A compreensão de reação química como um sistema complexo a partir da discussão dos erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneses, Fábia Maria Gomes de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21004
Resumo: O estudo das reações químicas encontra-se entre os conteúdos mais importantes para a compreensão da disciplina de Química. Mas ainda são pouco os estudos que apresentam as reações químicas como sistema complexo. A tese aqui apresentada tem como objetivo investigar, identificar e caracterizar os erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes em relação as reações químicas como sistema complexo, utilizando para tanto a análise das respostas de 126 provas de estudantes candidatos ao curso de Licenciatura em Química, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foram investigados e discutidos os erros e dificuldades de aprendizagem dos parâmetros ∆G, Kp, Ea e do cálculo de quantidade de substância numa reação química e a inter-relação desses parâmetros no estudo das reações química como sistema. O trabalho classificou em níveis de desenvolvimento a habilidade de interpretar a reação química como sistema. A partir de entrevistas realizadas com professores de Química, do Ensino Médio, se determinou as razões a que os professores atribuem esses erros e dificuldades de aprendizagem. A aprendizagem das reações química no Ensino Médio perpassa por conceitos de termoquímica, de cinética, do equilíbrio e os seus aspectos quantitativos e qualitativos, esses conceitos não possuem uma articulação orgânica entre si para a melhor compreensão de como ocorre e porque ocorre uma reação química, o que garante a compreensão dos sentidos das partes numa totalidade. Os resultados obtidos indicam que os estudantes não compreendem o conceito de ∆G, Kp, Ea. Os professores não trabalham na perspectiva de integração dos conteúdos o que leva os alunos a apresentarem dificuldades e cometerem erros relacionados ao conteúdo citado. O trabalho apresenta uma proposta de organização dos conteúdos da Química para o Ensino Médio como uma possibilidade de integração sistêmica dialética dos conteúdos, entendendo que essa visão sistemática, leva a importantes contribuições com o desenvolvimento do pensamento teórico dos alunos. A estruturação dos conteúdos da Química apresentado nesse trabalho, fundamenta-se no método de análise sistêmico dialético funcional-estrutural desenvolvidos Reshetova (1988) e Núnez (1992). Essa tese traz contribuições significativas para o ensino-aprendizagem de uma reação química como sistema complexo.
id UFRN_f3317e7fa67db70099d74f3f43cde2de
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21004
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Meneses, Fábia Maria Gomes dehttp://lattes.cnpq.br/6868773742105583Nunez, Isauro BeltranLima, Analice de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/2273105974559580Amaral, Edenia Maria Ribeiro dohttp://lattes.cnpq.br/5241130686153506Oliveira, Marcus Vinicius de Fariahttp://lattes.cnpq.br/4799917179470099Moura, Maria de Fátima Vitória dehttp://lattes.cnpq.br/2959800336802498Farias, Robson Fernandes de2016-07-21T20:06:15Z2016-07-21T20:06:15Z2015-10-15MENESES, Fábia Maria Gomes de. A compreensão de reação química como um sistema complexo a partir da discussão dos erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio. 2015. 285f. Tese (Doutorado em Química) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21004O estudo das reações químicas encontra-se entre os conteúdos mais importantes para a compreensão da disciplina de Química. Mas ainda são pouco os estudos que apresentam as reações químicas como sistema complexo. A tese aqui apresentada tem como objetivo investigar, identificar e caracterizar os erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes em relação as reações químicas como sistema complexo, utilizando para tanto a análise das respostas de 126 provas de estudantes candidatos ao curso de Licenciatura em Química, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foram investigados e discutidos os erros e dificuldades de aprendizagem dos parâmetros ∆G, Kp, Ea e do cálculo de quantidade de substância numa reação química e a inter-relação desses parâmetros no estudo das reações química como sistema. O trabalho classificou em níveis de desenvolvimento a habilidade de interpretar a reação química como sistema. A partir de entrevistas realizadas com professores de Química, do Ensino Médio, se determinou as razões a que os professores atribuem esses erros e dificuldades de aprendizagem. A aprendizagem das reações química no Ensino Médio perpassa por conceitos de termoquímica, de cinética, do equilíbrio e os seus aspectos quantitativos e qualitativos, esses conceitos não possuem uma articulação orgânica entre si para a melhor compreensão de como ocorre e porque ocorre uma reação química, o que garante a compreensão dos sentidos das partes numa totalidade. Os resultados obtidos indicam que os estudantes não compreendem o conceito de ∆G, Kp, Ea. Os professores não trabalham na perspectiva de integração dos conteúdos o que leva os alunos a apresentarem dificuldades e cometerem erros relacionados ao conteúdo citado. O trabalho apresenta uma proposta de organização