A presença do contexto histórico sobre o entendimento do DNA como material hereditário nos livros didáticos de Biologia sob a ótica da epistemologia fleckiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bevilaqua,Vanessa Rezende
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Franco,Fernando Faria, Silva,Antônio Fernando Gouvêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100230
Resumo: Resumo Neste trabalho realizamos uma análise documental em livros didáticos usados no ensino médio brasileiro para avaliar como é apresentado o contexto histórico sobre a descrição da transformação bacteriana, que consiste em um episódio histórico importante para o reconhecimento do DNA como molécula hereditária. Além disso, utilizamos a epistemologia de Ludwik Fleck (1896-1961) para análise dessa contextualização. Apenas quatro dentre os dez livros analisados apresentaram o episódio de transformação bacteriana. Com relação à análise epistemológica, detectamos que a contextualização histórica apresentada nesses quatro livros algumas vezes está descrita de forma descontextualizada e linear, impossibilitando o aluno vislumbrar a ciência como uma produção humana e coletiva, bem como os aspectos sociais que caracterizam a forma de produção do conhecimento científico segundo o pensamento de Fleck, tais como: estilos de pensamento, circulação de ideias, complicações, transformações, e coerção do pensamento hegemônico da área.
id UNESP-22_c51e397ebea7e3be46c82ae04e8a67db
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132022000100230
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A presença do contexto histórico sobre o entendimento do DNA como material hereditário nos livros didáticos de Biologia sob a ótica da epistemologia fleckianaEnsino de biologiaLivro didáticoTransformação bacterianaFilosofia da ciênciaLudwik FleckResumo Neste trabalho realizamos uma análise documental em livros didáticos usados no ensino médio brasileiro para avaliar como é apresentado o contexto histórico sobre a descrição da transformação bacteriana, que consiste em um episódio histórico importante para o reconhecimento do DNA como molécula hereditária. Além disso, utilizamos a epistemologia de Ludwik Fleck (1896-1961) para análise dessa contextualização. Apenas quatro dentre os dez livros analisados apresentaram o episódio de transformação bacteriana. Com relação à análise epistemológica, detectamos que a contextualização histórica apresentada nesses quatro livros algumas vezes está descrita de forma descontextualizada e linear, impossibilitando o aluno vislumbrar a ciência como uma produção humana e coletiva, bem como os aspectos sociais que caracterizam a forma de produção do conhecimento científico segundo o pensamento de Fleck, tais como: estilos de pensamento, circulação de ideias, complicações, transformações, e coerção do pensamento hegemônico da área.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100230Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320220032info:eu-repo/semantics/openAccessBevilaqua,Vanessa RezendeFranco,Fernando FariaSilva,Antônio Fernando Gouvêapor2022-09-30T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132022000100230Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:22.606633Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A presença do contexto histórico sobre o entendimento do DNA como material hereditário nos livros didáticos de Biologia sob a ótica da epistemologia fleckiana
title A presença do contexto histórico sobre o entendimento do DNA como material hereditário nos livros didáticos de Biologia sob a ótica da epistemologia fleckiana
spellingShingle A presença do contexto histórico sobre o entendimento do DNA como material hereditário nos livros didáticos de Biologia sob a ótica da epistemologia fleckiana
Bevilaqua,Vanessa Rezende
Ensino de biologia
Livro didático
Transformação bacteriana
Filosofia da ciência
Ludwik Fleck
title_short A presença do contexto histórico sobre o entendimento do DNA como material hereditário nos livros didáticos de Biologia sob a ótica da epistemologia fleckiana
title_full A presença do contexto histórico sobre o entendimento do DNA como material hereditário nos livros didáticos de Biologia sob a ótica da epistemologia fleckiana
title_fullStr A presença do contexto histórico sobre o entendimento do DNA como material hereditário nos livros didáticos de Biologia sob a ótica da epistemologia fleckiana
title_full_unstemmed A presença do contexto histórico sobre o entendimento do DNA como material hereditário nos livros didáticos de Biologia sob a ótica da epistemologia fleckiana
title_sort A presença do contexto histórico sobre o entendimento do DNA como material hereditário nos livros didáticos de Biologia sob a ótica da epistemologia fleckiana
author Bevilaqua,Vanessa Rezende
author_facet Bevilaqua,Vanessa Rezende
Franco,Fernando Faria
Silva,Antônio Fernando Gouvêa
author_role author
author2 Franco,Fernando Faria
Silva,Antônio Fernando Gouvêa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bevilaqua,Vanessa Rezende
Franco,Fernando Faria
Silva,Antônio Fernando Gouvêa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de biologia
Livro didático
Transformação bacteriana
Filosofia da ciência
Ludwik Fleck
topic Ensino de biologia
Livro didático
Transformação bacteriana
Filosofia da ciência
Ludwik Fleck
description Resumo Neste trabalho realizamos uma análise documental em livros didáticos usados no ensino médio brasileiro para avaliar como é apresentado o contexto histórico sobre a descrição da transformação bacteriana, que consiste em um episódio histórico importante para o reconhecimento do DNA como molécula hereditária. Além disso, utilizamos a epistemologia de Ludwik Fleck (1896-1961) para análise dessa contextualização. Apenas quatro dentre os dez livros analisados apresentaram o episódio de transformação bacteriana. Com relação à análise epistemológica, detectamos que a contextualização histórica apresentada nesses quatro livros algumas vezes está descrita de forma descontextualizada e linear, impossibilitando o aluno vislumbrar a ciência como uma produção humana e coletiva, bem como os aspectos sociais que caracterizam a forma de produção do conhecimento científico segundo o pensamento de Fleck, tais como: estilos de pensamento, circulação de ideias, complicações, transformações, e coerção do pensamento hegemônico da área.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100230
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320220032
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959279095808