Investigando princípios de design de uma sequência didática sobre metabolismo energético
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300006 |
Resumo: | Este artigo contempla uma investigação sobre princípios de design de uma sequência didática que visa favorecer a aprendizagem sobre metabolismo energético na primeira série do Ensino Médio. O estudo foi realizado por pesquisadores e professores-investigadores reunidos numa equipe colaborativa. Consideramos, na sequência, critérios de justificação a priori, relativos a aspectos epistemológicos, psicocognitivos e didáticos. Na validação a posteriori, utilizamos pré- e pós-testes, triangulando métodos quantitativos e qualitativos. Os princípios de design incluíram: uso de textos de divulgação científica, contextualização dos assuntos em relação ao cotidiano dos estudantes, processo coletivo e cooperativo de aprendizagem. A intervenção mostrou efeitos positivos dos princípios de design quanto à motivação dos estudantes e à aprendizagem de conteúdos, sobretudo sobre transformações de energia, fermentação e biotecnologia. Contudo, algumas concepções alternativas resistiram a mudanças, especialmente aquelas relativas à fotossíntese e respiração celular, fornecendo indicações para o aprimoramento dos princípios de design e de sua implementação em sala. |
id |
UNESP-22_93ac216fe756d3901c4142836264259f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132013000300006 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigando princípios de design de uma sequência didática sobre metabolismo energéticoEnsino de ciênciasEnsino MédioSequência didáticaMetabolismo energéticoProfessor-investigadorEste artigo contempla uma investigação sobre princípios de design de uma sequência didática que visa favorecer a aprendizagem sobre metabolismo energético na primeira série do Ensino Médio. O estudo foi realizado por pesquisadores e professores-investigadores reunidos numa equipe colaborativa. Consideramos, na sequência, critérios de justificação a priori, relativos a aspectos epistemológicos, psicocognitivos e didáticos. Na validação a posteriori, utilizamos pré- e pós-testes, triangulando métodos quantitativos e qualitativos. Os princípios de design incluíram: uso de textos de divulgação científica, contextualização dos assuntos em relação ao cotidiano dos estudantes, processo coletivo e cooperativo de aprendizagem. A intervenção mostrou efeitos positivos dos princípios de design quanto à motivação dos estudantes e à aprendizagem de conteúdos, sobretudo sobre transformações de energia, fermentação e biotecnologia. Contudo, algumas concepções alternativas resistiram a mudanças, especialmente aquelas relativas à fotossíntese e respiração celular, fornecendo indicações para o aprimoramento dos princípios de design e de sua implementação em sala.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300006Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.3 2013reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132013000300006info:eu-repo/semantics/openAccessSarmento,Anna Cássia de HolandaMuniz,Cássia Regina ReisSilva,Natália Rodrigues daPereira,Valter AlvesSantana,Maria Aparecida dos SantosSá,Thiago Serravalle deEl-Hani,Charbel Niñopor2013-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132013000300006Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:48.757146Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigando princípios de design de uma sequência didática sobre metabolismo energético |
title |
Investigando princípios de design de uma sequência didática sobre metabolismo energético |
spellingShingle |
Investigando princípios de design de uma sequência didática sobre metabolismo energético Sarmento,Anna Cássia de Holanda Ensino de ciências Ensino Médio Sequência didática Metabolismo energético Professor-investigador |
title_short |
Investigando princípios de design de uma sequência didática sobre metabolismo energético |
title_full |
Investigando princípios de design de uma sequência didática sobre metabolismo energético |
title_fullStr |
Investigando princípios de design de uma sequência didática sobre metabolismo energético |
title_full_unstemmed |
Investigando princípios de design de uma sequência didática sobre metabolismo energético |
title_sort |
Investigando princípios de design de uma sequência didática sobre metabolismo energético |
author |
Sarmento,Anna Cássia de Holanda |
author_facet |
Sarmento,Anna Cássia de Holanda Muniz,Cássia Regina Reis Silva,Natália Rodrigues da Pereira,Valter Alves Santana,Maria Aparecida dos Santos Sá,Thiago Serravalle de El-Hani,Charbel Niño |
author_role |
author |
author2 |
Muniz,Cássia Regina Reis Silva,Natália Rodrigues da Pereira,Valter Alves Santana,Maria Aparecida dos Santos Sá,Thiago Serravalle de El-Hani,Charbel Niño |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sarmento,Anna Cássia de Holanda Muniz,Cássia Regina Reis Silva,Natália Rodrigues da Pereira,Valter Alves Santana,Maria Aparecida dos Santos Sá,Thiago Serravalle de El-Hani,Charbel Niño |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Ensino Médio Sequência didática Metabolismo energético Professor-investigador |
topic |
Ensino de ciências Ensino Médio Sequência didática Metabolismo energético Professor-investigador |
description |
Este artigo contempla uma investigação sobre princípios de design de uma sequência didática que visa favorecer a aprendizagem sobre metabolismo energético na primeira série do Ensino Médio. O estudo foi realizado por pesquisadores e professores-investigadores reunidos numa equipe colaborativa. Consideramos, na sequência, critérios de justificação a priori, relativos a aspectos epistemológicos, psicocognitivos e didáticos. Na validação a posteriori, utilizamos pré- e pós-testes, triangulando métodos quantitativos e qualitativos. Os princípios de design incluíram: uso de textos de divulgação científica, contextualização dos assuntos em relação ao cotidiano dos estudantes, processo coletivo e cooperativo de aprendizagem. A intervenção mostrou efeitos positivos dos princípios de design quanto à motivação dos estudantes e à aprendizagem de conteúdos, sobretudo sobre transformações de energia, fermentação e biotecnologia. Contudo, algumas concepções alternativas resistiram a mudanças, especialmente aquelas relativas à fotossíntese e respiração celular, fornecendo indicações para o aprimoramento dos princípios de design e de sua implementação em sala. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132013000300006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.3 2013 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956750979072 |