dos conteúdos da Química para o Ensino Médio como uma possibilidade de integração sistêmica dialética dos conteúdos, entendendo que essa visão sistemática, leva a importantes contribuições com o desenvolvimento do pensamento teórico dos alunos. A estruturação dos conteúdos da Química apresentado nesse trabalho, fundamenta-se no método de análise sistêmico dialético funcional-estrutural desenvolvidos Reshetova (1988) e Núnez (1992). Essa tese traz contribuições significativas para o ensino-aprendizagem de uma reação química como sistema complexo.The study of chemical reactions is among the most important contents to the understanding of Chemistry discipline in basic education. However, there are still few studies about chemical reactions as a complex system because, generally, this content is presented in textbooks, taught and even researched in a fragmented form. The thesis here presented aims to investigate, identify and characterize the mistakes and learning difficulties of the students about chemical reactions as a complex system, using for that purpose the analysis of the answers of 126 exams of candidates for the bachelor’s degree in Chemistry Teaching on the entrance exam for the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). The mistakes and learning difficulties about the parameters ΔG°, Kp, Ea and of the calculation of the amount of substance in a chemical reaction have been identified, as well as the levels of development of the ability to interpret the chemical reaction as a system. The main theoretical source of this study is structured based on the mistakes and learning difficulties (NÚÑEZ, RAMALHO, 2012), of the chemical reactions as complex systems (NÚÑEZ, 1994; RESHETOVA, 1988; SANDERSON, 1968). As methodology, it was prioritized the analysis of the answers to the exams and the interview with the teachers. The results showed typical mistakes in the study of this subject, especially low levels and skill development. No student was able to integrate the different aspects in the systemic understanding of the chemical reaction. From the interviews with Chemistry teachers from High School, it was determined the reasons the teachers assign to those mistakes and learning difficulties. The interviews revealed that the teachers do not work in the perspective of integration of the contents which leads the students to present difficulties and make mistakes related to the content previously mentioned. The study presents a proposal for the organization of the contents of Chemistry discipline for High School as a possibility of a dialectic systemic integration of contents, understanding that this systematic vision, leads to important contributions to the development of the theoretical thinking of the students. We can mention as one of the conclusions of this study, the fact that the non-systemic organization of contents do not favor this kind of thinking in students.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAReação químicaDificuldades de aprendizagemErros conceituaisSistêmico dialéticoFuncional-estruturalA compreensão de reação química como um sistema complexo a partir da discussão dos erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFabiaMariaGomesDeMeneses_TESE.pdfFabiaMariaGomesDeMeneses_TESE.pdfapplication/pdf3527381https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21004/1/FabiaMariaGomesDeMeneses_TESE.pdfd5349ab37b50a6b2b646f943b9ebf040MD51TEXTFabiaMariaGomesDeMeneses_TESE.pdf.txtFabiaMariaGomesDeMeneses_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain684039https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21004/6/FabiaMariaGomesDeMeneses_TESE.pdf.txt42dc7775179a54b694c75ee116fcdc98MD56THUMBNAILFabiaMariaGomesDeMeneses_TESE.pdf.jpgFabiaMariaGomesDeMeneses_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5206https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21004/7/FabiaMariaGomesDeMeneses_TESE.pdf.jpge7652822f59e253258fedd9fb576b7adMD57123456789/210042017-11-04 07:54:39.145oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21004Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T10:54:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A compreensão de reação química como um sistema complexo a partir da discussão dos erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio
title A compreensão de reação química como um sistema complexo a partir da discussão dos erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio
spellingShingle A compreensão de reação química como um sistema complexo a partir da discussão dos erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio
Meneses, Fábia Maria Gomes de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Reação química
Dificuldades de aprendizagem
Erros conceituais
Sistêmico dialético
Funcional-estrutural
title_short A compreensão de reação química como um sistema complexo a partir da discussão dos erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio
title_full A compreensão de reação química como um sistema complexo a partir da discussão dos erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio
title_fullStr A compreensão de reação química como um sistema complexo a partir da discussão dos erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio
