A PAUTA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA COM PESQUISA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galiazzi, Maria do Carmo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2882
Resumo: Discute-se o educar pela pesquisa como princípio metodológico em sala de aula, sustentado pela competência dialógica do professor, pelo exercício da leitura, da escrita e da participação em coletivos de pesquisa. Argumenta-se em favor do professor desenvolver a capacidade de ouvir seus alunos em sala de aula, invertendo-se assim a lógica tradicional do trabalho em sala de aula focalizada no professor, em direção a ações conjuntas e articuladas entre o professor e seus alunos pela linguagem, favorecendo a capacidade de argumentação e de aprender a trabalhar na improvisação, vista como a capacidade de articular conhecimentos profissionais fundamentados pela pesquisa da e na sala de aula com seus pares..
id FURG-9_63494f30bcc11ef7188af7c80233fdd5
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/2882
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A PAUTA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA COM PESQUISAeducar pela pesquisacompetência dialógicaformação permanente pela pesquisaDiscute-se o educar pela pesquisa como princípio metodológico em sala de aula, sustentado pela competência dialógica do professor, pelo exercício da leitura, da escrita e da participação em coletivos de pesquisa. Argumenta-se em favor do professor desenvolver a capacidade de ouvir seus alunos em sala de aula, invertendo-se assim a lógica tradicional do trabalho em sala de aula focalizada no professor, em direção a ações conjuntas e articuladas entre o professor e seus alunos pela linguagem, favorecendo a capacidade de argumentação e de aprender a trabalhar na improvisação, vista como a capacidade de articular conhecimentos profissionais fundamentados pela pesquisa da e na sala de aula com seus pares..Lepidus2012-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/288210.14295/remea.v14i0.2882REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 14 (2005): Volume 14 : janeiro a junho de 20051517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2882/1636Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGaliazzi, Maria do Carmo2020-08-14T20:01:47Zoai:periodicos.furg.br:article/2882Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:01:47Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A PAUTA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA COM PESQUISA
title A PAUTA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA COM PESQUISA
spellingShingle A PAUTA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA COM PESQUISA
Galiazzi, Maria do Carmo
educar pela pesquisa
competência dialógica
formação permanente pela pesquisa
title_short A PAUTA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA COM PESQUISA
title_full A PAUTA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA COM PESQUISA
title_fullStr A PAUTA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA COM PESQUISA
title_full_unstemmed A PAUTA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA COM PESQUISA
title_sort A PAUTA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA COM PESQUISA
author Galiazzi, Maria do Carmo
author_facet Galiazzi, Maria do Carmo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galiazzi, Maria do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv educar pela pesquisa
competência dialógica
formação permanente pela pesquisa
topic educar pela pesquisa
competência dialógica
formação permanente pela pesquisa
description Discute-se o educar pela pesquisa como princípio metodológico em sala de aula, sustentado pela competência dialógica do professor, pelo exercício da leitura, da escrita e da participação em coletivos de pesquisa. Argumenta-se em favor do professor desenvolver a capacidade de ouvir seus alunos em sala de aula, invertendo-se assim a lógica tradicional do trabalho em sala de aula focalizada no professor, em direção a ações conjuntas e articuladas entre o professor e seus alunos pela linguagem, favorecendo a capacidade de argumentação e de aprender a trabalhar na improvisação, vista como a capacidade de articular conhecimentos profissionais fundamentados pela pesquisa da e na sala de aula com seus pares..
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2882
10.14295/remea.v14i0.2882
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2882
identifier_str_mv 10.14295/remea.v14i0.2882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2882/1636
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 14 (2005): Volume 14 : janeiro a junho de 2005
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781912633344