A Física pelos professores de Física: a contribuição da Teoria das Representações Sociais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000300005 |
Resumo: | A perspectiva da Psicologia Social, sob o enfoque da teoria das representações sociais, apresenta outro olhar para a discussão sobre as concepções alternativas dos estudantes. Neste intuito, retomo a análise dos principais resultados de uma pesquisa realizada no ano de 1996, na qual se identificaram os elementos que constituem o campo da representação do objeto social ciência física pelos professores que ministram essa disciplina no Ensino Médio. Na pesquisa foram realizadas 66 entrevistas semiestruturadas com professores de 17 escolas públicas na cidade do Rio de Janeiro. O referencial teórico/metodológico utilizado foi a análise categorial temática, com o suporte do programa de documentação de texto Data Collector (para HyperCard, Macintosh) e da abordagem das representações sociais. Os resultados apontaram a presença de dois polos de representação: i) realismo crítico, apoiado na visão contemporânea das ciências, ii) realismo ingênuo, correspondente à maioria dos entrevistados, sustentado em idéias intuitivas. |
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A Física pelos professores de Física: a contribuição da Teoria das Representações SociaisEnsino de FísicaConcepções préviasRepresentações sociaisA perspectiva da Psicologia Social, sob o enfoque da teoria das representações sociais, apresenta outro olhar para a discussão sobre as concepções alternativas dos estudantes. Neste intuito, retomo a análise dos principais resultados de uma pesquisa realizada no ano de 1996, na qual se identificaram os elementos que constituem o campo da representação do objeto social ciência física pelos professores que ministram essa disciplina no Ensino Médio. Na pesquisa foram realizadas 66 entrevistas semiestruturadas com professores de 17 escolas públicas na cidade do Rio de Janeiro. O referencial teórico/metodológico utilizado foi a análise categorial temática, com o suporte do programa de documentação de texto Data Collector (para HyperCard, Macintosh) e da abordagem das representações sociais. Os resultados apontaram a presença de dois polos de representação: i) realismo crítico, apoiado na visão contemporânea das ciências, ii) realismo ingênuo, correspondente à maioria dos entrevistados, sustentado em idéias intuitivas.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000300005Ciência & Educação (Bauru) v.15 n.3 2009reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132009000300005info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Alcina Maria Testa Braz daMazzotti,Tarso Bonilhapor2010-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132009000300005Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:35.820580Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
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