DIÁLOGO ENTRE PESQUISAS CORRELACIONADAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo, Antonio José Fernandes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Hobold, Márcia de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Labor
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6564
Resumo: O presente artigo tem por objetivo dialogar sobre as condições de trabalho docente nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como referência quatro pesquisas realizadas no período compreendido entre 2007 e 2014, encontradas durante o balanço das produções (busca de pesquisas correlacionadas). Além de alertar sobre a escassez de pesquisas sobre a temática condições de trabalho docente nos anos finais do Ensino Fundamental, quando comparadas, as pesquisas apresentam diferenças e semelhanças, evidenciando aspectos recorrentes na rotina diária de professores que atuam em escolas municipais e estaduais de diferentes regiões do Brasil. A partir da leitura das quatro pesquisas e dos resultados por elas apresentados, é possível identificar aspectos recorrentes, como a desvalorização docente, a intensificação do trabalho docente e a flexibilização dos contratos de trabalho, características que se relacionam com a precarização das condições de trabalho docente. Entre os referenciais escolhidos para embasar teoricamente o diálogo proposto, citamos André (2010), Frigotto (2010), Oliveira e Assunção (2010), Borges (2010), Fernandes e Helal (2010) e Marin (2010)
id UFC-10_aa944739f4ffcf46561b0dc6b3b064c9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/6564
network_acronym_str UFC-10
network_name_str Revista Labor
repository_id_str
spelling DIÁLOGO ENTRE PESQUISAS CORRELACIONADAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALAnos finais do Ensino FundamentalTrabalho DocenteCondições de Trabalho DocentePrecarização das condições de trabalho docenteProletarização Docente.O presente artigo tem por objetivo dialogar sobre as condições de trabalho docente nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como referência quatro pesquisas realizadas no período compreendido entre 2007 e 2014, encontradas durante o balanço das produções (busca de pesquisas correlacionadas). Além de alertar sobre a escassez de pesquisas sobre a temática condições de trabalho docente nos anos finais do Ensino Fundamental, quando comparadas, as pesquisas apresentam diferenças e semelhanças, evidenciando aspectos recorrentes na rotina diária de professores que atuam em escolas municipais e estaduais de diferentes regiões do Brasil. A partir da leitura das quatro pesquisas e dos resultados por elas apresentados, é possível identificar aspectos recorrentes, como a desvalorização docente, a intensificação do trabalho docente e a flexibilização dos contratos de trabalho, características que se relacionam com a precarização das condições de trabalho docente. Entre os referenciais escolhidos para embasar teoricamente o diálogo proposto, citamos André (2010), Frigotto (2010), Oliveira e Assunção (2010), Borges (2010), Fernandes e Helal (2010) e Marin (2010)Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC2017-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/656410.29148/labor.v1i14.6564Revista Labor; v. 1 n. 14 (2015); 17-291983-500010.29148/revista labor.v1i14reponame:Revista Laborinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6564/477710.29148/revista labor.v1i14.6564.g4777Copyright (c) 2017 Revista Laborhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRicardo, Antonio José FernandesHobold, Márcia de Souza2020-04-27T16:14:41Zoai:periodicos.ufc:article/6564Revistahttp://www.revistalabor.ufc.br/PUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor/oai||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br1983-50001983-5000opendoar:2020-04-27T16:14:41Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv DIÁLOGO ENTRE PESQUISAS CORRELACIONADAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title DIÁLOGO ENTRE PESQUISAS CORRELACIONADAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle DIÁLOGO ENTRE PESQUISAS CORRELACIONADAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ricardo, Antonio José Fernandes
Anos finais do Ensino Fundamental
Trabalho Docente
Condições de Trabalho Docente
Precarização das condições de trabalho docente
Proletarização Docente.
title_short DIÁLOGO ENTRE PESQUISAS CORRELACIONADAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full DIÁLOGO ENTRE PESQUISAS CORRELACIONADAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr DIÁLOGO ENTRE PESQUISAS CORRELACIONADAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed DIÁLOGO ENTRE PESQUISAS CORRELACIONADAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort DIÁLOGO ENTRE PESQUISAS CORRELACIONADAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Ricardo, Antonio José Fernandes
author_facet Ricardo, Antonio José Fernandes
Hobold, Márcia de Souza
author_role author
author2 Hobold, Márcia de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo, Antonio José Fernandes
Hobold, Márcia de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Anos finais do Ensino Fundamental
Trabalho Docente
Condições de Trabalho Docente
Precarização das condições de trabalho docente
Proletarização Docente.
topic Anos finais do Ensino Fundamental
Trabalho Docente
Condições de Trabalho Docente
Precarização das condições de trabalho docente
Proletarização Docente.
description O presente artigo tem por objetivo dialogar sobre as condições de trabalho docente nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como referência quatro pesquisas realizadas no período compreendido entre 2007 e 2014, encontradas durante o balanço das produções (busca de pesquisas correlacionadas). Além de alertar sobre a escassez de pesquisas sobre a temática condições de trabalho docente nos anos finais do Ensino Fundamental, quando comparadas, as pesquisas apresentam diferenças e semelhanças, evidenciando aspectos recorrentes na rotina diária de professores que atuam em escolas municipais e estaduais de diferentes regiões do Brasil. A partir da leitura das quatro pesquisas e dos resultados por elas apresentados, é possível identificar aspectos recorrentes, como a desvalorização docente, a intensificação do trabalho docente e a flexibilização dos contratos de trabalho, características que se relacionam com a precarização das condições de trabalho docente. Entre os referenciais escolhidos para embasar teoricamente o diálogo proposto, citamos André (2010), Frigotto (2010), Oliveira e Assunção (2010), Borges (2010), Fernandes e Helal (2010) e Marin (2010)
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6564
10.29148/labor.v1i14.6564
url http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6564
identifier_str_mv 10.29148/labor.v1i14.6564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6564/4777
10.29148/revista labor.v1i14.6564.g4777
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Labor
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Labor
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labor; v. 1 n. 14 (2015); 17-29
1983-5000
10.29148/revista labor.v1i14
reponame:Revista Labor
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Labor
collection Revista Labor
repository.name.fl_str_mv Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv ||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br
_version_ 1798325395498467328