Ensino dos esportes coletivos: as fontes de crenças pedagógicas de universitários em Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Backes,Ana Flávia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ristow,Leonardo, Brasil,Vinicius Zeilmann, Rosa,Rodolfo Silva da, Cardoso,Jéssica Dias, Ramos,Valmor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100252
Resumo: RESUMO O objetivo do estudo foi analisar as fontes de crenças sobre as estratégias de ensino dos esportes coletivos de universitários do curso de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do sul do Brasil. Adotaram-se procedimentos de estudo qualitativo em que participaram 4 universitários. Os dados foram obtidos por meio de observação sistemática, seguido de entrevistas com estimulação de memória e analisados através da Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que as fontes de crenças estavam relacionadas as experiências de prática motora, os feedbacks e as observações de professores. Conclui-se que as crenças dos universitários se desenvolveram por experiências ao longo da vida, envolvendo diversos contextos e situações de aprendizagem.
id CBCE-1_b0b8e8c6d58377d453e52f228b28bfaf
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892020000100252
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Ensino dos esportes coletivos: as fontes de crenças pedagógicas de universitários em Educação FísicaEnsinoEsporteCrençasFormação inicialRESUMO O objetivo do estudo foi analisar as fontes de crenças sobre as estratégias de ensino dos esportes coletivos de universitários do curso de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do sul do Brasil. Adotaram-se procedimentos de estudo qualitativo em que participaram 4 universitários. Os dados foram obtidos por meio de observação sistemática, seguido de entrevistas com estimulação de memória e analisados através da Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que as fontes de crenças estavam relacionadas as experiências de prática motora, os feedbacks e as observações de professores. Conclui-se que as crenças dos universitários se desenvolveram por experiências ao longo da vida, envolvendo diversos contextos e situações de aprendizagem.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100252Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.42 2020reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.42.2019.284info:eu-repo/semantics/openAccessBackes,Ana FláviaRistow,LeonardoBrasil,Vinicius ZeilmannRosa,Rodolfo Silva daCardoso,Jéssica DiasRamos,Valmorpor2021-02-18T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892020000100252Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:15.446819Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Ensino dos esportes coletivos: as fontes de crenças pedagógicas de universitários em Educação Física
title Ensino dos esportes coletivos: as fontes de crenças pedagógicas de universitários em Educação Física
spellingShingle Ensino dos esportes coletivos: as fontes de crenças pedagógicas de universitários em Educação Física
Backes,Ana Flávia
Ensino
Esporte
Crenças
Formação inicial
title_short Ensino dos esportes coletivos: as fontes de crenças pedagógicas de universitários em Educação Física
title_full Ensino dos esportes coletivos: as fontes de crenças pedagógicas de universitários em Educação Física
title_fullStr Ensino dos esportes coletivos: as fontes de crenças pedagógicas de universitários em Educação Física
title_full_unstemmed Ensino dos esportes coletivos: as fontes de crenças pedagógicas de universitários em Educação Física
title_sort Ensino dos esportes coletivos: as fontes de crenças pedagógicas de universitários em Educação Física
author Backes,Ana Flávia
author_facet Backes,Ana Flávia
Ristow,Leonardo
Brasil,Vinicius Zeilmann
Rosa,Rodolfo Silva da
Cardoso,Jéssica Dias
Ramos,Valmor
author_role author
author2 Ristow,Leonardo
Brasil,Vinicius Zeilmann
Rosa,Rodolfo Silva da
Cardoso,Jéssica Dias
Ramos,Valmor
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Backes,Ana Flávia
Ristow,Leonardo
Brasil,Vinicius Zeilmann
Rosa,Rodolfo Silva da
Cardoso,Jéssica Dias
Ramos,Valmor
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Esporte
Crenças
Formação inicial
topic Ensino
Esporte
Crenças
Formação inicial
description RESUMO O objetivo do estudo foi analisar as fontes de crenças sobre as estratégias de ensino dos esportes coletivos de universitários do curso de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do sul do Brasil. Adotaram-se procedimentos de estudo qualitativo em que participaram 4 universitários. Os dados foram obtidos por meio de observação sistemática, seguido de entrevistas com estimulação de memória e analisados através da Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que as fontes de crenças estavam relacionadas as experiências de prática motora, os feedbacks e as observações de professores. Conclui-se que as crenças dos universitários se desenvolveram por experiências ao longo da vida, envolvendo diversos contextos e situações de aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100252
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/rbce.42.2019.284
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.42 2020
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203856126410752