Concepções de ensino de ciências no início do Século XX: o olhar do educador alemão Georg Kerschensteiner

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno,Giuliana Maria Gabancho Barrenechea
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Farias,Sidilene Aquino de, Ferreira,Luiz Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200013
Resumo: Neste artigo, investigamos as concepções de ensino de ciências no limiar do século XX, mediante a visão de um teórico do movimento escolanovista na Europa, o alemão Kerschensteiner, que investigou e discutiu sobre a problemática do ensino a partir de sua prática pedagógica. Para tanto, buscou-se analisar as principais concepções acerca do ensino de ciências presentes na obra do referido autor, intitulada "Essência e valor do ensino scientifico-natural"*. Tomamos como contexto da análise o cenário sócio-econômico e político no qual o processo educativo estaria inserido no referido período, como forma de compreender a contribuição que o teórico trouxe para o entendimento da importância do ensino como um todo na formação do ser humano. A diversidade de idéias sobre educação defendidas pelo autor possibilitou importantes reflexões acerca da participação do aluno como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem no ensino de ciências.
id UNESP-22_727925e5bb918332d1ffd7f5b14d9a65
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132012000200013
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Concepções de ensino de ciências no início do Século XX: o olhar do educador alemão Georg KerschensteinerEnsino de CiênciasEscola NovaGeorg KerschensteinerNeste artigo, investigamos as concepções de ensino de ciências no limiar do século XX, mediante a visão de um teórico do movimento escolanovista na Europa, o alemão Kerschensteiner, que investigou e discutiu sobre a problemática do ensino a partir de sua prática pedagógica. Para tanto, buscou-se analisar as principais concepções acerca do ensino de ciências presentes na obra do referido autor, intitulada "Essência e valor do ensino scientifico-natural"*. Tomamos como contexto da análise o cenário sócio-econômico e político no qual o processo educativo estaria inserido no referido período, como forma de compreender a contribuição que o teórico trouxe para o entendimento da importância do ensino como um todo na formação do ser humano. A diversidade de idéias sobre educação defendidas pelo autor possibilitou importantes reflexões acerca da participação do aluno como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem no ensino de ciências.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200013Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.2 2012reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132012000200013info:eu-repo/semantics/openAccessBueno,Giuliana Maria Gabancho BarrenecheaFarias,Sidilene Aquino deFerreira,Luiz Henriquepor2012-06-14T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132012000200013Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:44.557956Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de ensino de ciências no início do Século XX: o olhar do educador alemão Georg Kerschensteiner
title Concepções de ensino de ciências no início do Século XX: o olhar do educador alemão Georg Kerschensteiner
spellingShingle Concepções de ensino de ciências no início do Século XX: o olhar do educador alemão Georg Kerschensteiner
Bueno,Giuliana Maria Gabancho Barrenechea
Ensino de Ciências
Escola Nova
Georg Kerschensteiner
title_short Concepções de ensino de ciências no início do Século XX: o olhar do educador alemão Georg Kerschensteiner
title_full Concepções de ensino de ciências no início do Século XX: o olhar do educador alemão Georg Kerschensteiner
title_fullStr Concepções de ensino de ciências no início do Século XX: o olhar do educador alemão Georg Kerschensteiner
title_full_unstemmed Concepções de ensino de ciências no início do Século XX: o olhar do educador alemão Georg Kerschensteiner
title_sort Concepções de ensino de ciências no início do Século XX: o olhar do educador alemão Georg Kerschensteiner
author Bueno,Giuliana Maria Gabancho Barrenechea
author_facet Bueno,Giuliana Maria Gabancho Barrenechea
Farias,Sidilene Aquino de
Ferreira,Luiz Henrique
author_role author
author2 Farias,Sidilene Aquino de
Ferreira,Luiz Henrique
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno,Giuliana Maria Gabancho Barrenechea
Farias,Sidilene Aquino de
Ferreira,Luiz Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Escola Nova
Georg Kerschensteiner
topic Ensino de Ciências
Escola Nova
Georg Kerschensteiner
description Neste artigo, investigamos as concepções de ensino de ciências no limiar do século XX, mediante a visão de um teórico do movimento escolanovista na Europa, o alemão Kerschensteiner, que investigou e discutiu sobre a problemática do ensino a partir de sua prática pedagógica. Para tanto, buscou-se analisar as principais concepções acerca do ensino de ciências presentes na obra do referido autor, intitulada "Essência e valor do ensino scientifico-natural"*. Tomamos como contexto da análise o cenário sócio-econômico e político no qual o processo educativo estaria inserido no referido período, como forma de compreender a contribuição que o teórico trouxe para o entendimento da importância do ensino como um todo na formação do ser humano. A diversidade de idéias sobre educação defendidas pelo autor possibilitou importantes reflexões acerca da participação do aluno como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem no ensino de ciências.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132012000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.2 2012
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956652412928