O livro didático de ciências no ensino fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos,Simão Dias
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Souto,Emanuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100008
Resumo: A crescente discussão sobre a qualidade dos livros didáticos tem provocado sensíveis alterações na produção editorial nos últimos anos. Apesar dos significativos avanços, uma considerável quantidade de professores anda não tem acesso a instrumentos de análise de livros didáticos. Neste contexto, nós propomos uma série de critérios a serem utilizados por professores de ensino fundamental (6a. série) na escolha de seu livro de Ciências, tendo como modelo o conteúdo zoológico. Os seguintes tópicos foram considerados: conteúdo teórico, recursos visuais, atividades práticas e informações complementares. Pretende-se, com este trabalho, contribuir para o debate sobre a necessidade de um maior envolvimento dos professores no processo de escolha do livro.
id UNESP-22_7d4f983951ea090fedaec9d484416d78
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132003000100008
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling O livro didático de ciências no ensino fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológicoavaliação de livrosensino de Ciênciasformação de professoresensino fundamentalA crescente discussão sobre a qualidade dos livros didáticos tem provocado sensíveis alterações na produção editorial nos últimos anos. Apesar dos significativos avanços, uma considerável quantidade de professores anda não tem acesso a instrumentos de análise de livros didáticos. Neste contexto, nós propomos uma série de critérios a serem utilizados por professores de ensino fundamental (6a. série) na escolha de seu livro de Ciências, tendo como modelo o conteúdo zoológico. Os seguintes tópicos foram considerados: conteúdo teórico, recursos visuais, atividades práticas e informações complementares. Pretende-se, com este trabalho, contribuir para o debate sobre a necessidade de um maior envolvimento dos professores no processo de escolha do livro.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100008Ciência & Educação (Bauru) v.9 n.1 2003reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132003000100008info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos,Simão DiasSouto,Emanuelpor2010-09-23T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132003000100008Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:23.214945Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv O livro didático de ciências no ensino fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico
title O livro didático de ciências no ensino fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico
spellingShingle O livro didático de ciências no ensino fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico
Vasconcelos,Simão Dias
avaliação de livros
ensino de Ciências
formação de professores
ensino fundamental
title_short O livro didático de ciências no ensino fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico
title_full O livro didático de ciências no ensino fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico
title_fullStr O livro didático de ciências no ensino fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico
title_full_unstemmed O livro didático de ciências no ensino fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico
title_sort O livro didático de ciências no ensino fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico
author Vasconcelos,Simão Dias
author_facet Vasconcelos,Simão Dias
Souto,Emanuel
author_role author
author2 Souto,Emanuel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos,Simão Dias
Souto,Emanuel
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação de livros
ensino de Ciências
formação de professores
ensino fundamental
topic avaliação de livros
ensino de Ciências
formação de professores
ensino fundamental
description A crescente discussão sobre a qualidade dos livros didáticos tem provocado sensíveis alterações na produção editorial nos últimos anos. Apesar dos significativos avanços, uma considerável quantidade de professores anda não tem acesso a instrumentos de análise de livros didáticos. Neste contexto, nós propomos uma série de critérios a serem utilizados por professores de ensino fundamental (6a. série) na escolha de seu livro de Ciências, tendo como modelo o conteúdo zoológico. Os seguintes tópicos foram considerados: conteúdo teórico, recursos visuais, atividades práticas e informações complementares. Pretende-se, com este trabalho, contribuir para o debate sobre a necessidade de um maior envolvimento dos professores no processo de escolha do livro.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132003000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.9 n.1 2003
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170954943234048