Erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio na interpretação da reação química como um sistema complexo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneses,Fábia Maria Gomes de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nuñez,Isauro Beltrán
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000100175
Resumo: Resumo: Conhecer a reação química como um sistema complexo é considerado um dos objetivos da educação química no Ensino Médio. O presente estudo objetiva avaliar e compreender esse conhecimento, considerando a resposta de 126 estudantes que responderam uma questão na prova de Química do Vestibular da UFRN, no ano de 2013. Para esse propósito, foram analisadas as respostas e identificados os erros assim como os níveis de desenvolvimento da habilidade de interpretar uma reação química como um sistema complexo, os quais foram relacionados a dificuldades de aprendizagem. Os resultados evidenciam o baixo desempenho dos estudantes e as limitações na compreensão e integração de parâmetros que caracterizam uma reação química. Esses erros podem estar também associados à forma fragmentada de organizar e ensinar os conteúdos relativos às reações químicas gerando dificuldades de aprendizagem, o que exige de novas propostas metodológicas de natureza intradisciplinar.
id UNESP-22_62de1aee3f25628acd04e00d09fd3912
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132018000100175
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio na interpretação da reação química como um sistema complexoEnsino de químicaEnsino MédioReação químicaSistema complexoEnsino e aprendizagemResumo: Conhecer a reação química como um sistema complexo é considerado um dos objetivos da educação química no Ensino Médio. O presente estudo objetiva avaliar e compreender esse conhecimento, considerando a resposta de 126 estudantes que responderam uma questão na prova de Química do Vestibular da UFRN, no ano de 2013. Para esse propósito, foram analisadas as respostas e identificados os erros assim como os níveis de desenvolvimento da habilidade de interpretar uma reação química como um sistema complexo, os quais foram relacionados a dificuldades de aprendizagem. Os resultados evidenciam o baixo desempenho dos estudantes e as limitações na compreensão e integração de parâmetros que caracterizam uma reação química. Esses erros podem estar também associados à forma fragmentada de organizar e ensinar os conteúdos relativos às reações químicas gerando dificuldades de aprendizagem, o que exige de novas propostas metodológicas de natureza intradisciplinar.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000100175Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.1 2018reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320180010012info:eu-repo/semantics/openAccessMeneses,Fábia Maria Gomes deNuñez,Isauro Beltránpor2018-04-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132018000100175Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:05.144549Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio na interpretação da reação química como um sistema complexo
title Erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio na interpretação da reação química como um sistema complexo
spellingShingle Erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio na interpretação da reação química como um sistema complexo
Meneses,Fábia Maria Gomes de
Ensino de química
Ensino Médio
Reação química
Sistema complexo
Ensino e aprendizagem
title_short Erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio na interpretação da reação química como um sistema complexo
title_full Erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio na interpretação da reação química como um sistema complexo
title_fullStr Erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio na interpretação da reação química como um sistema complexo
title_full_unstemmed Erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio na interpretação da reação química como um sistema complexo
title_sort Erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio na interpretação da reação química como um sistema complexo
author Meneses,Fábia Maria Gomes de
author_facet Meneses,Fábia Maria Gomes de
Nuñez,Isauro Beltrán
author_role author
author2 Nuñez,Isauro Beltrán
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneses,Fábia Maria Gomes de
Nuñez,Isauro Beltrán
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Ensino Médio
Reação química
Sistema complexo
Ensino e aprendizagem
topic Ensino de química
Ensino Médio
Reação química
Sistema complexo
Ensino e aprendizagem
description Resumo: Conhecer a reação química como um sistema complexo é considerado um dos objetivos da educação química no Ensino Médio. O presente estudo objetiva avaliar e compreender esse conhecimento, considerando a resposta de 126 estudantes que responderam uma questão na prova de Química do Vestibular da UFRN, no ano de 2013. Para esse propósito, foram analisadas as respostas e identificados os erros assim como os níveis de desenvolvimento da habilidade de interpretar uma reação química como um sistema complexo, os quais foram relacionados a dificuldades de aprendizagem. Os resultados evidenciam o baixo desempenho dos estudantes e as limitações na compreensão e integração de parâmetros que caracterizam uma reação química. Esses erros podem estar também associados à forma fragmentada de organizar e ensinar os conteúdos relativos às reações químicas gerando dificuldades de aprendizagem, o que exige de novas propostas metodológicas de natureza intradisciplinar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000100175
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000100175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320180010012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.1 2018
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957995638784