O trabalho dos professores de Biologia: a teorização a partir das contribuições dos pesquisadores da área de ensino de Ciências e Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Rodrigo Diego de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100252
Resumo: Resumo: Este artigo trata-se de um ensaio teórico-conceitual em que se apresenta uma teorização para o Trabalho dos Professores de Biologia. Constituem esta teorização as entrevistas realizadas com as pesquisadoras Krasilchik, Marandino, Selles, Cassiani, Valim, Galieta e o pesquisador El-Hani. Os relatos concedidos foram utilizados como referencial teórico, com o qual se teorizou que o Trabalho dos Professores de Biologia se fundamenta em quatro pilares que promovem maior compreensão nos âmbitos filosófico, pedagógico e político. Esses pilares são: (1) Concepções Filosóficas sobre a Educação e o Ensino de Biologia; (2) O Trabalho Pedagógico dos Professores de Biologia; (3) As Condições de Trabalho dos Professores de Biologia; e (4) Os Enfrentamentos, Lutas e Resistências dos Professores de Biologia.
id UNESP-22_6b950512b260f423e97e98f073199b25
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132021000100252
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling O trabalho dos professores de Biologia: a teorização a partir das contribuições dos pesquisadores da área de ensino de Ciências e BiologiaEnsino de biologiaCondições do trabalho docenteTrabalho pedagógicoEntrevistaPesquisadorResumo: Este artigo trata-se de um ensaio teórico-conceitual em que se apresenta uma teorização para o Trabalho dos Professores de Biologia. Constituem esta teorização as entrevistas realizadas com as pesquisadoras Krasilchik, Marandino, Selles, Cassiani, Valim, Galieta e o pesquisador El-Hani. Os relatos concedidos foram utilizados como referencial teórico, com o qual se teorizou que o Trabalho dos Professores de Biologia se fundamenta em quatro pilares que promovem maior compreensão nos âmbitos filosófico, pedagógico e político. Esses pilares são: (1) Concepções Filosóficas sobre a Educação e o Ensino de Biologia; (2) O Trabalho Pedagógico dos Professores de Biologia; (3) As Condições de Trabalho dos Professores de Biologia; e (4) Os Enfrentamentos, Lutas e Resistências dos Professores de Biologia.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100252Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210054info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Rodrigo Diego depor2021-12-20T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100252Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:19.430938Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho dos professores de Biologia: a teorização a partir das contribuições dos pesquisadores da área de ensino de Ciências e Biologia
title O trabalho dos professores de Biologia: a teorização a partir das contribuições dos pesquisadores da área de ensino de Ciências e Biologia
spellingShingle O trabalho dos professores de Biologia: a teorização a partir das contribuições dos pesquisadores da área de ensino de Ciências e Biologia
Souza,Rodrigo Diego de
Ensino de biologia
Condições do trabalho docente
Trabalho pedagógico
Entrevista
Pesquisador
title_short O trabalho dos professores de Biologia: a teorização a partir das contribuições dos pesquisadores da área de ensino de Ciências e Biologia
title_full O trabalho dos professores de Biologia: a teorização a partir das contribuições dos pesquisadores da área de ensino de Ciências e Biologia
title_fullStr O trabalho dos professores de Biologia: a teorização a partir das contribuições dos pesquisadores da área de ensino de Ciências e Biologia
title_full_unstemmed O trabalho dos professores de Biologia: a teorização a partir das contribuições dos pesquisadores da área de ensino de Ciências e Biologia
title_sort O trabalho dos professores de Biologia: a teorização a partir das contribuições dos pesquisadores da área de ensino de Ciências e Biologia
author Souza,Rodrigo Diego de
author_facet Souza,Rodrigo Diego de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Rodrigo Diego de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de biologia
Condições do trabalho docente
Trabalho pedagógico
Entrevista
Pesquisador
topic Ensino de biologia
Condições do trabalho docente
Trabalho pedagógico
Entrevista
Pesquisador
description Resumo: Este artigo trata-se de um ensaio teórico-conceitual em que se apresenta uma teorização para o Trabalho dos Professores de Biologia. Constituem esta teorização as entrevistas realizadas com as pesquisadoras Krasilchik, Marandino, Selles, Cassiani, Valim, Galieta e o pesquisador El-Hani. Os relatos concedidos foram utilizados como referencial teórico, com o qual se teorizou que o Trabalho dos Professores de Biologia se fundamenta em quatro pilares que promovem maior compreensão nos âmbitos filosófico, pedagógico e político. Esses pilares são: (1) Concepções Filosóficas sobre a Educação e o Ensino de Biologia; (2) O Trabalho Pedagógico dos Professores de Biologia; (3) As Condições de Trabalho dos Professores de Biologia; e (4) Os Enfrentamentos, Lutas e Resistências dos Professores de Biologia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100252
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320210054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959045263360