A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000200006 |
Resumo: | Neste artigo, a epistemologia de Ludwik Fleck é utilizada na interpretação de relatos sobre a evolução do conhecimento científico que culminou na proposição do modelo de dupla hélice para a molécula de DNA e sua aceitação pela comunidade científica. A compreensão dos coletivos de pensamento e dos estilos de pensamento envolvidos nesse processo permite explorar uma visão mais adequada da produção do conhecimento científico, contribuindo para a melhoria da educação científica de professores de biologia e de ciências. |
id |
UNESP-22_95c8bd6d5999407ab1152e336ecf0a36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132005000200006 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNAensino de GenéticaHistória da CiênciaLudwik FleckNeste artigo, a epistemologia de Ludwik Fleck é utilizada na interpretação de relatos sobre a evolução do conhecimento científico que culminou na proposição do modelo de dupla hélice para a molécula de DNA e sua aceitação pela comunidade científica. A compreensão dos coletivos de pensamento e dos estilos de pensamento envolvidos nesse processo permite explorar uma visão mais adequada da produção do conhecimento científico, contribuindo para a melhoria da educação científica de professores de biologia e de ciências.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000200006Ciência & Educação (Bauru) v.11 n.2 2005reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132005000200006info:eu-repo/semantics/openAccessScheid,Neusa Maria JohnFerrari,NadirDelizoicov,Demétriopor2009-05-26T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132005000200006Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:27.315175Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA |
title |
A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA |
spellingShingle |
A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA Scheid,Neusa Maria John ensino de Genética História da Ciência Ludwik Fleck |
title_short |
A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA |
title_full |
A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA |
title_fullStr |
A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA |
title_full_unstemmed |
A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA |
title_sort |
A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA |
author |
Scheid,Neusa Maria John |
author_facet |
Scheid,Neusa Maria John Ferrari,Nadir Delizoicov,Demétrio |
author_role |
author |
author2 |
Ferrari,Nadir Delizoicov,Demétrio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scheid,Neusa Maria John Ferrari,Nadir Delizoicov,Demétrio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de Genética História da Ciência Ludwik Fleck |
topic |
ensino de Genética História da Ciência Ludwik Fleck |
description |
Neste artigo, a epistemologia de Ludwik Fleck é utilizada na interpretação de relatos sobre a evolução do conhecimento científico que culminou na proposição do modelo de dupla hélice para a molécula de DNA e sua aceitação pela comunidade científica. A compreensão dos coletivos de pensamento e dos estilos de pensamento envolvidos nesse processo permite explorar uma visão mais adequada da produção do conhecimento científico, contribuindo para a melhoria da educação científica de professores de biologia e de ciências. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000200006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132005000200006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.11 n.2 2005 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170955321769984 |