Educação Ambiental em Escolas Municipais de Diadema, SP: estudo de características e práxis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100219 |
Resumo: | Resumo: A partir da percepção de que a sociedade do século XXI vem enfrentando muitos problemas socioambientais e que, considerando esse contexto, a educação ambiental (EA) torna-se uma prática essencial, esta pesquisa buscou entender a relação que a população de escolas públicas municipais da cidade de Diadema, região metropolitana de São Paulo, estabelece com o conhecimento no que tange ao meio ambiente e à EA, por meio de ações e projetos desenvolvidos nesses espaços. Esta pesquisa, de abordagem mista, utilizou análise documental e aplicação de questionário, a fim de identificar as características de EA presentes nos projetos e ações das escolas, de forma a inferir sobre seus efeitos no entendimento das questões socioambientais constantes em nossa sociedade. A partir dos resultados, foi possível refletir sobre caminhos que auxiliem futuras práticas nessas instituições. |
id |
UNESP-22_8cbd881c6ea6dc9f682142bcd51b33ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132021000100219 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ambiental em Escolas Municipais de Diadema, SP: estudo de características e práxisPráticas de educação ambientalEscola públicaEnsino fundamentalQuestões socioambientaisResumo: A partir da percepção de que a sociedade do século XXI vem enfrentando muitos problemas socioambientais e que, considerando esse contexto, a educação ambiental (EA) torna-se uma prática essencial, esta pesquisa buscou entender a relação que a população de escolas públicas municipais da cidade de Diadema, região metropolitana de São Paulo, estabelece com o conhecimento no que tange ao meio ambiente e à EA, por meio de ações e projetos desenvolvidos nesses espaços. Esta pesquisa, de abordagem mista, utilizou análise documental e aplicação de questionário, a fim de identificar as características de EA presentes nos projetos e ações das escolas, de forma a inferir sobre seus efeitos no entendimento das questões socioambientais constantes em nossa sociedade. A partir dos resultados, foi possível refletir sobre caminhos que auxiliem futuras práticas nessas instituições.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100219Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210020info:eu-repo/semantics/openAccessColagrande,Elaine AngelinaFarias,Luciana AparecidaBitencourt,Ana Luisa ViettiLeite,Luiz Omir de Cerqueirapor2021-05-14T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100219Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:17.475817Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental em Escolas Municipais de Diadema, SP: estudo de características e práxis |
title |
Educação Ambiental em Escolas Municipais de Diadema, SP: estudo de características e práxis |
spellingShingle |
Educação Ambiental em Escolas Municipais de Diadema, SP: estudo de características e práxis Colagrande,Elaine Angelina Práticas de educação ambiental Escola pública Ensino fundamental Questões socioambientais |
title_short |
Educação Ambiental em Escolas Municipais de Diadema, SP: estudo de características e práxis |
title_full |
Educação Ambiental em Escolas Municipais de Diadema, SP: estudo de características e práxis |
title_fullStr |
Educação Ambiental em Escolas Municipais de Diadema, SP: estudo de características e práxis |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental em Escolas Municipais de Diadema, SP: estudo de características e práxis |
title_sort |
Educação Ambiental em Escolas Municipais de Diadema, SP: estudo de características e práxis |
author |
Colagrande,Elaine Angelina |
author_facet |
Colagrande,Elaine Angelina Farias,Luciana Aparecida Bitencourt,Ana Luisa Vietti Leite,Luiz Omir de Cerqueira |
author_role |
author |
author2 |
Farias,Luciana Aparecida Bitencourt,Ana Luisa Vietti Leite,Luiz Omir de Cerqueira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colagrande,Elaine Angelina Farias,Luciana Aparecida Bitencourt,Ana Luisa Vietti Leite,Luiz Omir de Cerqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas de educação ambiental Escola pública Ensino fundamental Questões socioambientais |
topic |
Práticas de educação ambiental Escola pública Ensino fundamental Questões socioambientais |
description |
Resumo: A partir da percepção de que a sociedade do século XXI vem enfrentando muitos problemas socioambientais e que, considerando esse contexto, a educação ambiental (EA) torna-se uma prática essencial, esta pesquisa buscou entender a relação que a população de escolas públicas municipais da cidade de Diadema, região metropolitana de São Paulo, estabelece com o conhecimento no que tange ao meio ambiente e à EA, por meio de ações e projetos desenvolvidos nesses espaços. Esta pesquisa, de abordagem mista, utilizou análise documental e aplicação de questionário, a fim de identificar as características de EA presentes nos projetos e ações das escolas, de forma a inferir sobre seus efeitos no entendimento das questões socioambientais constantes em nossa sociedade. A partir dos resultados, foi possível refletir sobre caminhos que auxiliem futuras práticas nessas instituições. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100219 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320210020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170958988640256 |