Influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria,Carolina José
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lopes,Joaquim Bernardino, Tommasiello,Maria Guiomar Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200005
Resumo: Este estudo teve como foco a influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino de uma professora. A professora escolhida pode ser considerada um caso representativo da realidade vivida pelos professores das escolas públicas do Estado de São Paulo. Foram analisadas oito narrações multimodais de aulas gravadas em vídeo e, também, o Caderno de Química. Os resultados apontaram que: (a) o Caderno está presente nas práticas de ensino como autoridade externa, mas; (b) também foi demonstrado que a professora atua com alguma independência do Caderno, e (c) as concepções epistemológicas e pedagógicas do Caderno não foram identificadas nas práticas de ensino da professora.
id UNESP-22_a470f9d454236246a280d6d3757c64a5
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132015000200005
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino em sala de aulaEnsino de químicaCaderno de QuímicaPrática de ensinoLivro didáticoEnsino MédioEste estudo teve como foco a influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino de uma professora. A professora escolhida pode ser considerada um caso representativo da realidade vivida pelos professores das escolas públicas do Estado de São Paulo. Foram analisadas oito narrações multimodais de aulas gravadas em vídeo e, também, o Caderno de Química. Os resultados apontaram que: (a) o Caderno está presente nas práticas de ensino como autoridade externa, mas; (b) também foi demonstrado que a professora atua com alguma independência do Caderno, e (c) as concepções epistemológicas e pedagógicas do Caderno não foram identificadas nas práticas de ensino da professora.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200005Ciência & Educação (Bauru) v.21 n.2 2015reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320150020005info:eu-repo/semantics/openAccessMaria,Carolina JoséLopes,Joaquim BernardinoTommasiello,Maria Guiomar Carneiropor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132015000200005Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:55.001873Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino em sala de aula
title Influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino em sala de aula
spellingShingle Influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino em sala de aula
Maria,Carolina José
Ensino de química
Caderno de Química
Prática de ensino
Livro didático
Ensino Médio
title_short Influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino em sala de aula
title_full Influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino em sala de aula
title_fullStr Influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino em sala de aula
title_full_unstemmed Influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino em sala de aula
title_sort Influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino em sala de aula
author Maria,Carolina José
author_facet Maria,Carolina José
Lopes,Joaquim Bernardino
Tommasiello,Maria Guiomar Carneiro
author_role author
author2 Lopes,Joaquim Bernardino
Tommasiello,Maria Guiomar Carneiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria,Carolina José
Lopes,Joaquim Bernardino
Tommasiello,Maria Guiomar Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Caderno de Química
Prática de ensino
Livro didático
Ensino Médio
topic Ensino de química
Caderno de Química
Prática de ensino
Livro didático
Ensino Médio
description Este estudo teve como foco a influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino de uma professora. A professora escolhida pode ser considerada um caso representativo da realidade vivida pelos professores das escolas públicas do Estado de São Paulo. Foram analisadas oito narrações multimodais de aulas gravadas em vídeo e, também, o Caderno de Química. Os resultados apontaram que: (a) o Caderno está presente nas práticas de ensino como autoridade externa, mas; (b) também foi demonstrado que a professora atua com alguma independência do Caderno, e (c) as concepções epistemológicas e pedagógicas do Caderno não foram identificadas nas práticas de ensino da professora.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320150020005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.21 n.2 2015
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957245906944