Padrões de prática no ensino de ciências pela utilização de um instrumento designado radiografia da prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo,José Manuel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100199
Resumo: Resumo O artigo descreve uma proposta de instrumento para a recolha de uma descrição operacional da prática de professores que permita aceder aos acontecimentos pedagógicos essenciais que estruturam as suas práticas, ao osso físico da sua teoria prática que se designa radiografia da prática. A metodologia anteriormente proposta para identificar as sequências pedagógicas dos professores é, neste trabalho, utilizada como matriz interpretativa pelo investigador das descrições da prática dos professores, experimentando a sua utilidade e contribuindo para a validação dos pressupostos na sua construção. No artigo descreve-se o procedimento metodológico na sua aplicação a um conjunto de professores, o processo de inferência pelo investigador e exemplos dos padrões de prática encontrados no grupo estudado: um padrão mais radicalmente transmissivo, um padrão transmissivo baseado numa atividade prática e um padrão com marcas construtivistas.
id UNESP-22_a96d825c91ec7300e446d440f57d0879
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132019000100199
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Padrões de prática no ensino de ciências pela utilização de um instrumento designado radiografia da práticaSequências pedagógicasMétodo construtivistaEnsino de ciênciasPrática de ensinoMetodologia do ensinoResumo O artigo descreve uma proposta de instrumento para a recolha de uma descrição operacional da prática de professores que permita aceder aos acontecimentos pedagógicos essenciais que estruturam as suas práticas, ao osso físico da sua teoria prática que se designa radiografia da prática. A metodologia anteriormente proposta para identificar as sequências pedagógicas dos professores é, neste trabalho, utilizada como matriz interpretativa pelo investigador das descrições da prática dos professores, experimentando a sua utilidade e contribuindo para a validação dos pressupostos na sua construção. No artigo descreve-se o procedimento metodológico na sua aplicação a um conjunto de professores, o processo de inferência pelo investigador e exemplos dos padrões de prática encontrados no grupo estudado: um padrão mais radicalmente transmissivo, um padrão transmissivo baseado numa atividade prática e um padrão com marcas construtivistas.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100199Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.1 2019reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320190010013info:eu-repo/semantics/openAccessCarmo,José Manuelpor2019-04-17T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132019000100199Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:08.676388Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Padrões de prática no ensino de ciências pela utilização de um instrumento designado radiografia da prática
title Padrões de prática no ensino de ciências pela utilização de um instrumento designado radiografia da prática
spellingShingle Padrões de prática no ensino de ciências pela utilização de um instrumento designado radiografia da prática
Carmo,José Manuel
Sequências pedagógicas
Método construtivista
Ensino de ciências
Prática de ensino
Metodologia do ensino
title_short Padrões de prática no ensino de ciências pela utilização de um instrumento designado radiografia da prática
title_full Padrões de prática no ensino de ciências pela utilização de um instrumento designado radiografia da prática
title_fullStr Padrões de prática no ensino de ciências pela utilização de um instrumento designado radiografia da prática
title_full_unstemmed Padrões de prática no ensino de ciências pela utilização de um instrumento designado radiografia da prática
title_sort Padrões de prática no ensino de ciências pela utilização de um instrumento designado radiografia da prática
author Carmo,José Manuel
author_facet Carmo,José Manuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo,José Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Sequências pedagógicas
Método construtivista
Ensino de ciências
Prática de ensino
Metodologia do ensino
topic Sequências pedagógicas
Método construtivista
Ensino de ciências
Prática de ensino
Metodologia do ensino
description Resumo O artigo descreve uma proposta de instrumento para a recolha de uma descrição operacional da prática de professores que permita aceder aos acontecimentos pedagógicos essenciais que estruturam as suas práticas, ao osso físico da sua teoria prática que se designa radiografia da prática. A metodologia anteriormente proposta para identificar as sequências pedagógicas dos professores é, neste trabalho, utilizada como matriz interpretativa pelo investigador das descrições da prática dos professores, experimentando a sua utilidade e contribuindo para a validação dos pressupostos na sua construção. No artigo descreve-se o procedimento metodológico na sua aplicação a um conjunto de professores, o processo de inferência pelo investigador e exemplos dos padrões de prática encontrados no grupo estudado: um padrão mais radicalmente transmissivo, um padrão transmissivo baseado numa atividade prática e um padrão com marcas construtivistas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100199
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320190010013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.1 2019
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958469595136