Tornando-se professor de ciências: crenças e conflitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bejarano,Nelson Rui Ribas
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Carvalho,Anna Maria Pessoa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100001
Resumo: O presente estudo é uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso que acompanhou a trajetória de uma professora de física do Ensino Médio que estava começando a dar aulas no ano de 1998, mas ainda concluindo seu curso de formação inicial de professores de física. Usamos as disciplinas de Prática de Ensino de Física I e II, do curso de formação inicial, como pano de fundo para que pudéssemos nos aproximar das crenças educacionais do nosso sujeito da pesquisa. Ao acompanhar essa professora, tanto na condição de aluna do curso de formação inicial como também na condição de professora novata, utilizamos o conceito de desenvolvimento profissional de professores iniciantes que envolve a detecção, a evolução e formas de solução de conflitos, e preocupações profissionais inerentes ao próprio desenvolvimento dos professores. Os dados que dispomos e analisamos para entender a trajetória de desenvolvimento dessa professora são materiais escritos por ela mesma, dois conjuntos de entrevista em períodos distintos e a gravação de imagens do segundo semestre letivo de aulas na Universidade onde se desenvolvia a disciplina de formação que acompanhamos. Através de análises interpretativas derivadas do método qualitativo, procuramos estabelecer a trajetória do desenvolvimento profissional dessa professora, buscando contribuir para um melhor entendimento dos problemas que advêm dessa fase de transição entre ser um aluno do curso de formação inicial e ao mesmo tempo já estar vivendo conflitos e preocupações profissionais. O presente estudo se desenvolveu junto ao curso de licenciatura em física da Universidade de São Paulo. Os resultados apontam que a maneira com que os professores lidam com seus conflitos e preocupações profissionais derivam em grande parte de suas crenças preexistentes e sua disposição para mudá-las. São importantes também nesses casos, variáveis como dados biográficos, forma de opção pela carreira e contextos escolares onde começaram a trabalhar.
id UNESP-22_74649a53d8b06f8b0f03b63d9f1f3fd4
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132003000100001
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Tornando-se professor de ciências: crenças e conflitosFormação InicialEnsino de FísicaPreocupaçõesConflitosCrençasDesenvolvimento ProfissionalO presente estudo é uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso que acompanhou a trajetória de uma professora de física do Ensino Médio que estava começando a dar aulas no ano de 1998, mas ainda concluindo seu curso de formação inicial de professores de física. Usamos as disciplinas de Prática de Ensino de Física I e II, do curso de formação inicial, como pano de fundo para que pudéssemos nos aproximar das crenças educacionais do nosso sujeito da pesquisa. Ao acompanhar essa professora, tanto na condição de aluna do curso de formação inicial como também na condição de professora novata, utilizamos o conceito de desenvolvimento profissional de professores iniciantes que envolve a detecção, a evolução e formas de solução de conflitos, e preocupações profissionais inerentes ao próprio desenvolvimento dos professores. Os dados que dispomos e analisamos para entender a trajetória de desenvolvimento dessa professora são materiais escritos por ela mesma, dois conjuntos de entrevista em períodos distintos e a gravação de imagens do segundo semestre letivo de aulas na Universidade onde se desenvolvia a disciplina de formação que acompanhamos. Através de análises interpretativas derivadas do método qualitativo, procuramos estabelecer a trajetória do desenvolvimento profissional dessa professora, buscando contribuir para um melhor entendimento dos problemas que advêm dessa fase de transição entre ser um aluno do curso de formação inicial e ao mesmo tempo já estar vivendo conflitos e preocupações profissionais. O presente estudo se desenvolveu junto ao curso de licenciatura em física da Universidade de São Paulo. Os resultados apontam que a maneira com que os professores lidam com seus conflitos e preocupações profissionais derivam em grande parte de suas crenças preexistentes e sua disposição para mudá-las. São importantes também nesses casos, variáveis como dados biográficos, forma de opção pela carreira e contextos escolares onde começaram a trabalhar.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100001Ciência & Educação (Bauru) v.9 n.1 2003reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132003000100001info:eu-repo/semantics/openAccessBejarano,Nelson Rui RibasCarvalho,Anna Maria Pessoa depor2010-09-23T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132003000100001Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:22.801645Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Tornando-se professor de ciências: crenças e conflitos
title Tornando-se professor de ciências: crenças e conflitos
spellingShingle Tornando-se professor de ciências: crenças e conflitos
Bejarano,Nelson Rui Ribas
Formação Inicial
Ensino de Física
Preocupações
Conflitos
Crenças
Desenvolvimento Profissional
title_short Tornando-se professor de ciências: crenças e conflitos
title_full Tornando-se professor de ciências: crenças e conflitos
title_fullStr Tornando-se professor de ciências: crenças e conflitos
title_full_unstemmed Tornando-se professor de ciências: crenças e conflitos
title_sort Tornando-se professor de ciências: crenças e conflitos
author Bejarano,Nelson Rui Ribas
author_facet Bejarano,Nelson Rui Ribas
Carvalho,Anna Maria Pessoa de
author_role author
author2 Carvalho,Anna Maria Pessoa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bejarano,Nelson Rui Ribas
Carvalho,Anna Maria Pessoa de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial
Ensino de Física
Preocupações
Conflitos
Crenças
Desenvolvimento Profissional
topic Formação Inicial
Ensino de Física
Preocupações
Conflitos
Crenças
Desenvolvimento Profissional
description O presente estudo é uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso que acompanhou a trajetória de uma professora de física do Ensino Médio que estava começando a dar aulas no ano de 1998, mas ainda concluindo seu curso de formação inicial de professores de física. Usamos as disciplinas de Prática de Ensino de Física I e II, do curso de formação inicial, como pano de fundo para que pudéssemos nos aproximar das crenças educacionais do nosso sujeito da pesquisa. Ao acompanhar essa professora, tanto na condição de aluna do curso de formação inicial como também na condição de professora novata, utilizamos o conceito de desenvolvimento profissional de professores iniciantes que envolve a detecção, a evolução e formas de solução de conflitos, e preocupações profissionais inerentes ao próprio desenvolvimento dos professores. Os dados que dispomos e analisamos para entender a trajetória de desenvolvimento dessa professora são materiais escritos por ela mesma, dois conjuntos de entrevista em períodos distintos e a gravação de imagens do segundo semestre letivo de aulas na Universidade onde se desenvolvia a disciplina de formação que acompanhamos. Através de análises interpretativas derivadas do método qualitativo, procuramos estabelecer a trajetória do desenvolvimento profissional dessa professora, buscando contribuir para um melhor entendimento dos problemas que advêm dessa fase de transição entre ser um aluno do curso de formação inicial e ao mesmo tempo já estar vivendo conflitos e preocupações profissionais. O presente estudo se desenvolveu junto ao curso de licenciatura em física da Universidade de São Paulo. Os resultados apontam que a maneira com que os professores lidam com seus conflitos e preocupações profissionais derivam em grande parte de suas crenças preexistentes e sua disposição para mudá-las. São importantes também nesses casos, variáveis como dados biográficos, forma de opção pela carreira e contextos escolares onde começaram a trabalhar.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132003000100001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.9 n.1 2003
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170954934845440