O trabalho dos professores de Biologia: a teorização a partir das contribuições dos pesquisadores da área de ensino de Ciências e Biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100252 |
Resumo: | Resumo: Este artigo trata-se de um ensaio teórico-conceitual em que se apresenta uma teorização para o Trabalho dos Professores de Biologia. Constituem esta teorização as entrevistas realizadas com as pesquisadoras Krasilchik, Marandino, Selles, Cassiani, Valim, Galieta e o pesquisador El-Hani. Os relatos concedidos foram utilizados como referencial teórico, com o qual se teorizou que o Trabalho dos Professores de Biologia se fundamenta em quatro pilares que promovem maior compreensão nos âmbitos filosófico, pedagógico e político. Esses pilares são: (1) Concepções Filosóficas sobre a Educação e o Ensino de Biologia; (2) O Trabalho Pedagógico dos Professores de Biologia; (3) As Condições de Trabalho dos Professores de Biologia; e (4) Os Enfrentamentos, Lutas e Resistências dos Professores de Biologia. |
id |
UNESP-22_6b950512b260f423e97e98f073199b25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132021000100252 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho dos professores de Biologia: a teorização a partir das contribuições dos pesquisadores da área de ensino de Ciências e BiologiaEnsino de biologiaCondições do trabalho docenteTrabalho pedagógicoEntrevistaPesquisadorResumo: Este artigo trata-se de um ensaio teórico-conceitual em que se apresenta uma teorização para o Trabalho dos Professores de Biologia. Constituem esta teorização as entrevistas realizadas com as pesquisadoras Krasilchik, Marandino, Selles, Cassiani, Valim, Galieta e o pesquisador El-Hani. Os relatos concedidos foram utilizados como referencial teórico, com o qual se teorizou que o Trabalho dos Professores de Biologia se fundamenta em quatro pilares que promovem maior compreensão nos âmbitos filosófico, pedagógico e político. Esses pilares são: (1) Concepções Filosóficas sobre a Educação e o Ensino de Biologia; (2) O Trabalho Pedagógico dos Professores de Biologia; (3) As Condições de Trabalho dos Professores de Biologia; e (4) Os Enfrentamentos, Lutas e Resistências dos Professores de Biologia.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100252Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210054info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Rodrigo Diego depor2021-12-20T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100252Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:19.430938Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho dos professores de Biologia: a teorização a partir das contribuições dos pesquisadores da área de ensino de Ciências e Biologia |
title |
O trabalho dos professores de Biologia: a teorização a partir das contribuições dos pesquisadores da área de ensino de Ciências e Biologia |
spellingShingle |
O trabalho dos professores de Biologia: a teorização a partir das contribuições dos pesquisadores da área de ensino de Ciências e Biologia Souza,Rodrigo Diego de Ensino de biologia Condições do trabalho docente Trabalho pedagógico Entrevista Pesquisador |
title_short |
O trabalho dos professores de Biologia: a teorização a partir das contribuições dos pesquisadores da área de ensino de Ciências e Biologia |
title_full |
O trabalho dos professores de Biologia: a teorização a partir das contribuições dos pesquisadores da área de ensino de Ciências e Biologia |
title_fullStr |
O trabalho dos professores de Biologia: a teorização a partir das contribuições dos pesquisadores da área de ensino de Ciências e Biologia |
title_full_unstemmed |
O trabalho dos professores de Biologia: a teorização a partir das contribuições dos pesquisadores da área de ensino de Ciências e Biologia |
title_sort |
O trabalho dos professores de Biologia: a teorização a partir das contribuições dos pesquisadores da área de ensino de Ciências e Biologia |
author |
Souza,Rodrigo Diego de |
author_facet |
Souza,Rodrigo Diego de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza,Rodrigo Diego de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de biologia Condições do trabalho docente Trabalho pedagógico Entrevista Pesquisador |
topic |
Ensino de biologia Condições do trabalho docente Trabalho pedagógico Entrevista Pesquisador |
description |
Resumo: Este artigo trata-se de um ensaio teórico-conceitual em que se apresenta uma teorização para o Trabalho dos Professores de Biologia. Constituem esta teorização as entrevistas realizadas com as pesquisadoras Krasilchik, Marandino, Selles, Cassiani, Valim, Galieta e o pesquisador El-Hani. Os relatos concedidos foram utilizados como referencial teórico, com o qual se teorizou que o Trabalho dos Professores de Biologia se fundamenta em quatro pilares que promovem maior compreensão nos âmbitos filosófico, pedagógico e político. Esses pilares são: (1) Concepções Filosóficas sobre a Educação e o Ensino de Biologia; (2) O Trabalho Pedagógico dos Professores de Biologia; (3) As Condições de Trabalho dos Professores de Biologia; e (4) Os Enfrentamentos, Lutas e Resistências dos Professores de Biologia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100252 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320210054 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170959045263360 |