study is the result of on-line continuing education courses for teachers taught through a partnership between UNESP and a national network of basic education schools. The courses aimed to familiarize mathematics teachers with information technology resources, specifically two software programs, Geometricks and Winplot, and their potential use in the classroom. After having taught the course for several years, we sought to identify if and how the software programs were being incorporated into the professional practice of teachers who have access to computer laboratories, continuing education, and technical support. Based on on-line interviews, we were able to map the different choices made by the teachers: non-use; utilization in a manner similar (or not) to their experience in the on-line course; and interdisciplinary use. These teachers re-translated their experience in the on-line course for application in their own practice in diverse ways.Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Ciências ExatasUniversidade Estadual de Campinas Faculdade de Ciências AplicadasUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de MatemáticaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sant'Ana, Claudinei de CamargoAmaral, Rúbia BarcelosBorba, Marcelo de Carvalho [UNESP]2013-09-30T19:26:13Z2014-05-20T14:17:04Z2013-09-30T19:26:13Z2014-05-20T14:17:04Z2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article527-542application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300003Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 3, p. 527-542, 2012.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2511910.1590/S1516-73132012000300003S1516-73132012000300003S1516-73132012000300003.pdf405571709900221858752883438196830000-0003-4393-6127SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T06:30:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/25119Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:08:37.575360Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática
The use of software in the professional practice of Mathematics teachers
title O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática
spellingShingle O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática
Sant'Ana, Claudinei de Camargo
Formação continuada de professores
Ensino a distância
Software educacional
Educação matemática
Tecnologia educacional
Continued teacher education
Distance education
Educational software
Mathematics education
Educational technology
title_short O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática
title_full O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática
title_fullStr O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática
title_full_unstemmed O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática
title_sort O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática
author Sant'Ana, Claudinei de Camargo
author_facet Sant'Ana, Claudinei de Camargo
Amaral, Rúbia Barcelos
Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP]
author_role author
author2 Amaral, Rúbia Barcelos
Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant'Ana, Claudinei de Camargo
Amaral, Rúbia Barcelos
Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professores
Ensino a distância
Software educacional
Educação matemática
Tecnologia educacional
Continued teacher education
Distance education
Educational software
Mathematics education
Educational technology
topic Formação continuada de professores
Ensino a distância
Software educacional
Educação matemática
Tecnologia educacional
Continued teacher education
Distance education
Educational software
Mathematics education
Educational technology
description Este artigo apresenta uma pesquisa que é resultado de cursos online de formação continuada de professores, concebidos a partir de uma parceria entre a UNESP e uma rede nacional de escolas de Ensino Básico. Os cursos buscavam familiarizar os professores de Matemática com os recursos da tecnologia informática, especificamente dois softwares, o Geometricks e o Winplot, no que diz respeito à utilização destes na sala de aula. Após alguns anos da realização dos mesmos, na pesquisa aqui descrita, objetivamos identificar se e como os softwares foram incorporados à prática profissional, em um cenário em que os professores podem contar com laboratórios, formação continuada e suporte técnico. A partir de entrevistas online, pudemos mapear as diferentes escolhas dos professores: não-uso; uso de forma semelhante (ou não) à vivenciada no curso online, e o uso interdisciplinar, mostrando variadas formas pelas quais os professores retraduziram o curso para sua prática.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
2013-09-30T19:26:13Z
2013-09-30T19:26:13Z
2014-05-20T14:17:04Z
2014-05-20T14:17:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300003
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 3, p. 527-542, 2012.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/25119
10.1590/S1516-73132012000300003
S1516-73132012000300003
S1516-73132012000300003.pdf
4055717099002218
5875288343819683
0000-0003-4393-6127
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300003
http://hdl.handle.net/11449/25119
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 3, p. 527-542, 2012.
1516-7313
10.1590/S1516-73132012000300003
S1516-73132012000300003
S1516-73132012000300003.pdf
4055717099002218
5875288343819683
0000-0003-4393-6127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 527-542
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129396857372672