Os saberes e a trama do ensino de Biologia Celular no nível médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100057 |
Resumo: | Resumo: Neste trabalho buscamos compreender como ocorre o rofes de Biologia Celular nas escolas públicas de rofes médio, visto que o conteúdo é necessário para a compreensão da vida. A pesquisa, de natureza rofessors , utilizou diferentes instrumentos e metodologias, tais como questionários, cursos de formação continuada, acompanhamento da prática pedagógica e grupo focal. Analisamos os questionários e as falas de rofessors/as e alunos/as, triangulando as informações. Foi possível verificar que a maior parte dos/as estudantes concebia célula como estrutura microscópica, apresentava dificuldade em diferenciar célula vegetal e animal e abordava os conteúdos isolando a morfologia da fisiologia rofesso. Nas concepções dos/as rofess, muitas vezes semelhantes às dos/as educandos/as, também havia distorções conceituais. Assim, na prática pedagógica rofessor, o/a professor/a deve trabalhar os conteúdos de Biologia Celular, de modo a torná-los mais significativos à aprendizagem dos/as discentes na construção diária da rofes e na ressignificação do conhecimento. |
id |
UNESP-22_c79e7f2e538e70b2558c7bc286d14b2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132019000100057 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os saberes e a trama do ensino de Biologia Celular no nível médioEnsino de biologia rofessoEnsino médioConhecimentoFormação de professorsResumo: Neste trabalho buscamos compreender como ocorre o rofes de Biologia Celular nas escolas públicas de rofes médio, visto que o conteúdo é necessário para a compreensão da vida. A pesquisa, de natureza rofessors , utilizou diferentes instrumentos e metodologias, tais como questionários, cursos de formação continuada, acompanhamento da prática pedagógica e grupo focal. Analisamos os questionários e as falas de rofessors/as e alunos/as, triangulando as informações. Foi possível verificar que a maior parte dos/as estudantes concebia célula como estrutura microscópica, apresentava dificuldade em diferenciar célula vegetal e animal e abordava os conteúdos isolando a morfologia da fisiologia rofesso. Nas concepções dos/as rofess, muitas vezes semelhantes às dos/as educandos/as, também havia distorções conceituais. Assim, na prática pedagógica rofessor, o/a professor/a deve trabalhar os conteúdos de Biologia Celular, de modo a torná-los mais significativos à aprendizagem dos/as discentes na construção diária da rofes e na ressignificação do conhecimento.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100057Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.1 2019reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320190010005info:eu-repo/semantics/openAccessVigario,Ana FlaviaCicillini,Graça Aparecidapor2019-04-17T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132019000100057Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:08.224375Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os saberes e a trama do ensino de Biologia Celular no nível médio |
title |
Os saberes e a trama do ensino de Biologia Celular no nível médio |
spellingShingle |
Os saberes e a trama do ensino de Biologia Celular no nível médio Vigario,Ana Flavia Ensino de biologia rofesso Ensino médio Conhecimento Formação de professors |
title_short |
Os saberes e a trama do ensino de Biologia Celular no nível médio |
title_full |
Os saberes e a trama do ensino de Biologia Celular no nível médio |
title_fullStr |
Os saberes e a trama do ensino de Biologia Celular no nível médio |
title_full_unstemmed |
Os saberes e a trama do ensino de Biologia Celular no nível médio |
title_sort |
Os saberes e a trama do ensino de Biologia Celular no nível médio |
author |
Vigario,Ana Flavia |
author_facet |
Vigario,Ana Flavia Cicillini,Graça Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Cicillini,Graça Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vigario,Ana Flavia Cicillini,Graça Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de biologia rofesso Ensino médio Conhecimento Formação de professors |
topic |
Ensino de biologia rofesso Ensino médio Conhecimento Formação de professors |
description |
Resumo: Neste trabalho buscamos compreender como ocorre o rofes de Biologia Celular nas escolas públicas de rofes médio, visto que o conteúdo é necessário para a compreensão da vida. A pesquisa, de natureza rofessors , utilizou diferentes instrumentos e metodologias, tais como questionários, cursos de formação continuada, acompanhamento da prática pedagógica e grupo focal. Analisamos os questionários e as falas de rofessors/as e alunos/as, triangulando as informações. Foi possível verificar que a maior parte dos/as estudantes concebia célula como estrutura microscópica, apresentava dificuldade em diferenciar célula vegetal e animal e abordava os conteúdos isolando a morfologia da fisiologia rofesso. Nas concepções dos/as rofess, muitas vezes semelhantes às dos/as educandos/as, também havia distorções conceituais. Assim, na prática pedagógica rofessor, o/a professor/a deve trabalhar os conteúdos de Biologia Celular, de modo a torná-los mais significativos à aprendizagem dos/as discentes na construção diária da rofes e na ressignificação do conhecimento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100057 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320190010005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.1 2019 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170958455963648 |