Modelo de integração em sala de aula: drogas como mote da interdisciplinaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá,Marilde Beatriz Zorzi
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cedran,Jaime da Costa, Piai,Débora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300008
Resumo: O presente trabalho apresenta a descrição e resultados de uma atividade trabalhada com alunos do Ensino Médio e cujo tema abordado foram "as drogas". A ideia era que, utilizando um tema de grande repercussão e interesse dos jovens, amplamente discutido e de vasta relevância social, poder-se-ia trabalhar de maneira interdisciplinar e de forma contextualizada, contribuindo para a construção de conhecimentos relacionados ao ensino de Ciências. Nessa perspectiva, foi proposta uma sequência de atividades interdisciplinares, como pesquisas, produção de painéis e elaboração de reportagem, dentro do referido tema, que revelaram a importância da integração dos saberes e a reflexão sobre o assunto trabalhado. Os resultados obtidos mostraram que o interesse e o envolvimento dos alunos foram grandes, o que possibilitou a aquisição de aprendizagens realmente significativas.
id UNESP-22_902d6e4aea93949b79318a8b45fdec35
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132012000300008
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Modelo de integração em sala de aula: drogas como mote da interdisciplinaridadeEnsino MédioDrogasInterdisciplinaridadeEnsino de ciênciasO presente trabalho apresenta a descrição e resultados de uma atividade trabalhada com alunos do Ensino Médio e cujo tema abordado foram "as drogas". A ideia era que, utilizando um tema de grande repercussão e interesse dos jovens, amplamente discutido e de vasta relevância social, poder-se-ia trabalhar de maneira interdisciplinar e de forma contextualizada, contribuindo para a construção de conhecimentos relacionados ao ensino de Ciências. Nessa perspectiva, foi proposta uma sequência de atividades interdisciplinares, como pesquisas, produção de painéis e elaboração de reportagem, dentro do referido tema, que revelaram a importância da integração dos saberes e a reflexão sobre o assunto trabalhado. Os resultados obtidos mostraram que o interesse e o envolvimento dos alunos foram grandes, o que possibilitou a aquisição de aprendizagens realmente significativas.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300008Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.3 2012reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132012000300008info:eu-repo/semantics/openAccessSá,Marilde Beatriz ZorziCedran,Jaime da CostaPiai,Déborapor2012-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132012000300008Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:45.250334Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de integração em sala de aula: drogas como mote da interdisciplinaridade
title Modelo de integração em sala de aula: drogas como mote da interdisciplinaridade
spellingShingle Modelo de integração em sala de aula: drogas como mote da interdisciplinaridade
Sá,Marilde Beatriz Zorzi
Ensino Médio
Drogas
Interdisciplinaridade
Ensino de ciências
title_short Modelo de integração em sala de aula: drogas como mote da interdisciplinaridade
title_full Modelo de integração em sala de aula: drogas como mote da interdisciplinaridade
title_fullStr Modelo de integração em sala de aula: drogas como mote da interdisciplinaridade
title_full_unstemmed Modelo de integração em sala de aula: drogas como mote da interdisciplinaridade
title_sort Modelo de integração em sala de aula: drogas como mote da interdisciplinaridade
author Sá,Marilde Beatriz Zorzi
author_facet Sá,Marilde Beatriz Zorzi
Cedran,Jaime da Costa
Piai,Débora
author_role author
author2 Cedran,Jaime da Costa
Piai,Débora
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá,Marilde Beatriz Zorzi
Cedran,Jaime da Costa
Piai,Débora
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio
Drogas
Interdisciplinaridade
Ensino de ciências
topic Ensino Médio
Drogas
Interdisciplinaridade
Ensino de ciências
description O presente trabalho apresenta a descrição e resultados de uma atividade trabalhada com alunos do Ensino Médio e cujo tema abordado foram "as drogas". A ideia era que, utilizando um tema de grande repercussão e interesse dos jovens, amplamente discutido e de vasta relevância social, poder-se-ia trabalhar de maneira interdisciplinar e de forma contextualizada, contribuindo para a construção de conhecimentos relacionados ao ensino de Ciências. Nessa perspectiva, foi proposta uma sequência de atividades interdisciplinares, como pesquisas, produção de painéis e elaboração de reportagem, dentro do referido tema, que revelaram a importância da integração dos saberes e a reflexão sobre o assunto trabalhado. Os resultados obtidos mostraram que o interesse e o envolvimento dos alunos foram grandes, o que possibilitou a aquisição de aprendizagens realmente significativas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132012000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.3 2012
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956667092992