Investigando princípios de design de uma sequência didática sobre metabolismo energético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento,Anna Cássia de Holanda
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Muniz,Cássia Regina Reis, Silva,Natália Rodrigues da, Pereira,Valter Alves, Santana,Maria Aparecida dos Santos, Sá,Thiago Serravalle de, El-Hani,Charbel Niño
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300006
Resumo: Este artigo contempla uma investigação sobre princípios de design de uma sequência didática que visa favorecer a aprendizagem sobre metabolismo energético na primeira série do Ensino Médio. O estudo foi realizado por pesquisadores e professores-investigadores reunidos numa equipe colaborativa. Consideramos, na sequência, critérios de justificação a priori, relativos a aspectos epistemológicos, psicocognitivos e didáticos. Na validação a posteriori, utilizamos pré- e pós-testes, triangulando métodos quantitativos e qualitativos. Os princípios de design incluíram: uso de textos de divulgação científica, contextualização dos assuntos em relação ao cotidiano dos estudantes, processo coletivo e cooperativo de aprendizagem. A intervenção mostrou efeitos positivos dos princípios de design quanto à motivação dos estudantes e à aprendizagem de conteúdos, sobretudo sobre transformações de energia, fermentação e biotecnologia. Contudo, algumas concepções alternativas resistiram a mudanças, especialmente aquelas relativas à fotossíntese e respiração celular, fornecendo indicações para o aprimoramento dos princípios de design e de sua implementação em sala.
id UNESP-22_93ac216fe756d3901c4142836264259f
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132013000300006
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Investigando princípios de design de uma sequência didática sobre metabolismo energéticoEnsino de ciênciasEnsino MédioSequência didáticaMetabolismo energéticoProfessor-investigadorEste artigo contempla uma investigação sobre princípios de design de uma sequência didática que visa favorecer a aprendizagem sobre metabolismo energético na primeira série do Ensino Médio. O estudo foi realizado por pesquisadores e professores-investigadores reunidos numa equipe colaborativa. Consideramos, na sequência, critérios de justificação a priori, relativos a aspectos epistemológicos, psicocognitivos e didáticos. Na validação a posteriori, utilizamos pré- e pós-testes, triangulando métodos quantitativos e qualitativos. Os princípios de design incluíram: uso de textos de divulgação científica, contextualização dos assuntos em relação ao cotidiano dos estudantes, processo coletivo e cooperativo de aprendizagem. A intervenção mostrou efeitos positivos dos princípios de design quanto à motivação dos estudantes e à aprendizagem de conteúdos, sobretudo sobre transformações de energia, fermentação e biotecnologia. Contudo, algumas concepções alternativas resistiram a mudanças, especialmente aquelas relativas à fotossíntese e respiração celular, fornecendo indicações para o aprimoramento dos princípios de design e de sua implementação em sala.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300006Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.3 2013reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132013000300006info:eu-repo/semantics/openAccessSarmento,Anna Cássia de HolandaMuniz,Cássia Regina ReisSilva,Natália Rodrigues daPereira,Valter AlvesSantana,Maria Aparecida dos SantosSá,Thiago Serravalle deEl-Hani,Charbel Niñopor2013-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132013000300006Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:48.757146Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Investigando princípios de design de uma sequência didática sobre metabolismo energético
title Investigando princípios de design de uma sequência didática sobre metabolismo energético
spellingShingle Investigando princípios de design de uma sequência didática sobre metabolismo energético
Sarmento,Anna Cássia de Holanda
Ensino de ciências
Ensino Médio
Sequência didática
Metabolismo energético
Professor-investigador
title_short Investigando princípios de design de uma sequência didática sobre metabolismo energético
title_full Investigando princípios de design de uma sequência didática sobre metabolismo energético
title_fullStr Investigando princípios de design de uma sequência didática sobre metabolismo energético
title_full_unstemmed Investigando princípios de design de uma sequência didática sobre metabolismo energético
title_sort Investigando princípios de design de uma sequência didática sobre metabolismo energético
author Sarmento,Anna Cássia de Holanda
author_facet Sarmento,Anna Cássia de Holanda
Muniz,Cássia Regina Reis
Silva,Natália Rodrigues da
Pereira,Valter Alves
Santana,Maria Aparecida dos Santos
Sá,Thiago Serravalle de
El-Hani,Charbel Niño
author_role author
author2 Muniz,Cássia Regina Reis
Silva,Natália Rodrigues da
Pereira,Valter Alves
Santana,Maria Aparecida dos Santos
Sá,Thiago Serravalle de
El-Hani,Charbel Niño
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarmento,Anna Cássia de Holanda
Muniz,Cássia Regina Reis
Silva,Natália Rodrigues da
Pereira,Valter Alves
Santana,Maria Aparecida dos Santos
Sá,Thiago Serravalle de
El-Hani,Charbel Niño
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Ensino Médio
Sequência didática
Metabolismo energético
Professor-investigador
topic Ensino de ciências
Ensino Médio
Sequência didática
Metabolismo energético
Professor-investigador
description Este artigo contempla uma investigação sobre princípios de design de uma sequência didática que visa favorecer a aprendizagem sobre metabolismo energético na primeira série do Ensino Médio. O estudo foi realizado por pesquisadores e professores-investigadores reunidos numa equipe colaborativa. Consideramos, na sequência, critérios de justificação a priori, relativos a aspectos epistemológicos, psicocognitivos e didáticos. Na validação a posteriori, utilizamos pré- e pós-testes, triangulando métodos quantitativos e qualitativos. Os princípios de design incluíram: uso de textos de divulgação científica, contextualização dos assuntos em relação ao cotidiano dos estudantes, processo coletivo e cooperativo de aprendizagem. A intervenção mostrou efeitos positivos dos princípios de design quanto à motivação dos estudantes e à aprendizagem de conteúdos, sobretudo sobre transformações de energia, fermentação e biotecnologia. Contudo, algumas concepções alternativas resistiram a mudanças, especialmente aquelas relativas à fotossíntese e respiração celular, fornecendo indicações para o aprimoramento dos princípios de design e de sua implementação em sala.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132013000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.3 2013
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956750979072