Erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio na interpretação da reação química como um sistema complexo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000100175 |
Resumo: | Resumo: Conhecer a reação química como um sistema complexo é considerado um dos objetivos da educação química no Ensino Médio. O presente estudo objetiva avaliar e compreender esse conhecimento, considerando a resposta de 126 estudantes que responderam uma questão na prova de Química do Vestibular da UFRN, no ano de 2013. Para esse propósito, foram analisadas as respostas e identificados os erros assim como os níveis de desenvolvimento da habilidade de interpretar uma reação química como um sistema complexo, os quais foram relacionados a dificuldades de aprendizagem. Os resultados evidenciam o baixo desempenho dos estudantes e as limitações na compreensão e integração de parâmetros que caracterizam uma reação química. Esses erros podem estar também associados à forma fragmentada de organizar e ensinar os conteúdos relativos às reações químicas gerando dificuldades de aprendizagem, o que exige de novas propostas metodológicas de natureza intradisciplinar. |
id |
UNESP-22_62de1aee3f25628acd04e00d09fd3912 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132018000100175 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio na interpretação da reação química como um sistema complexoEnsino de químicaEnsino MédioReação químicaSistema complexoEnsino e aprendizagemResumo: Conhecer a reação química como um sistema complexo é considerado um dos objetivos da educação química no Ensino Médio. O presente estudo objetiva avaliar e compreender esse conhecimento, considerando a resposta de 126 estudantes que responderam uma questão na prova de Química do Vestibular da UFRN, no ano de 2013. Para esse propósito, foram analisadas as respostas e identificados os erros assim como os níveis de desenvolvimento da habilidade de interpretar uma reação química como um sistema complexo, os quais foram relacionados a dificuldades de aprendizagem. Os resultados evidenciam o baixo desempenho dos estudantes e as limitações na compreensão e integração de parâmetros que caracterizam uma reação química. Esses erros podem estar também associados à forma fragmentada de organizar e ensinar os conteúdos relativos às reações químicas gerando dificuldades de aprendizagem, o que exige de novas propostas metodológicas de natureza intradisciplinar.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000100175Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.1 2018reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320180010012info:eu-repo/semantics/openAccessMeneses,Fábia Maria Gomes deNuñez,Isauro Beltránpor2018-04-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132018000100175Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:05.144549Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio na interpretação da reação química como um sistema complexo |
title |
Erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio na interpretação da reação química como um sistema complexo |
spellingShingle |
Erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio na interpretação da reação química como um sistema complexo Meneses,Fábia Maria Gomes de Ensino de química Ensino Médio Reação química Sistema complexo Ensino e aprendizagem |
title_short |
Erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio na interpretação da reação química como um sistema complexo |
title_full |
Erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio na interpretação da reação química como um sistema complexo |
title_fullStr |
Erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio na interpretação da reação química como um sistema complexo |
title_full_unstemmed |
Erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio na interpretação da reação química como um sistema complexo |
title_sort |
Erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio na interpretação da reação química como um sistema complexo |
author |
Meneses,Fábia Maria Gomes de |
author_facet |
Meneses,Fábia Maria Gomes de Nuñez,Isauro Beltrán |
author_role |
author |
author2 |
Nuñez,Isauro Beltrán |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meneses,Fábia Maria Gomes de Nuñez,Isauro Beltrán |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química Ensino Médio Reação química Sistema complexo Ensino e aprendizagem |
topic |
Ensino de química Ensino Médio Reação química Sistema complexo Ensino e aprendizagem |
description |
Resumo: Conhecer a reação química como um sistema complexo é considerado um dos objetivos da educação química no Ensino Médio. O presente estudo objetiva avaliar e compreender esse conhecimento, considerando a resposta de 126 estudantes que responderam uma questão na prova de Química do Vestibular da UFRN, no ano de 2013. Para esse propósito, foram analisadas as respostas e identificados os erros assim como os níveis de desenvolvimento da habilidade de interpretar uma reação química como um sistema complexo, os quais foram relacionados a dificuldades de aprendizagem. Os resultados evidenciam o baixo desempenho dos estudantes e as limitações na compreensão e integração de parâmetros que caracterizam uma reação química. Esses erros podem estar também associados à forma fragmentada de organizar e ensinar os conteúdos relativos às reações químicas gerando dificuldades de aprendizagem, o que exige de novas propostas metodológicas de natureza intradisciplinar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000100175 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000100175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320180010012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.1 2018 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170957995638784 |