A educação ambiental pelas lentes do cinema documentário
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000401045 |
Resumo: | Resumo: O número de produções cinematográficas destinadas a mostrar o esplendor, a abundância (e também a fúria) da natureza, bem como aquelas que evidenciam seu fim iminente parece, cada vez mais, ganhar visibilidade. Tomando como mote de análise o filme-documentário, nosso objetivo é problematizar as estratégias de linguagem operadas em alguns materiais para falar sobre educação ambiental - seja para ensiná-la, para defendê-la ou para fazer dela alvo de comoção. Metodologicamente, analisamos dois documentários: Uma verdade inconveniente e Lixo extraordinário. Neles, buscamos caracterizar os 'regimes de credibilidade', atentando para as estratégias ali estabelecidas e que, com efeito, contribuem para a construção do verídico. Tais documentários operam por meio de duas lógicas: (1) a de que a degradação ambiental faz-se associada à degradação humana (lógica construída a partir de uma 'gramática do catastrofismo'); (2) a da 'retórica do otimismo sustentável' (pela exibição de experiências ecologicamente sustentáveis). |
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A educação ambiental pelas lentes do cinema documentárioEducação ambientalCinemaDocumentárioMeio ambienteResumo: O número de produções cinematográficas destinadas a mostrar o esplendor, a abundância (e também a fúria) da natureza, bem como aquelas que evidenciam seu fim iminente parece, cada vez mais, ganhar visibilidade. Tomando como mote de análise o filme-documentário, nosso objetivo é problematizar as estratégias de linguagem operadas em alguns materiais para falar sobre educação ambiental - seja para ensiná-la, para defendê-la ou para fazer dela alvo de comoção. Metodologicamente, analisamos dois documentários: Uma verdade inconveniente e Lixo extraordinário. Neles, buscamos caracterizar os 'regimes de credibilidade', atentando para as estratégias ali estabelecidas e que, com efeito, contribuem para a construção do verídico. Tais documentários operam por meio de duas lógicas: (1) a de que a degradação ambiental faz-se associada à degradação humana (lógica construída a partir de uma 'gramática do catastrofismo'); (2) a da 'retórica do otimismo sustentável' (pela exibição de experiências ecologicamente sustentáveis).Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000401045Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.4 2016reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320160040013info:eu-repo/semantics/openAccessMarcello,Fabiana de AmorimRipoll,Danielapor2016-12-09T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132016000401045Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:00.732105Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
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