Concepções de ensino de ciências no início do Século XX: o olhar do educador alemão Georg Kerschensteiner
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200013 |
Resumo: | Neste artigo, investigamos as concepções de ensino de ciências no limiar do século XX, mediante a visão de um teórico do movimento escolanovista na Europa, o alemão Kerschensteiner, que investigou e discutiu sobre a problemática do ensino a partir de sua prática pedagógica. Para tanto, buscou-se analisar as principais concepções acerca do ensino de ciências presentes na obra do referido autor, intitulada "Essência e valor do ensino scientifico-natural"*. Tomamos como contexto da análise o cenário sócio-econômico e político no qual o processo educativo estaria inserido no referido período, como forma de compreender a contribuição que o teórico trouxe para o entendimento da importância do ensino como um todo na formação do ser humano. A diversidade de idéias sobre educação defendidas pelo autor possibilitou importantes reflexões acerca da participação do aluno como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem no ensino de ciências. |
id |
UNESP-22_727925e5bb918332d1ffd7f5b14d9a65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132012000200013 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de ensino de ciências no início do Século XX: o olhar do educador alemão Georg KerschensteinerEnsino de CiênciasEscola NovaGeorg KerschensteinerNeste artigo, investigamos as concepções de ensino de ciências no limiar do século XX, mediante a visão de um teórico do movimento escolanovista na Europa, o alemão Kerschensteiner, que investigou e discutiu sobre a problemática do ensino a partir de sua prática pedagógica. Para tanto, buscou-se analisar as principais concepções acerca do ensino de ciências presentes na obra do referido autor, intitulada "Essência e valor do ensino scientifico-natural"*. Tomamos como contexto da análise o cenário sócio-econômico e político no qual o processo educativo estaria inserido no referido período, como forma de compreender a contribuição que o teórico trouxe para o entendimento da importância do ensino como um todo na formação do ser humano. A diversidade de idéias sobre educação defendidas pelo autor possibilitou importantes reflexões acerca da participação do aluno como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem no ensino de ciências.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200013Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.2 2012reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132012000200013info:eu-repo/semantics/openAccessBueno,Giuliana Maria Gabancho BarrenecheaFarias,Sidilene Aquino deFerreira,Luiz Henriquepor2012-06-14T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132012000200013Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:44.557956Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de ensino de ciências no início do Século XX: o olhar do educador alemão Georg Kerschensteiner |
title |
Concepções de ensino de ciências no início do Século XX: o olhar do educador alemão Georg Kerschensteiner |
spellingShingle |
Concepções de ensino de ciências no início do Século XX: o olhar do educador alemão Georg Kerschensteiner Bueno,Giuliana Maria Gabancho Barrenechea Ensino de Ciências Escola Nova Georg Kerschensteiner |
title_short |
Concepções de ensino de ciências no início do Século XX: o olhar do educador alemão Georg Kerschensteiner |
title_full |
Concepções de ensino de ciências no início do Século XX: o olhar do educador alemão Georg Kerschensteiner |
title_fullStr |
Concepções de ensino de ciências no início do Século XX: o olhar do educador alemão Georg Kerschensteiner |
title_full_unstemmed |
Concepções de ensino de ciências no início do Século XX: o olhar do educador alemão Georg Kerschensteiner |
title_sort |
Concepções de ensino de ciências no início do Século XX: o olhar do educador alemão Georg Kerschensteiner |
author |
Bueno,Giuliana Maria Gabancho Barrenechea |
author_facet |
Bueno,Giuliana Maria Gabancho Barrenechea Farias,Sidilene Aquino de Ferreira,Luiz Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Farias,Sidilene Aquino de Ferreira,Luiz Henrique |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno,Giuliana Maria Gabancho Barrenechea Farias,Sidilene Aquino de Ferreira,Luiz Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Escola Nova Georg Kerschensteiner |
topic |
Ensino de Ciências Escola Nova Georg Kerschensteiner |
description |
Neste artigo, investigamos as concepções de ensino de ciências no limiar do século XX, mediante a visão de um teórico do movimento escolanovista na Europa, o alemão Kerschensteiner, que investigou e discutiu sobre a problemática do ensino a partir de sua prática pedagógica. Para tanto, buscou-se analisar as principais concepções acerca do ensino de ciências presentes na obra do referido autor, intitulada "Essência e valor do ensino scientifico-natural"*. Tomamos como contexto da análise o cenário sócio-econômico e político no qual o processo educativo estaria inserido no referido período, como forma de compreender a contribuição que o teórico trouxe para o entendimento da importância do ensino como um todo na formação do ser humano. A diversidade de idéias sobre educação defendidas pelo autor possibilitou importantes reflexões acerca da participação do aluno como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem no ensino de ciências. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132012000200013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.2 2012 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956652412928 |