Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000200008 |
Resumo: | O presente artigo propõe-se a reunir argumentos em favor do educar pela pesquisa como modo, tempo e espaço de formação docente. Iniciando-se por apresentar alguns princípios que fundamentam o educar pela pesquisa, mostra-se sempre com exemplificações práticas, como esses podem ser implementados pelo uso de um ciclo de pesquisa constituído por questionamento, argumentação e validação. Procurase mostrar também como esse encaminhamento da formação de professores possibilita uma educação com qualidade formal e política. Conclui-se o texto com alguns argumentos que sustentam que o educar pela pesquisa possibilita superar algumas limitações históricas dos cursos de formação de professores. |
id |
UNESP-22_6b0712a1435afa025e20cee765fd3330 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132002000200008 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciênciaseducar pela pesquisaformação de professores de CiênciasO presente artigo propõe-se a reunir argumentos em favor do educar pela pesquisa como modo, tempo e espaço de formação docente. Iniciando-se por apresentar alguns princípios que fundamentam o educar pela pesquisa, mostra-se sempre com exemplificações práticas, como esses podem ser implementados pelo uso de um ciclo de pesquisa constituído por questionamento, argumentação e validação. Procurase mostrar também como esse encaminhamento da formação de professores possibilita uma educação com qualidade formal e política. Conclui-se o texto com alguns argumentos que sustentam que o educar pela pesquisa possibilita superar algumas limitações históricas dos cursos de formação de professores.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000200008Ciência & Educação (Bauru) v.8 n.2 2002reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132002000200008info:eu-repo/semantics/openAccessGaliazzi,Maria do CarmoMoraes,Roquepor2011-03-22T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132002000200008Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:22.625576Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências |
title |
Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências |
spellingShingle |
Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências Galiazzi,Maria do Carmo educar pela pesquisa formação de professores de Ciências |
title_short |
Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências |
title_full |
Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências |
title_fullStr |
Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências |
title_full_unstemmed |
Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências |
title_sort |
Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências |
author |
Galiazzi,Maria do Carmo |
author_facet |
Galiazzi,Maria do Carmo Moraes,Roque |
author_role |
author |
author2 |
Moraes,Roque |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galiazzi,Maria do Carmo Moraes,Roque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educar pela pesquisa formação de professores de Ciências |
topic |
educar pela pesquisa formação de professores de Ciências |
description |
O presente artigo propõe-se a reunir argumentos em favor do educar pela pesquisa como modo, tempo e espaço de formação docente. Iniciando-se por apresentar alguns princípios que fundamentam o educar pela pesquisa, mostra-se sempre com exemplificações práticas, como esses podem ser implementados pelo uso de um ciclo de pesquisa constituído por questionamento, argumentação e validação. Procurase mostrar também como esse encaminhamento da formação de professores possibilita uma educação com qualidade formal e política. Conclui-se o texto com alguns argumentos que sustentam que o educar pela pesquisa possibilita superar algumas limitações históricas dos cursos de formação de professores. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000200008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000200008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132002000200008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.8 n.2 2002 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170954930651136 |