A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scheid,Neusa Maria John
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Ferrari,Nadir, Delizoicov,Demétrio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000200006
Resumo: Neste artigo, a epistemologia de Ludwik Fleck é utilizada na interpretação de relatos sobre a evolução do conhecimento científico que culminou na proposição do modelo de dupla hélice para a molécula de DNA e sua aceitação pela comunidade científica. A compreensão dos coletivos de pensamento e dos estilos de pensamento envolvidos nesse processo permite explorar uma visão mais adequada da produção do conhecimento científico, contribuindo para a melhoria da educação científica de professores de biologia e de ciências.
id UNESP-22_95c8bd6d5999407ab1152e336ecf0a36
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132005000200006
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNAensino de GenéticaHistória da CiênciaLudwik FleckNeste artigo, a epistemologia de Ludwik Fleck é utilizada na interpretação de relatos sobre a evolução do conhecimento científico que culminou na proposição do modelo de dupla hélice para a molécula de DNA e sua aceitação pela comunidade científica. A compreensão dos coletivos de pensamento e dos estilos de pensamento envolvidos nesse processo permite explorar uma visão mais adequada da produção do conhecimento científico, contribuindo para a melhoria da educação científica de professores de biologia e de ciências.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000200006Ciência & Educação (Bauru) v.11 n.2 2005reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132005000200006info:eu-repo/semantics/openAccessScheid,Neusa Maria JohnFerrari,NadirDelizoicov,Demétriopor2009-05-26T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132005000200006Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:27.315175Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA
title A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA
spellingShingle A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA
Scheid,Neusa Maria John
ensino de Genética
História da Ciência
Ludwik Fleck
title_short A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA
title_full A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA
title_fullStr A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA
title_full_unstemmed A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA
title_sort A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA
author Scheid,Neusa Maria John
author_facet Scheid,Neusa Maria John
Ferrari,Nadir
Delizoicov,Demétrio
author_role author
author2 Ferrari,Nadir
Delizoicov,Demétrio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scheid,Neusa Maria John
Ferrari,Nadir
Delizoicov,Demétrio
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de Genética
História da Ciência
Ludwik Fleck
topic ensino de Genética
História da Ciência
Ludwik Fleck
description Neste artigo, a epistemologia de Ludwik Fleck é utilizada na interpretação de relatos sobre a evolução do conhecimento científico que culminou na proposição do modelo de dupla hélice para a molécula de DNA e sua aceitação pela comunidade científica. A compreensão dos coletivos de pensamento e dos estilos de pensamento envolvidos nesse processo permite explorar uma visão mais adequada da produção do conhecimento científico, contribuindo para a melhoria da educação científica de professores de biologia e de ciências.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132005000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.11 n.2 2005
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170955321769984