Influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200005 |
Resumo: | Este estudo teve como foco a influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino de uma professora. A professora escolhida pode ser considerada um caso representativo da realidade vivida pelos professores das escolas públicas do Estado de São Paulo. Foram analisadas oito narrações multimodais de aulas gravadas em vídeo e, também, o Caderno de Química. Os resultados apontaram que: (a) o Caderno está presente nas práticas de ensino como autoridade externa, mas; (b) também foi demonstrado que a professora atua com alguma independência do Caderno, e (c) as concepções epistemológicas e pedagógicas do Caderno não foram identificadas nas práticas de ensino da professora. |
id |
UNESP-22_a470f9d454236246a280d6d3757c64a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132015000200005 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino em sala de aulaEnsino de químicaCaderno de QuímicaPrática de ensinoLivro didáticoEnsino MédioEste estudo teve como foco a influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino de uma professora. A professora escolhida pode ser considerada um caso representativo da realidade vivida pelos professores das escolas públicas do Estado de São Paulo. Foram analisadas oito narrações multimodais de aulas gravadas em vídeo e, também, o Caderno de Química. Os resultados apontaram que: (a) o Caderno está presente nas práticas de ensino como autoridade externa, mas; (b) também foi demonstrado que a professora atua com alguma independência do Caderno, e (c) as concepções epistemológicas e pedagógicas do Caderno não foram identificadas nas práticas de ensino da professora.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200005Ciência & Educação (Bauru) v.21 n.2 2015reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320150020005info:eu-repo/semantics/openAccessMaria,Carolina JoséLopes,Joaquim BernardinoTommasiello,Maria Guiomar Carneiropor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132015000200005Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:55.001873Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino em sala de aula |
title |
Influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino em sala de aula |
spellingShingle |
Influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino em sala de aula Maria,Carolina José Ensino de química Caderno de Química Prática de ensino Livro didático Ensino Médio |
title_short |
Influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino em sala de aula |
title_full |
Influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino em sala de aula |
title_fullStr |
Influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino em sala de aula |
title_sort |
Influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino em sala de aula |
author |
Maria,Carolina José |
author_facet |
Maria,Carolina José Lopes,Joaquim Bernardino Tommasiello,Maria Guiomar Carneiro |
author_role |
author |
author2 |
Lopes,Joaquim Bernardino Tommasiello,Maria Guiomar Carneiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria,Carolina José Lopes,Joaquim Bernardino Tommasiello,Maria Guiomar Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química Caderno de Química Prática de ensino Livro didático Ensino Médio |
topic |
Ensino de química Caderno de Química Prática de ensino Livro didático Ensino Médio |
description |
Este estudo teve como foco a influência do “Caderno de Química” em práticas de ensino de uma professora. A professora escolhida pode ser considerada um caso representativo da realidade vivida pelos professores das escolas públicas do Estado de São Paulo. Foram analisadas oito narrações multimodais de aulas gravadas em vídeo e, também, o Caderno de Química. Os resultados apontaram que: (a) o Caderno está presente nas práticas de ensino como autoridade externa, mas; (b) também foi demonstrado que a professora atua com alguma independência do Caderno, e (c) as concepções epistemológicas e pedagógicas do Caderno não foram identificadas nas práticas de ensino da professora. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320150020005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.21 n.2 2015 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170957245906944 |