A revista Ciência Hoje das Crianças e o encaminhamento para carreiras científicas: uma análise do cronotopo da seção “Eu li, eu leio”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giordan,Marcelo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Massi,Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000400927
Resumo: Resumo: Neste artigo, analisamos a seção “Eu li, eu leio” da revista Ciência Hoje das Crianças valendo-nos dos conceitos de gênero discursivo e cronotopo de Bakhtin. Trata-se de uma seção comemorativa dos 30 anos da revista que publicou 22 histórias de leitores atuais e de ex-leitores ao longo de 2016. Consideramos o gênero discursivo de divulgação científica e sua variante para crianças como referências para identificar as variantes do gênero discursivo dessa seção, em particular, que mescla o formato de “Carta do Leitor” com a apresentação de trajetórias de sucesso profissional ou forte relação com a Ciência. A relação de interdependência tempo-espaço, analisada a partir do conceito de cronotopia, evidenciou as principais marcas da trajetória desses leitores, bem como os aspectos axiológicos implícitos da revista e o estereótipo do cientista e da relação com a Ciência.
id UNESP-22_a8b9d4ab944fa44ac61e786c9a8b8d7b
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132019000400927
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A revista Ciência Hoje das Crianças e o encaminhamento para carreiras científicas: uma análise do cronotopo da seção “Eu li, eu leio”Divulgação científicaGênero discursivoCronotopiaEnsino de CiênciasResumo: Neste artigo, analisamos a seção “Eu li, eu leio” da revista Ciência Hoje das Crianças valendo-nos dos conceitos de gênero discursivo e cronotopo de Bakhtin. Trata-se de uma seção comemorativa dos 30 anos da revista que publicou 22 histórias de leitores atuais e de ex-leitores ao longo de 2016. Consideramos o gênero discursivo de divulgação científica e sua variante para crianças como referências para identificar as variantes do gênero discursivo dessa seção, em particular, que mescla o formato de “Carta do Leitor” com a apresentação de trajetórias de sucesso profissional ou forte relação com a Ciência. A relação de interdependência tempo-espaço, analisada a partir do conceito de cronotopia, evidenciou as principais marcas da trajetória desses leitores, bem como os aspectos axiológicos implícitos da revista e o estereótipo do cientista e da relação com a Ciência.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000400927Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.4 2019reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320190040006info:eu-repo/semantics/openAccessGiordan,MarceloMassi,Lucianapor2019-12-11T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132019000400927Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:11.129671Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A revista Ciência Hoje das Crianças e o encaminhamento para carreiras científicas: uma análise do cronotopo da seção “Eu li, eu leio”
title A revista Ciência Hoje das Crianças e o encaminhamento para carreiras científicas: uma análise do cronotopo da seção “Eu li, eu leio”
spellingShingle A revista Ciência Hoje das Crianças e o encaminhamento para carreiras científicas: uma análise do cronotopo da seção “Eu li, eu leio”
Giordan,Marcelo
Divulgação científica
Gênero discursivo
Cronotopia
Ensino de Ciências
title_short A revista Ciência Hoje das Crianças e o encaminhamento para carreiras científicas: uma análise do cronotopo da seção “Eu li, eu leio”
title_full A revista Ciência Hoje das Crianças e o encaminhamento para carreiras científicas: uma análise do cronotopo da seção “Eu li, eu leio”
title_fullStr A revista Ciência Hoje das Crianças e o encaminhamento para carreiras científicas: uma análise do cronotopo da seção “Eu li, eu leio”
title_full_unstemmed A revista Ciência Hoje das Crianças e o encaminhamento para carreiras científicas: uma análise do cronotopo da seção “Eu li, eu leio”
title_sort A revista Ciência Hoje das Crianças e o encaminhamento para carreiras científicas: uma análise do cronotopo da seção “Eu li, eu leio”
author Giordan,Marcelo
author_facet Giordan,Marcelo
Massi,Luciana
author_role author
author2 Massi,Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giordan,Marcelo
Massi,Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação científica
Gênero discursivo
Cronotopia
Ensino de Ciências
topic Divulgação científica
Gênero discursivo
Cronotopia
Ensino de Ciências
description Resumo: Neste artigo, analisamos a seção “Eu li, eu leio” da revista Ciência Hoje das Crianças valendo-nos dos conceitos de gênero discursivo e cronotopo de Bakhtin. Trata-se de uma seção comemorativa dos 30 anos da revista que publicou 22 histórias de leitores atuais e de ex-leitores ao longo de 2016. Consideramos o gênero discursivo de divulgação científica e sua variante para crianças como referências para identificar as variantes do gênero discursivo dessa seção, em particular, que mescla o formato de “Carta do Leitor” com a apresentação de trajetórias de sucesso profissional ou forte relação com a Ciência. A relação de interdependência tempo-espaço, analisada a partir do conceito de cronotopia, evidenciou as principais marcas da trajetória desses leitores, bem como os aspectos axiológicos implícitos da revista e o estereótipo do cientista e da relação com a Ciência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000400927
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000400927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320190040006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.4 2019
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958528315392