Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de Darwin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista,Irinéa de Lourdes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lucas,Lucken Bueno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000100014
Resumo: Nos últimos anos, muitos autores têm discorrido sobre o papel dos valores nas atividades científicas. Ao se buscar por novas maneiras de se compreenderem os motivos, processos e resultados dessas atividades, considerável relevância é atribuída ao fato de que as práticas científicas devem ser compreendidas segundo seu contexto histórico-social. Pautando-se na pertinência de pesquisas comprometidas com o estudo das influências axiológicas na dinâmica da Ciência, apresenta-se, neste artigo, uma discussão acerca do papel que os valores cognitivos podem desempenhar na compreensão de uma teoria biológica - seleção natural - mediante uma síntese histórico-epistemológica e demais aportes histórico-filosóficos, com o objetivo de investigar o desenvolvimento de uma nova estratégia de abordagem para o ensino dos conteúdos evolutivos no ensino de Biologia.
id UNESP-22_79da8810edaa40d15b55c60f8ec8d2a2
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132013000100014
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de DarwinValor cognitivoTeoria da Seleção NaturalHistória da ciênciaFilosofia da ciênciaEnsino-aprendizagemEnsino de BiologiaNos últimos anos, muitos autores têm discorrido sobre o papel dos valores nas atividades científicas. Ao se buscar por novas maneiras de se compreenderem os motivos, processos e resultados dessas atividades, considerável relevância é atribuída ao fato de que as práticas científicas devem ser compreendidas segundo seu contexto histórico-social. Pautando-se na pertinência de pesquisas comprometidas com o estudo das influências axiológicas na dinâmica da Ciência, apresenta-se, neste artigo, uma discussão acerca do papel que os valores cognitivos podem desempenhar na compreensão de uma teoria biológica - seleção natural - mediante uma síntese histórico-epistemológica e demais aportes histórico-filosóficos, com o objetivo de investigar o desenvolvimento de uma nova estratégia de abordagem para o ensino dos conteúdos evolutivos no ensino de Biologia.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000100014Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.1 2013reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132013000100014info:eu-repo/semantics/openAccessBatista,Irinéa de LourdesLucas,Lucken Buenopor2013-03-25T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132013000100014Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:47.401271Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de Darwin
title Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de Darwin
spellingShingle Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de Darwin
Batista,Irinéa de Lourdes
Valor cognitivo
Teoria da Seleção Natural
História da ciência
Filosofia da ciência
Ensino-aprendizagem
Ensino de Biologia
title_short Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de Darwin
title_full Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de Darwin
title_fullStr Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de Darwin
title_full_unstemmed Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de Darwin
title_sort Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de Darwin
author Batista,Irinéa de Lourdes
author_facet Batista,Irinéa de Lourdes
Lucas,Lucken Bueno
author_role author
author2 Lucas,Lucken Bueno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista,Irinéa de Lourdes
Lucas,Lucken Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Valor cognitivo
Teoria da Seleção Natural
História da ciência
Filosofia da ciência
Ensino-aprendizagem
Ensino de Biologia
topic Valor cognitivo
Teoria da Seleção Natural
História da ciência
Filosofia da ciência
Ensino-aprendizagem
Ensino de Biologia
description Nos últimos anos, muitos autores têm discorrido sobre o papel dos valores nas atividades científicas. Ao se buscar por novas maneiras de se compreenderem os motivos, processos e resultados dessas atividades, considerável relevância é atribuída ao fato de que as práticas científicas devem ser compreendidas segundo seu contexto histórico-social. Pautando-se na pertinência de pesquisas comprometidas com o estudo das influências axiológicas na dinâmica da Ciência, apresenta-se, neste artigo, uma discussão acerca do papel que os valores cognitivos podem desempenhar na compreensão de uma teoria biológica - seleção natural - mediante uma síntese histórico-epistemológica e demais aportes histórico-filosóficos, com o objetivo de investigar o desenvolvimento de uma nova estratégia de abordagem para o ensino dos conteúdos evolutivos no ensino de Biologia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000100014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000100014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132013000100014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.1 2013
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956718473216