Letramento matemático tá na base, e agora? : concepções dos professores da educação básica da rede pública de ensino de Bento Gonçalves sobre letramento matemático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sganzerla, Francéli
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/386
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental, aprovada em 2017, menciona o compromisso da área de Matemática com o desenvolvimento do Letramento Matemático. Neste sentido, este estudo apresenta a pesquisa realizada com professoras licenciadas em matemática que atuam na rede pública de ensino na cidade de Bento Gonçalves com o principal objetivo de problematizar junto a essas docentes as concepções de letramento matemático em suas práticas pedagógicas. Tendo como base metodológica a pesquisa qualitativa, foi utilizado o Grupo de Discussão, no qual os relatos gravados das participantes foram usados como objeto de investigação para a análise documentária dos dados coletados. Foram realizados dois Grupos de Discussão dos quais participaram quatro professoras e os resultados demonstraram o desconhecimento do conceito de letramento matemático, apesar de identificar em seus planos de aula, algumas atividades que estivessem relacionadas a este processo.
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