title_full_unstemmed A compreensão de reação química como um sistema complexo a partir da discussão dos erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio
title_sort A compreensão de reação química como um sistema complexo a partir da discussão dos erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio
author Meneses, Fábia Maria Gomes de
author_facet Meneses, Fábia Maria Gomes de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6868773742105583
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Lima, Analice de Almeida
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2273105974559580
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Amaral, Edenia Maria Ribeiro do
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5241130686153506
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Oliveira, Marcus Vinicius de Faria
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4799917179470099
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Moura, Maria de Fátima Vitória de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2959800336802498
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneses, Fábia Maria Gomes de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Nunez, Isauro Beltran
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Farias, Robson Fernandes de
contributor_str_mv Nunez, Isauro Beltran
Farias, Robson Fernandes de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Reação química
Dificuldades de aprendizagem
Erros conceituais
Sistêmico dialético
Funcional-estrutural
dc.subject.por.fl_str_mv Reação química
Dificuldades de aprendizagem
Erros conceituais
Sistêmico dialético
Funcional-estrutural
description O estudo das reações químicas encontra-se entre os conteúdos mais importantes para a compreensão da disciplina de Química. Mas ainda são pouco os estudos que apresentam as reações químicas como sistema complexo. A tese aqui apresentada tem como objetivo investigar, identificar e caracterizar os erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes em relação as reações químicas como sistema complexo, utilizando para tanto a análise das respostas de 126 provas de estudantes candidatos ao curso de Licenciatura em Química, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foram investigados e discutidos os erros e dificuldades de aprendizagem dos parâmetros ∆G, Kp, Ea e do cálculo de quantidade de substância numa reação química e a inter-relação desses parâmetros no estudo das reações química como sistema. O trabalho classificou em níveis de desenvolvimento a habilidade de interpretar a reação química como sistema. A partir de entrevistas realizadas com professores de Química, do Ensino Médio, se determinou as razões a que os professores atribuem esses erros e dificuldades de aprendizagem. A aprendizagem das reações química no Ensino Médio perpassa por conceitos de termoquímica, de cinética, do equilíbrio e os seus aspectos quantitativos e qualitativos, esses conceitos não possuem uma articulação orgânica entre si para a melhor compreensão de como ocorre e porque ocorre uma reação química, o que garante a compreensão dos sentidos das partes numa totalidade. Os resultados obtidos indicam que os estudantes não compreendem o conceito de ∆G, Kp, Ea. Os professores não trabalham na perspectiva de integração dos conteúdos o que leva os alunos a apresentarem dificuldades e cometerem erros relacionados ao conteúdo citado. O trabalho apresenta uma proposta de organização dos conteúdos da Química para o Ensino Médio como uma possibilidade de integração sistêmica dialética dos conteúdos, entendendo que essa visão sistemática, leva a importantes contribuições com o desenvolvimento do pensamento teórico dos alunos. A estruturação dos conteúdos da Química apresentado nesse trabalho, fundamenta-se no método de análise sistêmico dialético funcional-estrutural desenvolvidos Reshetova (1988) e Núnez (1992). Essa tese traz contribuições significativas para o ensino-aprendizagem de uma reação química como sistema complexo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-10-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-21T20:06:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-21T20:06:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENESES, Fábia Maria Gomes de. A compreensão de reação química como um sistema complexo a partir da discussão dos erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio. 2015. 285f. Tese (Doutorado em Química) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21004
identifier_str_mv MENESES, Fábia Maria Gomes de. A compreensão de reação química como um sistema complexo a partir da discussão dos erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio. 2015. 285f. Tese (Doutorado em Química) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21004/1/FabiaMariaGomesDeMeneses_TESE.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21004/6/FabiaMariaGomesDeMeneses_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21004/7/FabiaMariaGomesDeMeneses_TESE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d5349ab37b50a6b2b646f943b9ebf040
42dc7775179a54b694c75ee116fcdc98
e7652822f59e253258fedd9fb576b7ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832893644505088