Ciência e sua iniciação: anotações para reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz,Adriano Rodrigues
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000200012
Resumo: Nesta reflexão, de natureza ontológica, a ciência é identificada como ferramenta de coordenação do pensamento, necessária a todos, porém inacessível à maioria das pessoas. O espírito científico é apresentado como, ligado à superação de amarras provenientes do apego às explicações duráveis e ao governo desde fora. Os esforços de aproximação à ciência, no mundo escolar, são apontados como um desafio a estar presente em todos os níveis, do Ensino Fundamental à pós-graduação.
id UNESP-22_c266cc4973761adbe3c5a0c586b1befc
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132005000200012
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Ciência e sua iniciação: anotações para reflexãoCiênciaaproximação à ciênciacoordenação do pensamentoNesta reflexão, de natureza ontológica, a ciência é identificada como ferramenta de coordenação do pensamento, necessária a todos, porém inacessível à maioria das pessoas. O espírito científico é apresentado como, ligado à superação de amarras provenientes do apego às explicações duráveis e ao governo desde fora. Os esforços de aproximação à ciência, no mundo escolar, são apontados como um desafio a estar presente em todos os níveis, do Ensino Fundamental à pós-graduação.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000200012Ciência & Educação (Bauru) v.11 n.2 2005reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132005000200012info:eu-repo/semantics/openAccessRuiz,Adriano Rodriguespor2009-06-02T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132005000200012Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:27.670370Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Ciência e sua iniciação: anotações para reflexão
title Ciência e sua iniciação: anotações para reflexão
spellingShingle Ciência e sua iniciação: anotações para reflexão
Ruiz,Adriano Rodrigues
Ciência
aproximação à ciência
coordenação do pensamento
title_short Ciência e sua iniciação: anotações para reflexão
title_full Ciência e sua iniciação: anotações para reflexão
title_fullStr Ciência e sua iniciação: anotações para reflexão
title_full_unstemmed Ciência e sua iniciação: anotações para reflexão
title_sort Ciência e sua iniciação: anotações para reflexão
author Ruiz,Adriano Rodrigues
author_facet Ruiz,Adriano Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruiz,Adriano Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
aproximação à ciência
coordenação do pensamento
topic Ciência
aproximação à ciência
coordenação do pensamento
description Nesta reflexão, de natureza ontológica, a ciência é identificada como ferramenta de coordenação do pensamento, necessária a todos, porém inacessível à maioria das pessoas. O espírito científico é apresentado como, ligado à superação de amarras provenientes do apego às explicações duráveis e ao governo desde fora. Os esforços de aproximação à ciência, no mundo escolar, são apontados como um desafio a estar presente em todos os níveis, do Ensino Fundamental à pós-graduação.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000200012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132005000200012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.11 n.2 2005
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170955329110016