Drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor de escola pública / Psychoactive drugs in the context of work of the teacher of public school / Drogas psicoactivas en el contexto de trabajo del profesor de escuela pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bauer, Tatiane Xavier
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Volpato, Rosa Jacinto, Ferreira do Nascimento, Vagner, Rocha, Elias Marcelino, Oliveira, Pâmela Roberta, Almeida, Maria Aparecida Sousa Oliveira, Luis, Margarita Antonia Villar, Lemes, Alisséia Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal Health NPEPS
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/2922
Resumo: Objetivo: investigar a presença de drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor. Método: trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado no primeiro semestre de 2015, com 30 professores que atuavam em escolas de ensino médio público no interior de Mato Grosso. Utilizou-se um roteiro para a realização da entrevista audiogravada. Os dados foram analisados por meio da análise temática. Resultados: o estudo revelou que os professores estão cotidianamente em contato com estudantes consomem drogas psicoativas. Esses profissionais acreditam que a adolescência contribui para o uso de drogas psicoativas e que este consumo compromete o desempenho escolar. O estudo ainda revelou que dentro da escola tem sido abordado a temática sobre drogas psicoativas de forma esporádica, e consequentemente pouco eficaz. Verificou-se também que os professores sentem-se impotentes diante da problemática, principalmente por desconhecerem formas adequadas de abordagem com os estudantes. Conclusão: o estudo demonstrou a carência dos professores para o enfrentamento de questões referentes às drogas psicoativas nesse cenário, o que indica a necessidade de incluir esse conteúdo em formações continuadas e investimentos em projetos interdisciplinares com vistas a promover a qualidade de vida dos estudantes. 
id UNEMAT-3_c342af7d6f11674b96ba1ef148b5f230
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2922
network_acronym_str UNEMAT-3
network_name_str Journal Health NPEPS
repository_id_str
spelling Drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor de escola pública / Psychoactive drugs in the context of work of the teacher of public school / Drogas psicoactivas en el contexto de trabajo del profesor de escuela públicaAdolescenteDrogasEnsino MédioProfessoresPrevençãoObjetivo: investigar a presença de drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor. Método: trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado no primeiro semestre de 2015, com 30 professores que atuavam em escolas de ensino médio público no interior de Mato Grosso. Utilizou-se um roteiro para a realização da entrevista audiogravada. Os dados foram analisados por meio da análise temática. Resultados: o estudo revelou que os professores estão cotidianamente em contato com estudantes consomem drogas psicoativas. Esses profissionais acreditam que a adolescência contribui para o uso de drogas psicoativas e que este consumo compromete o desempenho escolar. O estudo ainda revelou que dentro da escola tem sido abordado a temática sobre drogas psicoativas de forma esporádica, e consequentemente pouco eficaz. Verificou-se também que os professores sentem-se impotentes diante da problemática, principalmente por desconhecerem formas adequadas de abordagem com os estudantes. Conclusão: o estudo demonstrou a carência dos professores para o enfrentamento de questões referentes às drogas psicoativas nesse cenário, o que indica a necessidade de incluir esse conteúdo em formações continuadas e investimentos em projetos interdisciplinares com vistas a promover a qualidade de vida dos estudantes. Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/292210.30681/25261010Journal Health NPEPS; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro-Junho; 166-184Journal Health NPEPS; Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro-Junho; 166-184Journal Health NPEPS; Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro-Junho; 166-1842526-101010.30681/25261010reponame:Journal Health NPEPSinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/2922/7231Copyright (c) 2020 JOURNAL HEALTH NPEPSinfo:eu-repo/semantics/openAccessBauer, Tatiane XavierVolpato, Rosa JacintoFerreira do Nascimento, VagnerRocha, Elias MarcelinoOliveira, Pâmela RobertaAlmeida, Maria Aparecida Sousa OliveiraLuis, Margarita Antonia VillarLemes, Alisséia Guimarães2022-11-14T05:28:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2922Revistahttp://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpepsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/oainpeps@unemat.br2526-10102526-1010opendoar:2023-01-12T16:41:30.147428Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor de escola pública / Psychoactive drugs in the context of work of the teacher of public school / Drogas psicoactivas en el contexto de trabajo del profesor de escuela pública
title Drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor de escola pública / Psychoactive drugs in the context of work of the teacher of public school / Drogas psicoactivas en el contexto de trabajo del profesor de escuela pública
spellingShingle Drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor de escola pública / Psychoactive drugs in the context of work of the teacher of public school / Drogas psicoactivas en el contexto de trabajo del profesor de escuela pública
Bauer, Tatiane Xavier
Adolescente
Drogas
Ensino Médio
Professores
Prevenção
title_short Drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor de escola pública / Psychoactive drugs in the context of work of the teacher of public school / Drogas psicoactivas en el contexto de trabajo del profesor de escuela pública
title_full Drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor de escola pública / Psychoactive drugs in the context of work of the teacher of public school / Drogas psicoactivas en el contexto de trabajo del profesor de escuela pública
title_fullStr Drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor de escola pública / Psychoactive drugs in the context of work of the teacher of public school / Drogas psicoactivas en el contexto de trabajo del profesor de escuela pública
title_full_unstemmed Drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor de escola pública / Psychoactive drugs in the context of work of the teacher of public school / Drogas psicoactivas en el contexto de trabajo del profesor de escuela pública
title_sort Drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor de escola pública / Psychoactive drugs in the context of work of the teacher of public school / Drogas psicoactivas en el contexto de trabajo del profesor de escuela pública
author Bauer, Tatiane Xavier
author_facet Bauer, Tatiane Xavier
Volpato, Rosa Jacinto
Ferreira do Nascimento, Vagner
Rocha, Elias Marcelino
Oliveira, Pâmela Roberta
Almeida, Maria Aparecida Sousa Oliveira
Luis, Margarita Antonia Villar
Lemes, Alisséia Guimarães
author_role author
author2 Volpato, Rosa Jacinto
Ferreira do Nascimento, Vagner
Rocha, Elias Marcelino
Oliveira, Pâmela Roberta
Almeida, Maria Aparecida Sousa Oliveira
Luis, Margarita Antonia Villar
Lemes, Alisséia Guimarães
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bauer, Tatiane Xavier
Volpato, Rosa Jacinto
Ferreira do Nascimento, Vagner
Rocha, Elias Marcelino
Oliveira, Pâmela Roberta
Almeida, Maria Aparecida Sousa Oliveira
Luis, Margarita Antonia Villar
Lemes, Alisséia Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente
Drogas
Ensino Médio
Professores
Prevenção
topic Adolescente
Drogas
Ensino Médio
Professores
Prevenção
description Objetivo: investigar a presença de drogas psicoativas no contexto de trabalho do professor. Método: trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado no primeiro semestre de 2015, com 30 professores que atuavam em escolas de ensino médio público no interior de Mato Grosso. Utilizou-se um roteiro para a realização da entrevista audiogravada. Os dados foram analisados por meio da análise temática. Resultados: o estudo revelou que os professores estão cotidianamente em contato com estudantes consomem drogas psicoativas. Esses profissionais acreditam que a adolescência contribui para o uso de drogas psicoativas e que este consumo compromete o desempenho escolar. O estudo ainda revelou que dentro da escola tem sido abordado a temática sobre drogas psicoativas de forma esporádica, e consequentemente pouco eficaz. Verificou-se também que os professores sentem-se impotentes diante da problemática, principalmente por desconhecerem formas adequadas de abordagem com os estudantes. Conclusão: o estudo demonstrou a carência dos professores para o enfrentamento de questões referentes às drogas psicoativas nesse cenário, o que indica a necessidade de incluir esse conteúdo em formações continuadas e investimentos em projetos interdisciplinares com vistas a promover a qualidade de vida dos estudantes. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/2922
10.30681/25261010
url https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/2922
identifier_str_mv 10.30681/25261010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/2922/7231
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 JOURNAL HEALTH NPEPS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 JOURNAL HEALTH NPEPS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Health NPEPS; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro-Junho; 166-184
Journal Health NPEPS; Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro-Junho; 166-184
Journal Health NPEPS; Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro-Junho; 166-184
2526-1010
10.30681/25261010
reponame:Journal Health NPEPS
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Journal Health NPEPS
collection Journal Health NPEPS
repository.name.fl_str_mv Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv npeps@unemat.br
_version_ 1797051501980418048