Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Eniz Conceição
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Guerra,Cecília, Costa,Nilza, Pino,José Claudio Del
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000400891
Resumo: Resumo: A abordagem educativa da Ciência, numa perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), preconiza um ensino centrado no desenvolvimento de competências transversais dos alunos, como, por exemplo, espírito crítico, resolução de problemas, aplicação de conhecimento científico e tecnológico em situações do cotidiano. O presente estudo é parte de uma investigação que teve como objetivo avaliar se Manuais Escolares de Química do 10º ano mais adotados em Portugal exploravam os conteúdos e apresentavam atividades que buscassem o estabelecimento das relações CTS. O estudo mostra que a visão integrada da Ciência, nas suas relações com a Tecnologia e a Sociedade, não era muito evidente nos manuais analisados, o que sugere a necessidade de os professores desenvolverem recursos didáticos com uma orientação CTS.
id UNESP-22_90d5025db260d0a69cd725f7d0c535f3
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132018000400891
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliaçãoEnsino de químicaCTSManual escolarEnsino médioAvaliaçãoResumo: A abordagem educativa da Ciência, numa perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), preconiza um ensino centrado no desenvolvimento de competências transversais dos alunos, como, por exemplo, espírito crítico, resolução de problemas, aplicação de conhecimento científico e tecnológico em situações do cotidiano. O presente estudo é parte de uma investigação que teve como objetivo avaliar se Manuais Escolares de Química do 10º ano mais adotados em Portugal exploravam os conteúdos e apresentavam atividades que buscassem o estabelecimento das relações CTS. O estudo mostra que a visão integrada da Ciência, nas suas relações com a Tecnologia e a Sociedade, não era muito evidente nos manuais analisados, o que sugere a necessidade de os professores desenvolverem recursos didáticos com uma orientação CTS.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000400891Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.4 2018reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320180040006info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Eniz ConceiçãoGuerra,CecíliaCosta,NilzaPino,José Claudio Delpor2018-11-14T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132018000400891Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:07.445200Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação
title Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação
spellingShingle Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação
Oliveira,Eniz Conceição
Ensino de química
CTS
Manual escolar
Ensino médio
Avaliação
title_short Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação
title_full Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação
title_fullStr Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação
title_full_unstemmed Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação
title_sort Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação
author Oliveira,Eniz Conceição
author_facet Oliveira,Eniz Conceição
Guerra,Cecília
Costa,Nilza
Pino,José Claudio Del
author_role author
author2 Guerra,Cecília
Costa,Nilza
Pino,José Claudio Del
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Eniz Conceição
Guerra,Cecília
Costa,Nilza
Pino,José Claudio Del
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
CTS
Manual escolar
Ensino médio
Avaliação
topic Ensino de química
CTS
Manual escolar
Ensino médio
Avaliação
description Resumo: A abordagem educativa da Ciência, numa perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), preconiza um ensino centrado no desenvolvimento de competências transversais dos alunos, como, por exemplo, espírito crítico, resolução de problemas, aplicação de conhecimento científico e tecnológico em situações do cotidiano. O presente estudo é parte de uma investigação que teve como objetivo avaliar se Manuais Escolares de Química do 10º ano mais adotados em Portugal exploravam os conteúdos e apresentavam atividades que buscassem o estabelecimento das relações CTS. O estudo mostra que a visão integrada da Ciência, nas suas relações com a Tecnologia e a Sociedade, não era muito evidente nos manuais analisados, o que sugere a necessidade de os professores desenvolverem recursos didáticos com uma orientação CTS.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000400891
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000400891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320180040006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.4 2018
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958341668864