Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000400891 |
Resumo: | Resumo: A abordagem educativa da Ciência, numa perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), preconiza um ensino centrado no desenvolvimento de competências transversais dos alunos, como, por exemplo, espírito crítico, resolução de problemas, aplicação de conhecimento científico e tecnológico em situações do cotidiano. O presente estudo é parte de uma investigação que teve como objetivo avaliar se Manuais Escolares de Química do 10º ano mais adotados em Portugal exploravam os conteúdos e apresentavam atividades que buscassem o estabelecimento das relações CTS. O estudo mostra que a visão integrada da Ciência, nas suas relações com a Tecnologia e a Sociedade, não era muito evidente nos manuais analisados, o que sugere a necessidade de os professores desenvolverem recursos didáticos com uma orientação CTS. |
id |
UNESP-22_90d5025db260d0a69cd725f7d0c535f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132018000400891 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliaçãoEnsino de químicaCTSManual escolarEnsino médioAvaliaçãoResumo: A abordagem educativa da Ciência, numa perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), preconiza um ensino centrado no desenvolvimento de competências transversais dos alunos, como, por exemplo, espírito crítico, resolução de problemas, aplicação de conhecimento científico e tecnológico em situações do cotidiano. O presente estudo é parte de uma investigação que teve como objetivo avaliar se Manuais Escolares de Química do 10º ano mais adotados em Portugal exploravam os conteúdos e apresentavam atividades que buscassem o estabelecimento das relações CTS. O estudo mostra que a visão integrada da Ciência, nas suas relações com a Tecnologia e a Sociedade, não era muito evidente nos manuais analisados, o que sugere a necessidade de os professores desenvolverem recursos didáticos com uma orientação CTS.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000400891Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.4 2018reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320180040006info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Eniz ConceiçãoGuerra,CecíliaCosta,NilzaPino,José Claudio Delpor2018-11-14T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132018000400891Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:07.445200Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação |
title |
Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação |
spellingShingle |
Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação Oliveira,Eniz Conceição Ensino de química CTS Manual escolar Ensino médio Avaliação |
title_short |
Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação |
title_full |
Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação |
title_fullStr |
Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação |
title_full_unstemmed |
Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação |
title_sort |
Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação |
author |
Oliveira,Eniz Conceição |
author_facet |
Oliveira,Eniz Conceição Guerra,Cecília Costa,Nilza Pino,José Claudio Del |
author_role |
author |
author2 |
Guerra,Cecília Costa,Nilza Pino,José Claudio Del |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Eniz Conceição Guerra,Cecília Costa,Nilza Pino,José Claudio Del |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química CTS Manual escolar Ensino médio Avaliação |
topic |
Ensino de química CTS Manual escolar Ensino médio Avaliação |
description |
Resumo: A abordagem educativa da Ciência, numa perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), preconiza um ensino centrado no desenvolvimento de competências transversais dos alunos, como, por exemplo, espírito crítico, resolução de problemas, aplicação de conhecimento científico e tecnológico em situações do cotidiano. O presente estudo é parte de uma investigação que teve como objetivo avaliar se Manuais Escolares de Química do 10º ano mais adotados em Portugal exploravam os conteúdos e apresentavam atividades que buscassem o estabelecimento das relações CTS. O estudo mostra que a visão integrada da Ciência, nas suas relações com a Tecnologia e a Sociedade, não era muito evidente nos manuais analisados, o que sugere a necessidade de os professores desenvolverem recursos didáticos com uma orientação CTS. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000400891 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000400891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320180040006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.4 2018 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170958341668864 |