Ser professor de Matemática: escolhas, caminhos, desejos...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos,Marinez Meneghello
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Martins,João Batista, Arruda,Sergio de Mello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000300010
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar os fatores que levaram os jovens a escolherem a profissão de professor e mais especificamente a optar pela carreira de professor de Matemática. Participaram desta pesquisa os acadêmicos que cursavam o primeiro ano de licenciatura em Matemática na Universidade Estadual de Londrina, cujos depoimentos foram colhidos por meio da observação participante, compondo, ao final, o que poderíamos chamar de fragmentos de história de vida, sobre os quais lançamos diversos olhares, alicerçados em conceitos pertinentes à multirreferencialidade. A complexidade evidenciada pelo fenômeno em pesquisa levou essa investigação qualitativa a lançar mão de aportes teóricos com pontes em diversas áreas do conhecimento, com a intenção de realizar um movimento de não recortar a situação em estudo, mas ampliar o nosso olhar com relação ao objeto, em um trabalho que se pode chamar de bricolagem.
id UNESP-22_7c5e6875ea681795c1adc01fbbf88f30
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132005000300010
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Ser professor de Matemática: escolhas, caminhos, desejos...formação de professoresEducação MatemáticamultirreferencialidadeEste trabalho tem como objetivo investigar os fatores que levaram os jovens a escolherem a profissão de professor e mais especificamente a optar pela carreira de professor de Matemática. Participaram desta pesquisa os acadêmicos que cursavam o primeiro ano de licenciatura em Matemática na Universidade Estadual de Londrina, cujos depoimentos foram colhidos por meio da observação participante, compondo, ao final, o que poderíamos chamar de fragmentos de história de vida, sobre os quais lançamos diversos olhares, alicerçados em conceitos pertinentes à multirreferencialidade. A complexidade evidenciada pelo fenômeno em pesquisa levou essa investigação qualitativa a lançar mão de aportes teóricos com pontes em diversas áreas do conhecimento, com a intenção de realizar um movimento de não recortar a situação em estudo, mas ampliar o nosso olhar com relação ao objeto, em um trabalho que se pode chamar de bricolagem.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000300010Ciência & Educação (Bauru) v.11 n.3 2005reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132005000300010info:eu-repo/semantics/openAccessPassos,Marinez MeneghelloMartins,João BatistaArruda,Sergio de Mellopor2009-05-26T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132005000300010Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:28.284931Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Ser professor de Matemática: escolhas, caminhos, desejos...
title Ser professor de Matemática: escolhas, caminhos, desejos...
spellingShingle Ser professor de Matemática: escolhas, caminhos, desejos...
Passos,Marinez Meneghello
formação de professores
Educação Matemática
multirreferencialidade
title_short Ser professor de Matemática: escolhas, caminhos, desejos...
title_full Ser professor de Matemática: escolhas, caminhos, desejos...
title_fullStr Ser professor de Matemática: escolhas, caminhos, desejos...
title_full_unstemmed Ser professor de Matemática: escolhas, caminhos, desejos...
title_sort Ser professor de Matemática: escolhas, caminhos, desejos...
author Passos,Marinez Meneghello
author_facet Passos,Marinez Meneghello
Martins,João Batista
Arruda,Sergio de Mello
author_role author
author2 Martins,João Batista
Arruda,Sergio de Mello
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos,Marinez Meneghello
Martins,João Batista
Arruda,Sergio de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
Educação Matemática
multirreferencialidade
topic formação de professores
Educação Matemática
multirreferencialidade
description Este trabalho tem como objetivo investigar os fatores que levaram os jovens a escolherem a profissão de professor e mais especificamente a optar pela carreira de professor de Matemática. Participaram desta pesquisa os acadêmicos que cursavam o primeiro ano de licenciatura em Matemática na Universidade Estadual de Londrina, cujos depoimentos foram colhidos por meio da observação participante, compondo, ao final, o que poderíamos chamar de fragmentos de história de vida, sobre os quais lançamos diversos olhares, alicerçados em conceitos pertinentes à multirreferencialidade. A complexidade evidenciada pelo fenômeno em pesquisa levou essa investigação qualitativa a lançar mão de aportes teóricos com pontes em diversas áreas do conhecimento, com a intenção de realizar um movimento de não recortar a situação em estudo, mas ampliar o nosso olhar com relação ao objeto, em um trabalho que se pode chamar de bricolagem.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132005000300010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.11 n.3 2005
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170955342741504