Análise do vínculo entre grupo e professora numa aula de ciências do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000200007 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho consiste em investigar a dinâmica de um grupo de aprendizagem numa aula de ciências. O grupo selecionado para a pesquisa constituiu-se de quatro alunos do II Ciclo (3ª e 4ª séries) do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados no 1º semestre de 2004, mediante gravação das aulas em vídeo, numa escola pública do município de Londrina-Paraná. O referencial teórico utilizado para análise e interpretação dos dados é de orientação psicanalítica, particularmente a Teoria do Vínculo de Pichon-Rivière. Entre os principais resultados encontrados, destacamos o vínculo estabelecido entre o grupo e a professora, o qual contribuiu para uma organização mais estável entre os membros, inclusive, com a aceitação de um aluno que se sentia excluído. Concluímos discutindo alguns aspectos relevantes a serem levados em consideração na promoção e sustentação da aprendizagem em grupo em sala de aula. |
id |
UNESP-22_2ace196ee0ae0c78b1936bba1105874e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132007000200007 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do vínculo entre grupo e professora numa aula de ciências do Ensino FundamentalPsicanálise e educaçãoEnsino de ciênciasGrupo de aprendizagemO objetivo deste trabalho consiste em investigar a dinâmica de um grupo de aprendizagem numa aula de ciências. O grupo selecionado para a pesquisa constituiu-se de quatro alunos do II Ciclo (3ª e 4ª séries) do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados no 1º semestre de 2004, mediante gravação das aulas em vídeo, numa escola pública do município de Londrina-Paraná. O referencial teórico utilizado para análise e interpretação dos dados é de orientação psicanalítica, particularmente a Teoria do Vínculo de Pichon-Rivière. Entre os principais resultados encontrados, destacamos o vínculo estabelecido entre o grupo e a professora, o qual contribuiu para uma organização mais estável entre os membros, inclusive, com a aceitação de um aluno que se sentia excluído. Concluímos discutindo alguns aspectos relevantes a serem levados em consideração na promoção e sustentação da aprendizagem em grupo em sala de aula.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000200007Ciência & Educação (Bauru) v.13 n.2 2007reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132007000200007info:eu-repo/semantics/openAccessBarros,Marcelo AlvesLaburú,Carlos EduardoRocha,Zenaide F. D. C.por2007-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132007000200007Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:30.870875Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do vínculo entre grupo e professora numa aula de ciências do Ensino Fundamental |
title |
Análise do vínculo entre grupo e professora numa aula de ciências do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Análise do vínculo entre grupo e professora numa aula de ciências do Ensino Fundamental Barros,Marcelo Alves Psicanálise e educação Ensino de ciências Grupo de aprendizagem |
title_short |
Análise do vínculo entre grupo e professora numa aula de ciências do Ensino Fundamental |
title_full |
Análise do vínculo entre grupo e professora numa aula de ciências do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Análise do vínculo entre grupo e professora numa aula de ciências do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Análise do vínculo entre grupo e professora numa aula de ciências do Ensino Fundamental |
title_sort |
Análise do vínculo entre grupo e professora numa aula de ciências do Ensino Fundamental |
author |
Barros,Marcelo Alves |
author_facet |
Barros,Marcelo Alves Laburú,Carlos Eduardo Rocha,Zenaide F. D. C. |
author_role |
author |
author2 |
Laburú,Carlos Eduardo Rocha,Zenaide F. D. C. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros,Marcelo Alves Laburú,Carlos Eduardo Rocha,Zenaide F. D. C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicanálise e educação Ensino de ciências Grupo de aprendizagem |
topic |
Psicanálise e educação Ensino de ciências Grupo de aprendizagem |
description |
O objetivo deste trabalho consiste em investigar a dinâmica de um grupo de aprendizagem numa aula de ciências. O grupo selecionado para a pesquisa constituiu-se de quatro alunos do II Ciclo (3ª e 4ª séries) do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados no 1º semestre de 2004, mediante gravação das aulas em vídeo, numa escola pública do município de Londrina-Paraná. O referencial teórico utilizado para análise e interpretação dos dados é de orientação psicanalítica, particularmente a Teoria do Vínculo de Pichon-Rivière. Entre os principais resultados encontrados, destacamos o vínculo estabelecido entre o grupo e a professora, o qual contribuiu para uma organização mais estável entre os membros, inclusive, com a aceitação de um aluno que se sentia excluído. Concluímos discutindo alguns aspectos relevantes a serem levados em consideração na promoção e sustentação da aprendizagem em grupo em sala de aula. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000200007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000200007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132007000200007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.13 n.2 2007 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170955643682816 |