Os saberes e a trama do ensino de Biologia Celular no nível médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vigario,Ana Flavia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cicillini,Graça Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100057
Resumo: Resumo: Neste trabalho buscamos compreender como ocorre o rofes de Biologia Celular nas escolas públicas de rofes médio, visto que o conteúdo é necessário para a compreensão da vida. A pesquisa, de natureza rofessors , utilizou diferentes instrumentos e metodologias, tais como questionários, cursos de formação continuada, acompanhamento da prática pedagógica e grupo focal. Analisamos os questionários e as falas de rofessors/as e alunos/as, triangulando as informações. Foi possível verificar que a maior parte dos/as estudantes concebia célula como estrutura microscópica, apresentava dificuldade em diferenciar célula vegetal e animal e abordava os conteúdos isolando a morfologia da fisiologia rofesso. Nas concepções dos/as rofess, muitas vezes semelhantes às dos/as educandos/as, também havia distorções conceituais. Assim, na prática pedagógica rofessor, o/a professor/a deve trabalhar os conteúdos de Biologia Celular, de modo a torná-los mais significativos à aprendizagem dos/as discentes na construção diária da rofes e na ressignificação do conhecimento.
id UNESP-22_c79e7f2e538e70b2558c7bc286d14b2e
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132019000100057
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Os saberes e a trama do ensino de Biologia Celular no nível médioEnsino de biologia rofessoEnsino médioConhecimentoFormação de professorsResumo: Neste trabalho buscamos compreender como ocorre o rofes de Biologia Celular nas escolas públicas de rofes médio, visto que o conteúdo é necessário para a compreensão da vida. A pesquisa, de natureza rofessors , utilizou diferentes instrumentos e metodologias, tais como questionários, cursos de formação continuada, acompanhamento da prática pedagógica e grupo focal. Analisamos os questionários e as falas de rofessors/as e alunos/as, triangulando as informações. Foi possível verificar que a maior parte dos/as estudantes concebia célula como estrutura microscópica, apresentava dificuldade em diferenciar célula vegetal e animal e abordava os conteúdos isolando a morfologia da fisiologia rofesso. Nas concepções dos/as rofess, muitas vezes semelhantes às dos/as educandos/as, também havia distorções conceituais. Assim, na prática pedagógica rofessor, o/a professor/a deve trabalhar os conteúdos de Biologia Celular, de modo a torná-los mais significativos à aprendizagem dos/as discentes na construção diária da rofes e na ressignificação do conhecimento.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100057Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.1 2019reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320190010005info:eu-repo/semantics/openAccessVigario,Ana FlaviaCicillini,Graça Aparecidapor2019-04-17T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132019000100057Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:08.224375Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Os saberes e a trama do ensino de Biologia Celular no nível médio
title Os saberes e a trama do ensino de Biologia Celular no nível médio
spellingShingle Os saberes e a trama do ensino de Biologia Celular no nível médio
Vigario,Ana Flavia
Ensino de biologia rofesso
Ensino médio
Conhecimento
Formação de professors
title_short Os saberes e a trama do ensino de Biologia Celular no nível médio
title_full Os saberes e a trama do ensino de Biologia Celular no nível médio
title_fullStr Os saberes e a trama do ensino de Biologia Celular no nível médio
title_full_unstemmed Os saberes e a trama do ensino de Biologia Celular no nível médio
title_sort Os saberes e a trama do ensino de Biologia Celular no nível médio
author Vigario,Ana Flavia
author_facet Vigario,Ana Flavia
Cicillini,Graça Aparecida
author_role author
author2 Cicillini,Graça Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vigario,Ana Flavia
Cicillini,Graça Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de biologia rofesso
Ensino médio
Conhecimento
Formação de professors
topic Ensino de biologia rofesso
Ensino médio
Conhecimento
Formação de professors
description Resumo: Neste trabalho buscamos compreender como ocorre o rofes de Biologia Celular nas escolas públicas de rofes médio, visto que o conteúdo é necessário para a compreensão da vida. A pesquisa, de natureza rofessors , utilizou diferentes instrumentos e metodologias, tais como questionários, cursos de formação continuada, acompanhamento da prática pedagógica e grupo focal. Analisamos os questionários e as falas de rofessors/as e alunos/as, triangulando as informações. Foi possível verificar que a maior parte dos/as estudantes concebia célula como estrutura microscópica, apresentava dificuldade em diferenciar célula vegetal e animal e abordava os conteúdos isolando a morfologia da fisiologia rofesso. Nas concepções dos/as rofess, muitas vezes semelhantes às dos/as educandos/as, também havia distorções conceituais. Assim, na prática pedagógica rofessor, o/a professor/a deve trabalhar os conteúdos de Biologia Celular, de modo a torná-los mais significativos à aprendizagem dos/as discentes na construção diária da rofes e na ressignificação do conhecimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100057
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320190010005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.1 2019
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958455963648