Análise do vínculo entre grupo e professora numa aula de ciências do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros,Marcelo Alves
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Laburú,Carlos Eduardo, Rocha,Zenaide F. D. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000200007
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em investigar a dinâmica de um grupo de aprendizagem numa aula de ciências. O grupo selecionado para a pesquisa constituiu-se de quatro alunos do II Ciclo (3ª e 4ª séries) do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados no 1º semestre de 2004, mediante gravação das aulas em vídeo, numa escola pública do município de Londrina-Paraná. O referencial teórico utilizado para análise e interpretação dos dados é de orientação psicanalítica, particularmente a Teoria do Vínculo de Pichon-Rivière. Entre os principais resultados encontrados, destacamos o vínculo estabelecido entre o grupo e a professora, o qual contribuiu para uma organização mais estável entre os membros, inclusive, com a aceitação de um aluno que se sentia excluído. Concluímos discutindo alguns aspectos relevantes a serem levados em consideração na promoção e sustentação da aprendizagem em grupo em sala de aula.
id UNESP-22_2ace196ee0ae0c78b1936bba1105874e
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132007000200007
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Análise do vínculo entre grupo e professora numa aula de ciências do Ensino FundamentalPsicanálise e educaçãoEnsino de ciênciasGrupo de aprendizagemO objetivo deste trabalho consiste em investigar a dinâmica de um grupo de aprendizagem numa aula de ciências. O grupo selecionado para a pesquisa constituiu-se de quatro alunos do II Ciclo (3ª e 4ª séries) do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados no 1º semestre de 2004, mediante gravação das aulas em vídeo, numa escola pública do município de Londrina-Paraná. O referencial teórico utilizado para análise e interpretação dos dados é de orientação psicanalítica, particularmente a Teoria do Vínculo de Pichon-Rivière. Entre os principais resultados encontrados, destacamos o vínculo estabelecido entre o grupo e a professora, o qual contribuiu para uma organização mais estável entre os membros, inclusive, com a aceitação de um aluno que se sentia excluído. Concluímos discutindo alguns aspectos relevantes a serem levados em consideração na promoção e sustentação da aprendizagem em grupo em sala de aula.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000200007Ciência & Educação (Bauru) v.13 n.2 2007reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132007000200007info:eu-repo/semantics/openAccessBarros,Marcelo AlvesLaburú,Carlos EduardoRocha,Zenaide F. D. C.por2007-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132007000200007Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:30.870875Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Análise do vínculo entre grupo e professora numa aula de ciências do Ensino Fundamental
title Análise do vínculo entre grupo e professora numa aula de ciências do Ensino Fundamental
spellingShingle Análise do vínculo entre grupo e professora numa aula de ciências do Ensino Fundamental
Barros,Marcelo Alves
Psicanálise e educação
Ensino de ciências
Grupo de aprendizagem
title_short Análise do vínculo entre grupo e professora numa aula de ciências do Ensino Fundamental
title_full Análise do vínculo entre grupo e professora numa aula de ciências do Ensino Fundamental
title_fullStr Análise do vínculo entre grupo e professora numa aula de ciências do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Análise do vínculo entre grupo e professora numa aula de ciências do Ensino Fundamental
title_sort Análise do vínculo entre grupo e professora numa aula de ciências do Ensino Fundamental
author Barros,Marcelo Alves
author_facet Barros,Marcelo Alves
Laburú,Carlos Eduardo
Rocha,Zenaide F. D. C.
author_role author
author2 Laburú,Carlos Eduardo
Rocha,Zenaide F. D. C.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros,Marcelo Alves
Laburú,Carlos Eduardo
Rocha,Zenaide F. D. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise e educação
Ensino de ciências
Grupo de aprendizagem
topic Psicanálise e educação
Ensino de ciências
Grupo de aprendizagem
description O objetivo deste trabalho consiste em investigar a dinâmica de um grupo de aprendizagem numa aula de ciências. O grupo selecionado para a pesquisa constituiu-se de quatro alunos do II Ciclo (3ª e 4ª séries) do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados no 1º semestre de 2004, mediante gravação das aulas em vídeo, numa escola pública do município de Londrina-Paraná. O referencial teórico utilizado para análise e interpretação dos dados é de orientação psicanalítica, particularmente a Teoria do Vínculo de Pichon-Rivière. Entre os principais resultados encontrados, destacamos o vínculo estabelecido entre o grupo e a professora, o qual contribuiu para uma organização mais estável entre os membros, inclusive, com a aceitação de um aluno que se sentia excluído. Concluímos discutindo alguns aspectos relevantes a serem levados em consideração na promoção e sustentação da aprendizagem em grupo em sala de aula.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132007000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.13 n.2 2007
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170955643682816