Analisando as interações dos participantes numa disciplina de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villani,Alberto
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Santana,Dulceval de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132004000200005
Resumo: Neste trabalho analisaremos o desenvolvimento de uma disciplina de Mecânica num curso de pós-graduação em Ensino de Ciências, focalizando o processo de envolvimento da classe como um todo, incluindo professor e alunos. Após apresentar a metodologia de pesquisa (um estudo de caso) e as categorias que subsidiaram a análise, apresentaremos com detalhes o processo de mudança dos alunos rumo a uma participação progressivamente mais satisfatória e a correspondente interpretação a partir de alguns conceitos da Psicanálise. Concluiremos com algumas sugestões referentes às possibilidades de tornar mais eficientes as intervenções didáticas do professor.
id UNESP-22_9378f4ffce5a9bfe7f5aed1584f7199b
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132004000200005
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Analisando as interações dos participantes numa disciplina de Físicapsicanálise e educaçãogrupo de aprendizagemensino de FísicaNeste trabalho analisaremos o desenvolvimento de uma disciplina de Mecânica num curso de pós-graduação em Ensino de Ciências, focalizando o processo de envolvimento da classe como um todo, incluindo professor e alunos. Após apresentar a metodologia de pesquisa (um estudo de caso) e as categorias que subsidiaram a análise, apresentaremos com detalhes o processo de mudança dos alunos rumo a uma participação progressivamente mais satisfatória e a correspondente interpretação a partir de alguns conceitos da Psicanálise. Concluiremos com algumas sugestões referentes às possibilidades de tornar mais eficientes as intervenções didáticas do professor.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132004000200005Ciência & Educação (Bauru) v.10 n.2 2004reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132004000200005info:eu-repo/semantics/openAccessVillani,AlbertoSantana,Dulceval de Andradepor2009-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132004000200005Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:24.790968Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Analisando as interações dos participantes numa disciplina de Física
title Analisando as interações dos participantes numa disciplina de Física
spellingShingle Analisando as interações dos participantes numa disciplina de Física
Villani,Alberto
psicanálise e educação
grupo de aprendizagem
ensino de Física
title_short Analisando as interações dos participantes numa disciplina de Física
title_full Analisando as interações dos participantes numa disciplina de Física
title_fullStr Analisando as interações dos participantes numa disciplina de Física
title_full_unstemmed Analisando as interações dos participantes numa disciplina de Física
title_sort Analisando as interações dos participantes numa disciplina de Física
author Villani,Alberto
author_facet Villani,Alberto
Santana,Dulceval de Andrade
author_role author
author2 Santana,Dulceval de Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Villani,Alberto
Santana,Dulceval de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv psicanálise e educação
grupo de aprendizagem
ensino de Física
topic psicanálise e educação
grupo de aprendizagem
ensino de Física
description Neste trabalho analisaremos o desenvolvimento de uma disciplina de Mecânica num curso de pós-graduação em Ensino de Ciências, focalizando o processo de envolvimento da classe como um todo, incluindo professor e alunos. Após apresentar a metodologia de pesquisa (um estudo de caso) e as categorias que subsidiaram a análise, apresentaremos com detalhes o processo de mudança dos alunos rumo a uma participação progressivamente mais satisfatória e a correspondente interpretação a partir de alguns conceitos da Psicanálise. Concluiremos com algumas sugestões referentes às possibilidades de tornar mais eficientes as intervenções didáticas do professor.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132004000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132004000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132004000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.10 n.2 2004
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170955265146880