O livro didático de Física e suas tendências: uma análise necessária da influência behaviorista no ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Marcos Gervânio de Azevedo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Neves, Marcos Cesar Danhoni, Silva, Sani de Carvalho Rutz da, Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel, Miquelin, Awdry Feisser
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2173
Resumo: O trabalho, ora apresentado, tem o objetivo de fazer uma análise de um livro de Física comumente utilizado por professores na rede básica. O livro em questão é o Tópicos de Física 3. Na ocasião, procura-se destacar aspectos behavioristas que aparecem como elementos basilares no conteúdo presente no livro. Assim, buscou-se, no livro didático, encontrar excertos que pudessem se articular a conceitos importantes do Behaviorismo, desde Pavlov e Watson até Skinner. Foi possível observar um grande número de aspectos behavioristas presentes como reforço positivo e reforço negativo, contingência de reforço, entre outros. Diante disso, é possível dizer que o livro Tópicos de Física 3 apresenta uma forte influência behaviorista e que isso pode ser um interessante parâmetro para se levar em consideração no momento de adoção do mesmo pelos professores no ensino de Física.
id UCS-4_45b2aa3e6af5c2beb2891fb5d23a0919
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2173
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling O livro didático de Física e suas tendências: uma análise necessária da influência behaviorista no ensino de CiênciasLivro didáticoBehaviorismoEnsino de FísicaO trabalho, ora apresentado, tem o objetivo de fazer uma análise de um livro de Física comumente utilizado por professores na rede básica. O livro em questão é o Tópicos de Física 3. Na ocasião, procura-se destacar aspectos behavioristas que aparecem como elementos basilares no conteúdo presente no livro. Assim, buscou-se, no livro didático, encontrar excertos que pudessem se articular a conceitos importantes do Behaviorismo, desde Pavlov e Watson até Skinner. Foi possível observar um grande número de aspectos behavioristas presentes como reforço positivo e reforço negativo, contingência de reforço, entre outros. Diante disso, é possível dizer que o livro Tópicos de Física 3 apresenta uma forte influência behaviorista e que isso pode ser um interessante parâmetro para se levar em consideração no momento de adoção do mesmo pelos professores no ensino de Física.Editora Cruzeiro do Sul2020-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/217310.26843/rencima.v11i5.2173Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 5 (2020): ago.; 185-2032179-426X10.26843/rencima.v11i5reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2173/1309https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Marcos Gervânio de AzevedoNeves, Marcos Cesar DanhoniSilva, Sani de Carvalho Rutz daPinheiro, Nilcéia Aparecida MacielMiquelin, Awdry Feisser2023-04-21T21:21:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2173Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:21:27Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv O livro didático de Física e suas tendências: uma análise necessária da influência behaviorista no ensino de Ciências
title O livro didático de Física e suas tendências: uma análise necessária da influência behaviorista no ensino de Ciências
spellingShingle O livro didático de Física e suas tendências: uma análise necessária da influência behaviorista no ensino de Ciências
Melo, Marcos Gervânio de Azevedo
Livro didático
Behaviorismo
Ensino de Física
title_short O livro didático de Física e suas tendências: uma análise necessária da influência behaviorista no ensino de Ciências
title_full O livro didático de Física e suas tendências: uma análise necessária da influência behaviorista no ensino de Ciências
title_fullStr O livro didático de Física e suas tendências: uma análise necessária da influência behaviorista no ensino de Ciências
title_full_unstemmed O livro didático de Física e suas tendências: uma análise necessária da influência behaviorista no ensino de Ciências
title_sort O livro didático de Física e suas tendências: uma análise necessária da influência behaviorista no ensino de Ciências
author Melo, Marcos Gervânio de Azevedo
author_facet Melo, Marcos Gervânio de Azevedo
Neves, Marcos Cesar Danhoni
Silva, Sani de Carvalho Rutz da
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
Miquelin, Awdry Feisser
author_role author
author2 Neves, Marcos Cesar Danhoni
Silva, Sani de Carvalho Rutz da
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
Miquelin, Awdry Feisser
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Marcos Gervânio de Azevedo
Neves, Marcos Cesar Danhoni
Silva, Sani de Carvalho Rutz da
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
Miquelin, Awdry Feisser
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Behaviorismo
Ensino de Física
topic Livro didático
Behaviorismo
Ensino de Física
description O trabalho, ora apresentado, tem o objetivo de fazer uma análise de um livro de Física comumente utilizado por professores na rede básica. O livro em questão é o Tópicos de Física 3. Na ocasião, procura-se destacar aspectos behavioristas que aparecem como elementos basilares no conteúdo presente no livro. Assim, buscou-se, no livro didático, encontrar excertos que pudessem se articular a conceitos importantes do Behaviorismo, desde Pavlov e Watson até Skinner. Foi possível observar um grande número de aspectos behavioristas presentes como reforço positivo e reforço negativo, contingência de reforço, entre outros. Diante disso, é possível dizer que o livro Tópicos de Física 3 apresenta uma forte influência behaviorista e que isso pode ser um interessante parâmetro para se levar em consideração no momento de adoção do mesmo pelos professores no ensino de Física.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2173
10.26843/rencima.v11i5.2173
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2173
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i5.2173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2173/1309
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 5 (2020): ago.; 185-203
2179-426X
10.26843/rencima.v11i5
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306131152044032