Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de Darwin
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000100014 |
Resumo: | Nos últimos anos, muitos autores têm discorrido sobre o papel dos valores nas atividades científicas. Ao se buscar por novas maneiras de se compreenderem os motivos, processos e resultados dessas atividades, considerável relevância é atribuída ao fato de que as práticas científicas devem ser compreendidas segundo seu contexto histórico-social. Pautando-se na pertinência de pesquisas comprometidas com o estudo das influências axiológicas na dinâmica da Ciência, apresenta-se, neste artigo, uma discussão acerca do papel que os valores cognitivos podem desempenhar na compreensão de uma teoria biológica - seleção natural - mediante uma síntese histórico-epistemológica e demais aportes histórico-filosóficos, com o objetivo de investigar o desenvolvimento de uma nova estratégia de abordagem para o ensino dos conteúdos evolutivos no ensino de Biologia. |
id |
UNESP-22_79da8810edaa40d15b55c60f8ec8d2a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132013000100014 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de DarwinValor cognitivoTeoria da Seleção NaturalHistória da ciênciaFilosofia da ciênciaEnsino-aprendizagemEnsino de BiologiaNos últimos anos, muitos autores têm discorrido sobre o papel dos valores nas atividades científicas. Ao se buscar por novas maneiras de se compreenderem os motivos, processos e resultados dessas atividades, considerável relevância é atribuída ao fato de que as práticas científicas devem ser compreendidas segundo seu contexto histórico-social. Pautando-se na pertinência de pesquisas comprometidas com o estudo das influências axiológicas na dinâmica da Ciência, apresenta-se, neste artigo, uma discussão acerca do papel que os valores cognitivos podem desempenhar na compreensão de uma teoria biológica - seleção natural - mediante uma síntese histórico-epistemológica e demais aportes histórico-filosóficos, com o objetivo de investigar o desenvolvimento de uma nova estratégia de abordagem para o ensino dos conteúdos evolutivos no ensino de Biologia.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000100014Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.1 2013reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132013000100014info:eu-repo/semantics/openAccessBatista,Irinéa de LourdesLucas,Lucken Buenopor2013-03-25T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132013000100014Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:47.401271Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de Darwin |
title |
Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de Darwin |
spellingShingle |
Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de Darwin Batista,Irinéa de Lourdes Valor cognitivo Teoria da Seleção Natural História da ciência Filosofia da ciência Ensino-aprendizagem Ensino de Biologia |
title_short |
Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de Darwin |
title_full |
Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de Darwin |
title_fullStr |
Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de Darwin |
title_full_unstemmed |
Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de Darwin |
title_sort |
Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de Darwin |
author |
Batista,Irinéa de Lourdes |
author_facet |
Batista,Irinéa de Lourdes Lucas,Lucken Bueno |
author_role |
author |
author2 |
Lucas,Lucken Bueno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista,Irinéa de Lourdes Lucas,Lucken Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Valor cognitivo Teoria da Seleção Natural História da ciência Filosofia da ciência Ensino-aprendizagem Ensino de Biologia |
topic |
Valor cognitivo Teoria da Seleção Natural História da ciência Filosofia da ciência Ensino-aprendizagem Ensino de Biologia |
description |
Nos últimos anos, muitos autores têm discorrido sobre o papel dos valores nas atividades científicas. Ao se buscar por novas maneiras de se compreenderem os motivos, processos e resultados dessas atividades, considerável relevância é atribuída ao fato de que as práticas científicas devem ser compreendidas segundo seu contexto histórico-social. Pautando-se na pertinência de pesquisas comprometidas com o estudo das influências axiológicas na dinâmica da Ciência, apresenta-se, neste artigo, uma discussão acerca do papel que os valores cognitivos podem desempenhar na compreensão de uma teoria biológica - seleção natural - mediante uma síntese histórico-epistemológica e demais aportes histórico-filosóficos, com o objetivo de investigar o desenvolvimento de uma nova estratégia de abordagem para o ensino dos conteúdos evolutivos no ensino de Biologia. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000100014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000100014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132013000100014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.1 2013 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956718473216 |