O potencial das narrativas como recurso para o ensino de ciências: uma análise em livros didáticos de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro,Ruth Marina Lemos
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Martins,Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000300002
Resumo: Neste artigo discutimos o potencial das narrativas no ensino de Ciências, por meio da análise de quatro versões da história de Arquimedes e a coroa do Rei Hierão, publicadas em livros didáticos de Física. Nossas análises consideraram uma visão ampliada da narrativa como elemento estruturador do pensamento e disseminador da cultura cientifica. Com base em um modelo de análise adaptado da Sociolingüística, discutimos a estrutura e a função de elementos constitutivos do gênero narrativo, estabelecendo como estes elementos permitem a contextualização necessária à interpretação da história para fins didáticos. Mediante as análises, argumentamos que as narrativas podem desempenhar importante papel na construção de imagens sobre a ciência e sobre a atividade científica. Neste trabalho, mostramos como estruturas específicas da narrativa cumprem a função de esclarecer e organizar idéias, e como tal organização viabiliza a inclusão das narrativas como mais uma alternativa para o ensino de Ciências.
id UNESP-22_bb37bd0a3eb5518e3238e2e3430b1613
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132007000300002
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling O potencial das narrativas como recurso para o ensino de ciências: uma análise em livros didáticos de FísicaNarrativasEnsino de FísicaLivro didáticoNatureza da ciênciaNeste artigo discutimos o potencial das narrativas no ensino de Ciências, por meio da análise de quatro versões da história de Arquimedes e a coroa do Rei Hierão, publicadas em livros didáticos de Física. Nossas análises consideraram uma visão ampliada da narrativa como elemento estruturador do pensamento e disseminador da cultura cientifica. Com base em um modelo de análise adaptado da Sociolingüística, discutimos a estrutura e a função de elementos constitutivos do gênero narrativo, estabelecendo como estes elementos permitem a contextualização necessária à interpretação da história para fins didáticos. Mediante as análises, argumentamos que as narrativas podem desempenhar importante papel na construção de imagens sobre a ciência e sobre a atividade científica. Neste trabalho, mostramos como estruturas específicas da narrativa cumprem a função de esclarecer e organizar idéias, e como tal organização viabiliza a inclusão das narrativas como mais uma alternativa para o ensino de Ciências.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000300002Ciência & Educação (Bauru) v.13 n.3 2007reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132007000300002info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Ruth Marina LemosMartins,Isabelpor2008-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132007000300002Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:31.052194Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv O potencial das narrativas como recurso para o ensino de ciências: uma análise em livros didáticos de Física
title O potencial das narrativas como recurso para o ensino de ciências: uma análise em livros didáticos de Física
spellingShingle O potencial das narrativas como recurso para o ensino de ciências: uma análise em livros didáticos de Física
Ribeiro,Ruth Marina Lemos
Narrativas
Ensino de Física
Livro didático
Natureza da ciência
title_short O potencial das narrativas como recurso para o ensino de ciências: uma análise em livros didáticos de Física
title_full O potencial das narrativas como recurso para o ensino de ciências: uma análise em livros didáticos de Física
title_fullStr O potencial das narrativas como recurso para o ensino de ciências: uma análise em livros didáticos de Física
title_full_unstemmed O potencial das narrativas como recurso para o ensino de ciências: uma análise em livros didáticos de Física
title_sort O potencial das narrativas como recurso para o ensino de ciências: uma análise em livros didáticos de Física
author Ribeiro,Ruth Marina Lemos
author_facet Ribeiro,Ruth Marina Lemos
Martins,Isabel
author_role author
author2 Martins,Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro,Ruth Marina Lemos
Martins,Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas
Ensino de Física
Livro didático
Natureza da ciência
topic Narrativas
Ensino de Física
Livro didático
Natureza da ciência
description Neste artigo discutimos o potencial das narrativas no ensino de Ciências, por meio da análise de quatro versões da história de Arquimedes e a coroa do Rei Hierão, publicadas em livros didáticos de Física. Nossas análises consideraram uma visão ampliada da narrativa como elemento estruturador do pensamento e disseminador da cultura cientifica. Com base em um modelo de análise adaptado da Sociolingüística, discutimos a estrutura e a função de elementos constitutivos do gênero narrativo, estabelecendo como estes elementos permitem a contextualização necessária à interpretação da história para fins didáticos. Mediante as análises, argumentamos que as narrativas podem desempenhar importante papel na construção de imagens sobre a ciência e sobre a atividade científica. Neste trabalho, mostramos como estruturas específicas da narrativa cumprem a função de esclarecer e organizar idéias, e como tal organização viabiliza a inclusão das narrativas como mais uma alternativa para o ensino de Ciências.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000300002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132007000300002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.13 n.3 2007
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170955647877120